Bradesco condenado por cancelar plano de saúde
TST mandou banco restaurar convênio e indenizar aposentada por invalidez.
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) condenou o Bradesco por cancelar o plano de saúde de uma bancária que foi forçada a se aposentar por invalidez. A trabalhadora será indenizada em R$ 80 mil e terá o convênio restaurado em sua totalidade.
Após ter o plano de saúde retirado pelo Bradesco, a bancária ingressou com ação na Vara do Trabalho e conseguiu decisão favorável. O banco insistiu em cortar o convênio ao entrar com recurso no Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (BA) e a decisão foi revertida contra a trabalhadora, que levou o caso ao TST.
O ministro Horácio de Senna Pires, do TST, não aceitou os argumentos do banco de que a aposentadoria por invalidez extingue o contrato de trabalho. Ele citou o artigo 475 da CLT, que prevê a suspensão do contrato enquanto durar o período de invalidez, sendo assegurado, inclusive, o retorno à função anteriormente ocupada, quando recuperada a capacidade de trabalho ou cancelada a aposentadoria.
Para o ministro, o direito encontra-se vinculado aos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da valorização do trabalho como alicerce da ordem econômica e do bem-estar e justiça sociais. Para ele, o trabalhador não pode ser descartado como qualquer engrenagem inútil.
Fonte: SEEB S Paulo
MAIS NOTÍCIAS
- Itaú apresenta avanços em resposta às reivindicações do GT Saúde
- Sindicato denuncia fechamento da agência do Bradesco em Pindorama
- BB lança protocolo de apoio a bancárias vítimas de violência doméstica
- Negros seguem como principais vítimas da violência no Brasil, mostra Anuário de Segurança 2025
- Segundo Dieese, altas rendas não contribuem sequer com 10% da alíquota do IR
- Encontro Nacional dos Funcionários do Santander debaterá cenário econômico, perspectivas do sistema financeiro e plano de luta da categoria
- Delegados aprovam Plano de Lutas na 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP
- CEE cobra e Caixa garante que reestruturação não trará perdas financeiras
- Impactos da digitalização no mercado financeiro foi tema de encontro da UNI América Finanças
- Negociações sobre custeio do plano associados da Cassi avançam, mas ainda sem acordo
- 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP reafirma defesa da soberania e dos empregos frente à IA
- Recorte da Consulta Nacional revela falta de comprometimento dos bancos com igualdade de oportunidades
- Bancários rejeitam pejotização irrestrita e defendem contratação via CLT
- Encontro Nacional dos Funcionários do Bradesco acontece em 22 de agosto em São Paulo
- Encontro Nacional dos Funcionários do Banco Itaú-Unibanco discutirá impactos da inteligência artificial e condições de trabalho