19/03/2021
Trabalhadores do BB cobram negociação sobre Limaca e a coparticipação na Cassi

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), representando o Sindicato nas nageociações com o BB, e demais entidades de representação dos funcionários da ativa e aposentados do banco (AAFBB, ANABB e FAABB) se reúnem no próximo dia 25 de março com a diretoria da Caixa de Assistência dos Funcionários (Cassi) para debater sobre a redução dos valores de coparticipação e a revisão da Lista de Materiais e Medicamentos Abonáveis da Cassi (Limaca).
Para as entidades de representação dos trabalhadores este é um debate prioritário, uma vez que já cobraram várias vezes da Cassi sobre estes assuntos. Inclusive na posse do novo diretor, neste ano, foi enviado um ofício cobrando que o diretor Flesch cumpra com o que se comprometeu em sua campanha eleitoral: reduzir a coparticipação.
A realização das reuniões com as entidades representativas de funcionários da ativa e aposentados do BB é um compromisso assumido desde a negociação da proposta de sustentabilidade da Cassi. Também é uma oportunidade para o acompanhamento da evolução financeira da Cassi e para o esclarecimento de dúvidas dos associados sobre temas como coparticipação, assistência farmacêutica, atenção integral à saúde e a situação dos funcionários dos bancos incorporados.
As entidades de representação dos funcionários esperam que o debate seja realizado com seriedade, uma vez que, tanto a não revisão da Limaca, quanto a não redução dos valores de coparticipação, afetam muito os associados da Cassi, que estão entre os representados das entidades. Além disso, lembram que a coparticipação é um ponto que onera apenas os associados e isenta o banco.
Coparticipação
Na última reunião, os representantes dos funcionários questionaram o fato da diretoria da Cassi não ter se manifestado objetivamente sobre a coparticipação e cobraram uma definição sobre o compromisso, assumido em Mesa de Negociação, para a retomada dos índices de coparticipação aos patamares de 2018.
Após a cobrança, a diretoria da Cassi se comprometeu em fazer um levantamento de dados sobre a coparticipação, que será apresentado na reunião do dia 25.
Assistência farmacêutica
As entidades também aguardam posicionamento sobre a revisão da Limaca, já que muitas patologias severas e recorrentes foram excluídas do programa e a lista de materiais e medicamentos abonáveis teve redução da ordem de 70%.
A decisão de reduzir o fornecimento de medicamentos aconteceu no início de 2020, logo após as negociações com as entidades sobre a proposta de sustentabilidade.
A Cassi se comprometeu a apresentar uma proposta de revisão da Limaca até maio.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Bancários do Mercantil deliberam em assembleia no dia 19 sobre ACTs de PLR e auxílio educacional
- Bancários do Bradesco realizam assembleia dia 18 para deliberar sobre Acordo de CCV
- Atendendo pedido do movimento sindical, Bradesco adianta PLR para 19 de setembro
- Movimento sindical e Bradesco assinam acordo de PPR Supera e PRB
- Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa será realizado nesta quarta-feira (17)
- Contraf-CUT e Bradesco assinam acordo nacional para implementação de CCV
- Atendendo à reivindicação do movimento sindical, BB paga PLR nesta sexta-feira (12)
- Documentário "Bancários 1985: a greve que mudou a história do país"
- Setembro Amarelo: Agora é lei!
- Remoção de conteúdo de plataformas estão em 40% dos processos contra big techs
- Atendimento suspenso na manhã de segunda-feira (15) por manutenção elétrica
- Com divulgação do INPC, veja como fica reajuste salarial e outras verbas da categoria
- Bancários defendem no Congresso Nacional redução do IR na PLR
- Demissões no Itaú: Coordenação da COE se reuniu com o banco e pediu revisão de desligamentos
- COE Itaú se reunirá na segunda-feira (15) com os representantes do banco