29/10/2020

Nesta quinta-feira (29) tem Dia Nacional de Luta Contra as Demissões no Bradesco



Hoje (quinta, 29/10) é o Dia Nacional de luta contra as demissões no Banco Bradesco. Estão sendo realizadas manifestações e paralisações em todo Brasil contra o banco, que já demitiu este ano mais de 1.200 trabalhadores, de acordo com cálculos da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco. 

O Dia Nacional de Luta Contra as Demissões no Banco Bradesco faz parte de uma campanha que o movimento sindical bancário realiza em todo o país. A campanha visa denunciar a quebra do compromisso assumido pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), feito em mesa de negociação com o Comando Nacional Bancário, de não realizar demissões durante a pandemia.

O Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região realizou protestos em frente às agências Prime e Praça da República, localizadas na região central do munícipio de Catanduva.

Os diretores fixaram faixas com os dizeres “Mais uma demissão neste banco” e “Em defesa do Emprego” para denunciar a população o descumprimento ao acordo firmado com os trabalhadores de que não haveria desligamentos durante a pandemia.

Com palavras de ordem, os dirigentes sindicais também cobraram do Bradesco a responsabilidade social diante da alta do desemprego no país e dialogaram com clientes e usuários, denunciando a exploração não apenas com seus funcionários, mas com toda a população que utiliza os serviços bancários e que paga tarifas abusivas em troca de um atendimento cada vez mais precarizado. (Confira mais sobre os protestos aqui.)

Os bancos já demitiram mais de 12 mil trabalhadores este ano, de acordo com do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia. É um claro descumprimento ao acordo firmado em março. Divulgue ao máximo este protesto, fale para seus amigos e familiares ajudarem a denunciar os bancos que tiveram grandes lucros este ano e não cumprem o acordo com os bancários de não demitir durante a pandemia.
Fonte: Contraf-CUT, com edição de Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS