14/07/2010
Bradesco do Ceará sofre intervenção judicial por não reintegrar bancário
A Justiça nomeou, sexta-feira, dia 9 de julho, um interventor do Sindicato dos Bancários do Ceará (Seeb/CE) para fazer cumprir uma decisão judicial de reintegração do funcionário José Newton Carvalho de Barros. Essa já é a terceira ordem de reintegração do bancário.
Nas vezes anteriores, o banco reintegrava o funcionário para depois demiti-lo, em seguida. Por último, o banco não o demitiu, mas transferiu o bancário para Recife (PE). O interventor nomeado pela Justiça é o diretor do Sindicato e funcionário do Bradesco, Gabriel Motta.
A batalha judicial de José Newton iniciou-se em 2007, quando o Sindicato ingressou com ação de reintegração. É importante lembrar que os funcionários do Bradesco oriundos do antigo BEC, como é o caso de Newton, não podem ser demitidos sem motivo, por força do decreto do governo estadual 21325/1991.
"Acontece que o Bradesco não se preocupa muito em cumprir esse decreto e continua demitindo bancários do ex-BEC. O Sindicato já conseguiu várias reintegrações nesse sentido, mas o banco insiste em descumprir até as ordens judiciais", afirmou o advogado do Seeb/CE, Vianey Martins.
Recentemente, o juiz da 11ª Vara do Trabalho, Antônio Gonçalves Pereira, determinou a reintegração de José Newton, pela terceira vez. Entretanto, determinando que dessa vez, como forma de garantir a efetivação da ordem judicial, fosse nomeado um interventor para executar a medida.
O diretor do Sindicato, Gabriel Motta, está acompanhando todo o processo da reintegração do bancário, que aconteceu na segunda-feira, dia 5/7. "O Bradesco está fazendo pouco caso da Justiça. No período da greve eles entram com mandatos, liminares, interditos proibitórios, mas quando é a vez deles cumprirem as ordens judiciais, a desrespeitam a seu bel-prazer", destaca Motta.
"Já na quarta-feira, 7 de julho, a empresa transferiu o bancário para Recife, numa tentativa de forçar uma demissão ou simplesmente, penalizar o funcionário. Denunciamos mais esse descumprimento à Justiça, que me nomeou interventor. Vamos acompanhar diariamente esse caso até termos certeza que o problema está completamente sanado", conclui o diretor.
Fonte: SEEB Ceará
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- 30 de outubro de 1985: a greve das 6 horas que parou a Caixa completa 40 anos
- CUT repudia Operação Contenção que deixou dezenas de mortos no RJ
- Após cobrança do movimento sindical, BB retoma substituições temporárias
- PL 1739 é mais uma vez retirado da pauta de votação da CAS do Senado
- Servidores marcham em Brasília contra a reforma administrativa que ameaça o serviço público
- Últimos dias para adesão ao acordo entre Cassi e Contraf-CUT
- Veja quanto você pode economizar com a isenção de IR se o Senado aprovar a nova Lei do IR
- Sindicato reforça alerta do INSS para golpe da prova de vida
- Banco do Brasil convoca reunião com representantes dos funcionários
- Bancários dominam ranking de categorias com mais afastamentos por saúde mental
- Cooperativas e fintechs desafiam bancos com "concorrência desleal"
- Diretoria do Sindicato participa de curso sobre Inovação Estratégica promovido pela Fetec-CUT/SP
- ‘Bet da Caixa’ representa risco para a sociedade e causa preocupação
- Movimento sindical bancário debate relações de trabalho e sistema financeiro em encontro com sindicalistas chineses
- Dedução das contribuições extraordinárias no IRPF será julgada no STJ