Hora extra gera condenação para Bradesco
Após esperar 14 anos, o ex-bancário André de Freitas Guimarães ganhou na Justiça ação individual contra o Bradesco pelo não pagamento de horas extras.
Contratado em 1986, como analista de sistemas, o bancário começou a trabalhar no banco Itamarati, que posteriormente foi comprado pelo BCN e, por fim, adquirido pelo Bradesco.
Quando entrou com ação na Justiça contra o BCN, o bancário alegou que havia excesso de trabalho e, em muitos casos, era obrigado a fazer horas extras para conseguir dar fim ao serviço. “Em época de fechamento cheguei a trabalhar até meia-noite para conseguir finalizar a tarefa do dia. Era um trabalho muito estressante”, afirmou André.
Nos 11 anos em que trabalhou em instituições financeiras, André conta que nunca recebeu pelas horas trabalhadas a mais, já que a empresa sempre se negava a pagar. “Achei injusto não ser recompensado e deixar o meu trabalho de graça para o banco. Por isso, fiz questão de cobrar pelos meus direitos”, contou.
Ao ser dispensado, o funcionário disse que procurou o Sindicato e teve a orientação do departamento jurídico sobre como proceder. “Ainda bem que me sindicalizei quando entrei no banco. Quando mais precisei o Sindicato estava lá para me ajudar. A partir do momento que decidi brigar na Justiça, fui orientado de que demoraria pelo menos 10 anos. Mas, mesmo assim, não desanimei e hoje veio a recompensa”, lembrou, ao receber seu cheque das mãos do diretor do Sindicato, Walcir Previtale. “Vale muito a pena ser sindicalizado. Se não fosse o Sindicato, acho que receberia bem menos do que estou recebendo agora.”
Ações – Em 2010 o Sindicato recuperou R$ 52,8 milhões para os bancários por meio de ações trabalhistas e reuniões de conciliação. Foram 274 ações (individuais e coletivas) e 1.049 casos resolvidos por meio da Comissão de Conciliação Voluntária (CCV) que, no total, beneficiaram 2.068 bancários.
Fonte: Folha Bancária
MAIS NOTÍCIAS
- Bancários de Catanduva e região: 63 anos de luta que ecoam no tempo e constroem o futuro
- Oxfam: trabalhador levaria 490 anos para igualar salário de CEO bilionário
- Prazo para votar nas eleições do Economus termina dia 7 de maio; participe!
- ContrafCast: Confira entrevista com Meilliane Vilar, advogada da CUT na defesa da lei de igualdade salarial no STF
- Em mesa, CEE denuncia desvalorização dos empregados e cobra respostas da Caixa
- Ao arrepio da lei e da negociação coletiva, Santander quer prejudicar ‘hipersuficientes’
- STF vai julgar transparência salarial e movimento sindical defende validade da lei
- ELEIÇÕES SINDICAIS 2026: COMUNICADO
- Itaú fecha agências, sobrecarrega unidades abertas e bancários vivem suplício
- Banco Central reduz Selic em apenas 0,25 e mantém juros em nível que contribui à perda de renda da população
- Agências bancárias estarão fechadas no feriado do Dia Internacional do Trabalhador
- Alô, associado! Venha curtir o feriado de 1º de Maio no Clube dos Bancários
- Cabesp anuncia reajuste nos planos Família, PAP e PAFE, que valem a partir de 1º de maio
- Por que a economia cresce, mas o dinheiro não sobra?
- Bancários e bancárias: Responder à Consulta Nacional é fundamental para definir rumos da Campanha Nacional 2026