11/03/2026
Eleição para o CA da Caixa terá segundo turno. Apoio do Sindicato é para Fabi Uehara
A eleição para escolha da representante ou representante das empregadas e empregados no Conselho de Administração (CA) da Caixa Econômica Federal terá segundo turno. A nova votação será realizada entre os dias 18 e 20 de março e definirá quem ocupará a vaga destinada à representação dos trabalhadores no principal órgão de governança do banco. O Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, juntamente com a Contraf-CUT, apoia a reeleição de Fabiana Uehara.
A atual conselheira eleita pelos empregados, Fabiana Uehara, vai disputar o segundo turno com Sandro Brito. Como nenhum dos candidatos atingiu a maioria absoluta dos votos válidos, o processo eleitoral segue para a segunda etapa, conforme as regras da eleição.
Para o diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e empregado da Caixa, Rafael de Castro, o segundo turno é o momento de ampliar a mobilização entre os colegas de trabalho.
“Agora é hora de mobilização. Um número muito grande de empregadas e empregados deixou de votar no primeiro turno. Quem votou na Fabi no primeiro turno precisa conversar com os colegas e pedir mais um voto para fortalecer essa representação no Conselho de Administração”, disse. “Esse segundo turno será importante para mostrarmos quem tem propostas e compromisso para defender os trabalhadores e a Caixa pública”, afirmou.
O presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), Sergio Takemoto, ressaltou que a presença de uma representação eleita pelos empregados no Conselho de Administração é resultado da mobilização histórica da categoria.
“A representação dos empregados no Conselho de Administração é uma conquista importante da luta dos trabalhadores da Caixa. Por isso, é fundamental que os colegas participem do segundo turno e fortaleçam essa representação que leva para dentro do Conselho as preocupações e demandas da categoria”, destacou Takemoto.
O coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), Felipe Pacheco, reforçou a importância da participação da categoria nesta etapa decisiva da eleição.
“O segundo turno é um momento importante para reafirmar o compromisso com uma representação que esteja alinhada com a defesa dos empregados e com o fortalecimento da Caixa pública. Quanto maior for a participação dos trabalhadores, mais legitimidade terá essa representação dentro do Conselho”, disse.
"Fabiana Uehara é a nossa voz. É parceira de longa data dos Sindicatos e demais entidades representativas, sempre na defesa de todos os empregados. Devido à composição do conselho, que tem apenas um representante dos trabalhadores, sabemos das dificuldades. Por isso mesmo temos que eleger a Fabi, que tem comprovada atuação em defesa dos direitos dos trabalhadores, já está preparada para defender nosso lado lá como fez em sua primeira gestão, que tem qualificações técnicas e comprometimento com as demandas da categoria", acrescentou o diretor do Sindicato, Antônio Júlio Gonçalves Neto. “Contamos com cada empregada e cada empregado que já votou na Fabi no primeiro turno. Cada um precisa conquistar, pelo menos, mais um voto pra confirmar a vitória da Fabi”, completou Tony.
A atual representante das empregadas e empregados no CA da Caixa, Fabiana Uehara, também destacou a importância da mobilização dos colegas neste novo momento da eleição.
“O Conselho de Administração é um espaço estratégico, onde decisões importantes para o futuro da Caixa são discutidas. A participação dos empregados nesse processo é fundamental para garantir que a voz dos trabalhadores continue sendo ouvida dentro do banco”, afirmou.
As entidades representativas orientam que todas as empregadas e empregados da ativa participem da votação no segundo turno, que será realizado entre 18 e 20 de março, contribuindo para fortalecer a representação da categoria no Conselho de Administração da Caixa.
A atual conselheira eleita pelos empregados, Fabiana Uehara, vai disputar o segundo turno com Sandro Brito. Como nenhum dos candidatos atingiu a maioria absoluta dos votos válidos, o processo eleitoral segue para a segunda etapa, conforme as regras da eleição.
Para o diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e empregado da Caixa, Rafael de Castro, o segundo turno é o momento de ampliar a mobilização entre os colegas de trabalho.
