10/08/2018
Quer valorizar funcionário, BB? Apresente uma proposta decente aos bancários!

(Arte: Márcio Baraldi)
Em plena Campanha Nacional e dias após a apresentação de uma proposta incompleta e insuficiente do banco, a direção do BB anunciou “com exclusividade” para a imprensa hegemônica que todos os seus 98 mil funcionários também serão acionistas da empresa.
A notícia já era de conhecimento dos bancários do BB desde o fim de julho, quando o presidente do Banco do Brasil, Paulo Caffarelli disse, em vídeo no canal interno, que “em breve todos os funcionários do banco podem ser acionistas da nossa empresa”. Naquela ocasião, ele também falava em “sentimento de pertencimento, sentimento de dono”, alegando que isso “é muito importante para os dias de hoje, principalmente por conta da característica da nossa empresa”. E finalizou lembrando que “podemos ter aqui funcionários engajados, associados, acionistas naquilo que fazem no dia a dia”.
Na quinta-feira (9), em entrevista ao site da Você S/A, do Grupo Abril, Cafarelli anunciou que todos os funcionários hoje ganharam três ações do BB (a iniciativa faz parte de um “plano de incentivo” que representa mais de R$ 9,6 milhões em ações), que não podem ser vendidas até que o trabalhador se aposente ou saia do banco. Além disso, ainda anunciou que a participação dos funcionários na “sociedade” pode aumentar ao longo dos anos, com recebimento de parte do bônus semestral em ações.
Muito antes da medida, os funcionários do BB sempre se sentiram responsáveis pela empresa. Os trabalhadores, ao longo de todos os anos, lutam por um BB forte, defendem a empresa contra a privatização e o banco como indutor de crédito para desenvolvimento do país.
No dia a dia dos postos de trabalho, diante de um cenário de desmonte, os bancários continuam cumprindo seu papel, mesmo sem condições de atendimento, filas intermináveis, falta de funcionários e de concurso público, metas abusivas e assédio moral. Dizer para a população que ‘todo empregado também é dono da empresa’ é uma falácia, uma tentativa de transferir para o funcionário a responsabilidade pelos erros na gestão, que são da direção do banco. Além disso, é uma provocação em plena Campanha Nacional dos Bancários.
A notícia já era de conhecimento dos bancários do BB desde o fim de julho, quando o presidente do Banco do Brasil, Paulo Caffarelli disse, em vídeo no canal interno, que “em breve todos os funcionários do banco podem ser acionistas da nossa empresa”. Naquela ocasião, ele também falava em “sentimento de pertencimento, sentimento de dono”, alegando que isso “é muito importante para os dias de hoje, principalmente por conta da característica da nossa empresa”. E finalizou lembrando que “podemos ter aqui funcionários engajados, associados, acionistas naquilo que fazem no dia a dia”.
Na quinta-feira (9), em entrevista ao site da Você S/A, do Grupo Abril, Cafarelli anunciou que todos os funcionários hoje ganharam três ações do BB (a iniciativa faz parte de um “plano de incentivo” que representa mais de R$ 9,6 milhões em ações), que não podem ser vendidas até que o trabalhador se aposente ou saia do banco. Além disso, ainda anunciou que a participação dos funcionários na “sociedade” pode aumentar ao longo dos anos, com recebimento de parte do bônus semestral em ações.
Muito antes da medida, os funcionários do BB sempre se sentiram responsáveis pela empresa. Os trabalhadores, ao longo de todos os anos, lutam por um BB forte, defendem a empresa contra a privatização e o banco como indutor de crédito para desenvolvimento do país.
No dia a dia dos postos de trabalho, diante de um cenário de desmonte, os bancários continuam cumprindo seu papel, mesmo sem condições de atendimento, filas intermináveis, falta de funcionários e de concurso público, metas abusivas e assédio moral. Dizer para a população que ‘todo empregado também é dono da empresa’ é uma falácia, uma tentativa de transferir para o funcionário a responsabilidade pelos erros na gestão, que são da direção do banco. Além disso, é uma provocação em plena Campanha Nacional dos Bancários.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Caixa volta atrás, atende Sindicato e decide abonar horas dos jogos do Brasil na Copa
- Põe Mais Dinheiro Caixa! Afinal, o que é o teto?
- COE Itaú entrega pauta de reivindicações ao banco no dia 1º de julho
- Banco do Brasil apresenta proposta insuficiente para recomposição das reservas da Cassi
- Sindicato terá horário especial de atendimento na segunda-feira (29)
- Bancários cobram soluções do INSS para entraves no acesso a benefícios previdenciários
- Falta de segurança nos postos de atendimento do Mercantil coloca trabalhadores em risco
- Super Caixa: participe da consulta e fortaleça a luta por mudanças no programa de remuneração variável
- CUSC cobra mais transparência e melhorias no atendimento durante reunião com gestores do Saúde Caixa
- Categoria bancária aprova minuta de reivindicações para a Campanha Nacional Unificada 2026
- Contraf-CUT entrega à Caixa minuta de reivindicações específicas dos empregados
- Funcionários do Banco do Brasil entregam minuta de reivindicações à direção do banco
- Categoria bancária entrega minuta de reivindicações à Fenaban; Primeira negociação será dia 2 de julho
- Representantes dos funcionários do Itaú entregarão pauta de reivindicações ao banco em 2 de julho
- Entrega da minuta à Fenaban e Caravana da FETEC abrem a Campanha Nacional 2026