Vem aí rede compartilhada de caixas eletrônicos do BB, Bradesco e Santander
A TecBan (Tecnologia Bancária) irá realizar em breve os testes para a rede de caixas eletrônicos (ATMs) que será compartilhada entre Banco do Brasil, Bradesco e Santander, segundo o diretor executivo de canais eletrônicos do Bradesco, Cândido Leonelli.
O compartilhamento dos ATMS externos dos três bancos foi anunciado em fevereiro e a expectativa é que entre em funcionamento até julho. "O projeto está andando muito bem. Em breve anunciaremos a entrada de novas instituições", afirma.
De acordo com o executivo, a TecBan irá iniciar o teste de conceito na rede, que consiste em avaliar o comportamento dos três bancos na nova tecnologia de compartilhamento. Esses caixas compartilhados ficarão localizados fora das agências bancárias, em locais como shoppings e aeroportos.
"Haverá uma queda no custo de manutenção nos locais em que hoje existem três máquinas, por exemplo", diz, lembrando que hoje cada banco tem custos com transporte do dinheiro e manutenção dessas máquinas e, com o compartilhamento, esse gasto será bastante reduzido.
Leonelli não quis divulgar qual o nome do banco que será incorporador à nova rede, mas afirma que o processo de associação está em fase de negociações. Além disso, após o início da rede, a empresa gestora da rede compartilhada poderá receber novas instituições financeiras.
Questionado sobre a possibilidade de a gestora ser a Tecban, Leonelli sinaliza que a companhia está adiantada no processo. "A TecBan é uma candidata e está se antecipando, disponibilizando uma solução para a nossa operação", explica. A TecBan já é a responsável pela administração da rede 24Horas.
A estimativa é de que o Brasil tenha mais de 170 mil caixas eletrônicos, incluindo os que estão localizados dentro das agências. BB, Bradesco e Santander contabilizavam, ao final demarço, cerca de 95 mil dessas máquinas. Na época do anúncio do compartilhamento, os três bancos afirmaram que em um primeiro momento omovimento atingirá 11 mil dos 15 mil caixas eletrônicos externos das agências bancárias.
BANCO DO BRASIL
45.817 é o número de terminais da rede de autoatendimento do Banco do Brasil. A cifra inclui os caixas eletrônicos da Nossa Caixa.
BRADESCO
30.909 é o número de máquinas de autoatendimento do Bradesco, incluindo as que estão localizadas dentro das agências bancárias.
SANTANDER
18.102 é a quantidade de caixas eletrônicos do Santander, incluindo as máquinas pertencentes ao Real.
Fonte: Brasil Econômico
MAIS NOTÍCIAS
- Com volta do Congresso, Sindicato segue na defesa dos bancários e bancárias
- Vitória dos trabalhadores: IR zero para quem ganha até R$ 5 mil vale nos salários pagos este mês
- Caso Banco Master: desregulação atinge o próprio Banco Central e ameaça empregos bancários
- Rede 2026 do BB acende alerta: Sindicato debate impactos e reforça defesa dos trabalhadores
- Bradesco: movimento sindical garante vitória na pontuação de atendimento e novas melhorias para bancários
- Desemprego cai para 5,1% em dezembro, o menor já registrado
- Sistema financeiro brasileiro nega crédito como direito e mantém lógica de exclusão social
- Caixa responde ofício da Contraf-CUT e marca negociação com a CEE
- Dia da Visibilidade Trans: Sindicato reforça luta por respeito, dignidade e direitos em ano de Campanha Nacional
- Mesmo com inflação desacelerando, BC escolhe penalizar população com juros em 15%
- BB anuncia mais de 1.100 novas funções comissionadas e mudanças no atendimento especializado
- Doenças afastaram 4,1 milhões de trabalhadores de suas funções em 2025
- Funcef detalha alternativas para resolver passivo previdenciário que atinge empregados da Caixa
- Sindicato protesta contra fechamento de agência do Santander e denuncia exclusão financeira pelo banco em José Bonifácio
- COE do Santander cobra mais transparência em mesa sobre diversidade e segurança bancária