“Agora é hora de mobilização. Um número muito grande de empregadas e empregados deixou de votar no primeiro turno. Quem votou na Fabi no primeiro turno precisa conversar com os colegas e pedir mais um voto para fortalecer essa representação no Conselho de Administração”, disse. “Esse segundo turno será importante para mostrarmos quem tem propostas e compromisso para defender os trabalhadores e a Caixa pública”, afirmou.
O presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), Sergio Takemoto, ressaltou que a presença de uma representação eleita pelos empregados no Conselho de Administração é resultado da mobilização histórica da categoria.
“A representação dos empregados no Conselho de Administração é uma conquista importante da luta dos trabalhadores da Caixa. Por isso, é fundamental que os colegas participem do segundo turno e fortaleçam essa representação que leva para dentro do Conselho as preocupações e demandas da categoria”, destacou Takemoto.
O coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), Felipe Pacheco, reforçou a importância da participação da categoria nesta etapa decisiva da eleição.
“O segundo turno é um momento importante para reafirmar o compromisso com uma representação que esteja alinhada com a defesa dos empregados e com o fortalecimento da Caixa pública. Quanto maior for a participação dos trabalhadores, mais legitimidade terá essa representação dentro do Conselho”, disse.
"Fabiana Uehara é a nossa voz. É parceira de longa data dos Sindicatos e demais entidades representativas, sempre na defesa de todos os empregados. Devido à composição do conselho, que tem apenas um representante dos trabalhadores, sabemos das dificuldades. Por isso mesmo temos que eleger a Fabi, que tem comprovada atuação em defesa dos direitos dos trabalhadores, já está preparada para defender nosso lado lá como fez em sua primeira gestão, que tem qualificações técnicas e comprometimento com as demandas da categoria", acrescentou o diretor do Sindicato, Antônio Júlio Gonçalves Neto. “Contamos com cada empregada e cada empregado que já votou na Fabi no primeiro turno. Cada um precisa conquistar, pelo menos, mais um voto pra confirmar a vitória da Fabi”, completou Tony.
A atual representante das empregadas e empregados no CA da Caixa, Fabiana Uehara, também destacou a importância da mobilização dos colegas neste novo momento da eleição.
“O Conselho de Administração é um espaço estratégico, onde decisões importantes para o futuro da Caixa são discutidas. A participação dos empregados nesse processo é fundamental para garantir que a voz dos trabalhadores continue sendo ouvida dentro do banco”, afirmou.
As entidades representativas orientam que todas as empregadas e empregados da ativa participem da votação no segundo turno, que será realizado entre 18 e 20 de março, contribuindo para fortalecer a representação da categoria no Conselho de Administração da Caixa.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Representantes dos funcionários do Itaú entregarão pauta de reivindicações ao banco em 2 de julho
- Categoria bancária aprova minuta de reivindicações para a Campanha Nacional Unificada 2026
- Contraf-CUT entrega à Caixa minuta de reivindicações específicas dos empregados
- Banco do Brasil abonará horas dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo
- Entrega da minuta à Fenaban e Caravana da FETEC abrem a Campanha Nacional 2026
- Categoria bancária entrega minuta de reivindicações à Fenaban; Primeira negociação será dia 2 de julho
- Funcionários do Banco do Brasil entregam minuta de reivindicações à direção do banco
- Caravanas da FETEC-CUT/SP 2026 iniciam nesta quarta-feira (24)
- Em reunião com a Cassi, conselheiros do Economus cobram atendimento nas CliniCASSI
- Negando pedido do Sindicato, Caixa exigirá compensação das horas em jogos do Brasil na Copa
- Representantes dos funcionários do Santander entregam minuta de reivindicações ao banco após encontro nacional
- Fim da escala 6x1 enfrenta ofensiva de parlamentares ligados ao patronato
- CUSC segue sem resposta da Caixa e reforça cobrança por diálogo antes de reunião agendada
- Contraf-CUT lança revista inspirada em álbum da Copa e coloca em campo os desafios da categoria bancária
- Campanha Nacional dos Bancários 2026 terá identidade visual marcada por esperança, unidade e luta