04/10/2019
Direitos garantidos: bancários do Bradesco assinam acordos específicos com o banco

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), federações e sindicatos assinaram com o Bradesco, na manhã de quinta-feira (3), na sede da Contraf-CUT, em São Paulo, três acordos coletivos aditivos à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria relacionados à direitos específicos conquistados pelos trabalhadores.
O acordo do Sistema Alternativo de Controle de Jornada de Trabalho (ponto eletrônico) abrange as unidades de todo o país do Bradesco, BBI, Financiamentos, Bradescard, Berj e Losango.
“A renovação deste acordo significa dizer que os efeitos da ‘Lei da Liberdade Econômica’, referentes ao controle de ponto dos funcionários não terão efeito no Bradesco”, explicou a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira. “Nossa intenção é resguardar os direitos dos trabalhadores e garantir que a marcação do ponto seja efetuada realmente no momento da entrada e saída do trabalho, sem que haja pressão para que seja marcado o ponto depois do início do trabalho ou antes do término, por exemplo”, completou.
"Com esses acordos firmados, os trabalhadores do Bradesco terão seus direitos garantidos por dois anos. Num cenário de retrocessos, isso é extremamente importante. Essa conquista é exemplo da mobilização da categoria e reflete a importância de ter um sindicato forte e organizado como entidade representativa na manutenção e conquistas de novos direitos", acrescentou o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, Júlio César Trigo.
Cipa
Outro acordo assinado nesta quinta-feira é sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), que garante o treinamento para todos os funcionários designados para exercer as atribuições da Cipa, o suporte do banco aos cipeiros e a disponibilização pelo banco de informações sobre o treinamento e quais funcionários designados estão realizando os treinamentos.
Bradesco Financiamentos
O terceiro acordo assinado nesta quinta-feira é específico para os trabalhadores da Bradesco Financiamentos. “Antes esses trabalhadores não tinham as garantias da CCT dos bancários. Com o acordo, eles passam a compor a categoria. Isso foi um ganho muito grande para eles, que ampliam seus rendimentos e ainda têm direito à PLR, aos vales alimentação e refeição, auxílio creche e todos os demais direitos dos bancários”, afirmou a coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco, Magaly Fagundes.
Outras garantias do acordo com a Bradesco Financiamentos são o descanso de dois dias consecutivos e coincidentes, ao menos em duas vezes por mês, com sábados e domingos; folga de caráter compensatório, quando o trabalho ocorrer em dia considerado feriado. Outra garantia é o pagamento do valor adicional unitário de R$ 57,67 para cada dia de trabalho que coincidir com sábados, domingos e feriados.
Os três acordos assinados nesta quinta-feira têm validade por dois anos.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Dia Nacional de Luta mobiliza bancários de Catanduva em defesa de avanços nas negociações com o Santander
- Alô, associado! Venha curtir o feriado de 12 de outubro no Clube dos Bancários
- Desemprego, menos direitos e desmonte da Cassi e Previ: os reais impactos em caso da privatização do BB
- Nova CCT aumenta participação dos trabalhadores na prevenção dos riscos à saúde mental
- Caixa: Fruto de negociação, deltas podem garantir até 4,6% de aumento na remuneração-base
- Banco do Brasil: licença-paternidade ampliada de 35 dias já está valendo
- Convocação à mobilização em defesa do Brasil e da classe trabalhadora no 2º turno
- Nova CCT amplia combate ao assédio e fortalece proteção dos bancários
- Fim da escala 6x1 começa a ser debatido hoje (6), no Senado. Saiba como pressionar!
- Endividamento das famílias aumenta com juros praticados pelo BC independente
- Sindicalizados têm 50% de desconto em curso de Introdução à IA e Machine Learning com Python
- Dia das Crianças Solidário: Sindicato entrega doações ao Projeto Semear
- Santander apresenta proposta insuficiente e não retoma negociação após rejeição da COE
- Caixa confirma PLR, prêmio de R$ 3 mil e Super Caixa para dia 20
- Funcef: Prova de vida dos nascidos em outubro já começou