12/04/2018
Sindicato alerta sobre assédio moral e cobra que o banco reveja seu modelo de gestão

Diretores dialogaram sobre a prevenção de conflitos no ambiente de trabalho
(Foto: Seeb Catanduva)
A rotina de trabalho dos gerentes do Bradesco está cada vez pior. O Sindicato tem recebido diversas denúncias de bancários que não aguentam mais tanta pressão e assédio, o que é agravado ainda mais pela política de gestão focada na intensa cobrança de metas pelas diretorias regionais. Além da pressão para o cumprimento semanal de metas de vendas de produtos, os gerentes do Bradesco são pressionados a extrapolar suas metas por conta do incentivo à concorrência dentro do banco.
Com isso, a instituição tem descumprido o acordo Relações laborais e prestação de serviços financeiros – Boas Práticas, firmado com o movimento sindical para garantir que não ocorram práticas abusivas aos empregados. Entre as práticas não permitidas denunciadas estão a realização de reuniões de planejamento fora da jornada de trabalho, com mais de 30 minutos; a exposição diante dos colegas; cobranças indevidas de resultados via rede social, inclusive por e-mail e WhatsApp.
“Sabemos de diretorias que estão exigindo 130% em todos os indicadores. É uma situação generalizada na instituição”, relata o diretor do Sindicato Júlio Trigo. “Cobramos do banco que reveja essa política. Não podemos admitir esse tratamento aos funcionários, responsáveis pelos ótimos resultados do Bradesco.”
SINDICATO COMBATIVO
O Sindicato tem buscado inúmeras maneiras para proteger os trabalhadores. Uma reunião, realizada na última semana em uma das agências do Bradesco em Catanduva, discutiu a prevenção de conflitos no ambiente de trabalho, protocolo previsto na CCT da categoria.
Dirigentes alertaram os bancários sobre a importância do instrumento e dos canais disponíveis para o encaminhamento de denúncias exclusivamente sobre assédio moral.
“Um dos pontos principais da reunião com os funcionários foi a discussão do conceito de assédio para evitar a banalização do tema. O Sindicato tem recebido muitas denúncias desse tipo de conduta nos locais de trabalho, por isso é importante a categoria conhecer e fazer uso desse direito para que possamos combater as práticas abusivas, cobrando providências imediatas da direção do banco”, afirma Trigo.
Na oportunidade, os dirigentes também discutiram com os trabalhadores a Campanha Salarial 2018, reforçando a necessidade da união e organização da categoria, sobretudo frente às retiradas de direitos.
DENUNCIE
O bancário que se sentir pressionado deve denunciar imediatamente ao Sindicato. Para isso basta procurar um diretor sindical ou acessar o canal virtual de denúncias no site da entidade. O sigilo é garantido.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Cultura Red Pill: o discurso de ódio às mulheres que se concretiza em violências físicas, psicológicas e letais
- Copom reduz Selic em 0,25 ponto, mas mantém juros elevados e críticas à política monetária
- Sindicato vai à luta contra metas abusivas e escancara realidade dos trabalhadores do Mercantil
- Sindicato debate campanha nacional e fortalece estratégias de luta com análise de conjuntura e mobilização da diretoria
- Pagamento do Super Caixa de 2025 e regras para 2026 frustram empregados. Apcef/SP e Sindicato cobram negociação dos critérios em mesa
- Itaú lucra bilhões, corta empregos e precariza atendimento: Sindicato vai às ruas e cobra responsabilidade social
- Dia Nacional de Luta no Bradesco: Sindicato vai às ruas contra demissões e abandono da população
- 2º turno da eleição para o CA da Caixa começa nesta quarta-feira (18). Vote Fabiana Uehara - 0001!
- Contraf-CUT e Sindicatos lançam panfleto didático e interativo de como enfrentar atitudes tóxicas e de violência doméstica
- Apoio ao fim da escala 6×1 cresce e chega a 71% dos brasileiros, diz Datafolha
- Mesmo com mercado de trabalho aquecido, bancos eliminam 8,9 mil postos em 2025; mulheres são mais afetadas
- Eleições da Cassi começam nesta sexta-feira (13); associados podem votar por aplicativo, site e terminais do BB
- Pela vida das mulheres: Sindicato mobiliza agências e reforça combate à violência de gênero
- Eleição para o CA da Caixa terá segundo turno. Apoio do Sindicato é para Fabi Uehara
- Resultado do ACT Saúde Caixa: manutenção de valores de mensalidades do plano em 2025 exigiu aporte de R$ 581 mi da Caixa