05/08/2010

Coletivos do HSBC e do Bradesco se reúnem

Na terça-feira (03), os coletivos do HSBC e do Bradesco fizeram reuniões para discutir diversas questões específicas dos dois bancos.

Na manhã da terça-feira, 3/8, os coletivos do HSBC e do Bradesco fizeram reuniões para discutir diversas questões específicas dos dois bancos. As reuniões aconteceram na sede da FETEC-CUT/SP.

Bradesco - Na primeira parte da reunião do Bradesco, a técnica do Dieese Ana Carolina Tosetti fez uma apresentação comparando os números do balanço de 2009 com o primeiro semestre de 2010. Por essa análise, o estudo concluiu que com a nova estratégia de mercado do banco, a receita com cartões de crédito superaram a obtida com a cobrança de tarifas bancárias.

A apresentação também mostrou a complexidade da empresa em seu todo, da maneira como o banco cresceu e como atua em diversos setores. O coletivo discutiu maneiras de se apropriar de informações sobre o sistema de gestão do banco e seu impacto na sociedade. O grupo, que se reúne bimestralmente, concordou sobre a importância de aprofundar os debates para subsidiar estratégias que podem vir ser utilizadas em ações junto ao banco.

Os bancários também debateram outras questões específicas relacionadas aos trabalhadores, visando a Campanha Nacional 2010.

HSBC- Já os bancários do HSBC discutiram PCS, metas abusivas, PPR/PSV, terceirizações e previdência privada. Com a pauta tão extensa, o coletivo marcou uma nova reunião, para o dia 17/8, quando deverá ser eleito um coordenador estadual para organizar os trabalhos.

Os participantes solicitarão que o Dieese faça a apresentação de um comparativo da atuação do HSBC no Brasil e na Europa.


Fonte: Fetec/CUT-SP


SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS