Vem aí rede compartilhada de caixas eletrônicos do BB, Bradesco e Santander
A TecBan (Tecnologia Bancária) irá realizar em breve os testes para a rede de caixas eletrônicos (ATMs) que será compartilhada entre Banco do Brasil, Bradesco e Santander, segundo o diretor executivo de canais eletrônicos do Bradesco, Cândido Leonelli.
O compartilhamento dos ATMS externos dos três bancos foi anunciado em fevereiro e a expectativa é que entre em funcionamento até julho. "O projeto está andando muito bem. Em breve anunciaremos a entrada de novas instituições", afirma.
De acordo com o executivo, a TecBan irá iniciar o teste de conceito na rede, que consiste em avaliar o comportamento dos três bancos na nova tecnologia de compartilhamento. Esses caixas compartilhados ficarão localizados fora das agências bancárias, em locais como shoppings e aeroportos.
"Haverá uma queda no custo de manutenção nos locais em que hoje existem três máquinas, por exemplo", diz, lembrando que hoje cada banco tem custos com transporte do dinheiro e manutenção dessas máquinas e, com o compartilhamento, esse gasto será bastante reduzido.
Leonelli não quis divulgar qual o nome do banco que será incorporador à nova rede, mas afirma que o processo de associação está em fase de negociações. Além disso, após o início da rede, a empresa gestora da rede compartilhada poderá receber novas instituições financeiras.
Questionado sobre a possibilidade de a gestora ser a Tecban, Leonelli sinaliza que a companhia está adiantada no processo. "A TecBan é uma candidata e está se antecipando, disponibilizando uma solução para a nossa operação", explica. A TecBan já é a responsável pela administração da rede 24Horas.
A estimativa é de que o Brasil tenha mais de 170 mil caixas eletrônicos, incluindo os que estão localizados dentro das agências. BB, Bradesco e Santander contabilizavam, ao final demarço, cerca de 95 mil dessas máquinas. Na época do anúncio do compartilhamento, os três bancos afirmaram que em um primeiro momento omovimento atingirá 11 mil dos 15 mil caixas eletrônicos externos das agências bancárias.
BANCO DO BRASIL
45.817 é o número de terminais da rede de autoatendimento do Banco do Brasil. A cifra inclui os caixas eletrônicos da Nossa Caixa.
BRADESCO
30.909 é o número de máquinas de autoatendimento do Bradesco, incluindo as que estão localizadas dentro das agências bancárias.
SANTANDER
18.102 é a quantidade de caixas eletrônicos do Santander, incluindo as máquinas pertencentes ao Real.
Fonte: Brasil Econômico
MAIS NOTÍCIAS
- Diretoria plena do Sindicato se reúne para análise de conjuntura e definição de estratégias de luta
- Dia Nacional de Luta em defesa da Previ: trabalhadores do BB realizaram protestos por todo o país
- Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 em 2026
- Sindicato visita agências do Santander para alertar sobre os impactos da terceirização e reforçar mobilização contra a prática
- Novos exames do PCMSO devem ser oferecidos pela Caixa a partir de maio
- Trabalhadores do BB protestam nesta quarta-feira (16) em defesa da Previ e contra ataques do TCU e CNN
- PL do golpe é tentativa de anistiar Bolsonaro e legalizar ataques à democracia, alerta Contraf-CUT
- Entidades sindicais se mobilizam para Marcha a Brasília e 1º de Maio
- A quem interessa destruir a Cabesp?
- Isenção do IR até R$ 5 mil: 76% dos brasileiros concordam com criação de alíquota mínima para os mais ricos
- Previ: Entenda os interesses em torno do fundo de pensão. E a importância de defendê-lo
- Talentos Fenae/Apcef chega ao fim em clima de festa e confraternização dos empregados e aposentados da Caixa
- STF: aposentado não precisa devolver dinheiro da revisão da vida toda
- Santander ignora diversidade e dá passo atrás ao nomear homem para chefia de marketing
- Contraf-CUT: Ministro do TCU ignora relatório solicitado por ele mesmo em auditoria na Previ