14/03/2018
Bancários são feitos reféns em agência na grande SP e continuam trabalhando

(Foto: Rudy van der Veen / Good Free Photos)
Imagine você ser feito de refém em um assalto a uma agência bancária, sofrer ameaças com armas de fogo, e ainda assim ter de voltar ao trabalho e continuar com suas atribuições como se fosse um dia normal. Foi essa situação absurda que enfrentaram bancários de uma agência do Bradesco na Grande São Paulo, de acordo com matéria divulgada pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.
Dirigentes do Sindicato relataram que o assalto ocorreu ma nhã de terça-feira (13), por volta das 11h30. "Bancários foram feitos reféns, ameaçados, passaram por uma situação de grande estresse. Soube do ocorrido e vim até a agência. Pelo menos até as 17h30 os funcionários ainda estavam trabalhando, mesmo com a agência fechada. Faziam inclusive a verificação das máquinas do autoatendimento, roubadas no momento do abastecimento. Não tinham nem mesmo almoçado”, relata a dirigente e bancária do Bradesco, Fernanda Reis.
Após o assalto, um dos trabalhadores precisou de atendimento médico e o SAMU foi acionado. Outro desmaiou. Os assaltantes fugiram do local antes da chegada da polícia.
O Sindicato cobra esclarecimentos do Bradesco sobre o fato de que bancários feitos reféns não terem sido dispensados do trabalho, que o banco reveja os procedimentos de segurança na agência assaltada e que a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) seja emitida para todos os funcionários da unidade.
“A Convenção Coletiva de Trabalho dos bancários assegura que, no caso de assaltos, todos os bancários devem ter assegurado o direito a atendimento médico e psicológico. É inadmissível que continuem trabalhando. É a saúde dos trabalhadores que está sendo colocada em risco. Além disso, é obrigação do banco emitir a CAT a todos os trabalhadores que foram vítimas do assalto”, diz Fernanda, reforçando que a entidade vai acompanhar de perto a situação dos bancários envolvidos e as medidas que o banco vai tomar em relação a saúde e bem-estar dos mesmos.
CAT - A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é um documento que serve para reconhecer um acidente de trabalho ou uma doença ocupacional, como é o caso de um trauma psicológico desenvolvido após o empregado passar por um assalto no local de trabalho. É obrigação do empregador emitir o documento, imprescindível para dar entrada em pedidos de afastamento pelo INSS. Caso a empresa se negue, o trabalhador pode requisitá-lo nos centros de referência em saúde do trabalhador ou no Sindicato através do número (17) 3522-2409.
Dirigentes do Sindicato relataram que o assalto ocorreu ma nhã de terça-feira (13), por volta das 11h30. "Bancários foram feitos reféns, ameaçados, passaram por uma situação de grande estresse. Soube do ocorrido e vim até a agência. Pelo menos até as 17h30 os funcionários ainda estavam trabalhando, mesmo com a agência fechada. Faziam inclusive a verificação das máquinas do autoatendimento, roubadas no momento do abastecimento. Não tinham nem mesmo almoçado”, relata a dirigente e bancária do Bradesco, Fernanda Reis.
Após o assalto, um dos trabalhadores precisou de atendimento médico e o SAMU foi acionado. Outro desmaiou. Os assaltantes fugiram do local antes da chegada da polícia.
O Sindicato cobra esclarecimentos do Bradesco sobre o fato de que bancários feitos reféns não terem sido dispensados do trabalho, que o banco reveja os procedimentos de segurança na agência assaltada e que a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) seja emitida para todos os funcionários da unidade.
“A Convenção Coletiva de Trabalho dos bancários assegura que, no caso de assaltos, todos os bancários devem ter assegurado o direito a atendimento médico e psicológico. É inadmissível que continuem trabalhando. É a saúde dos trabalhadores que está sendo colocada em risco. Além disso, é obrigação do banco emitir a CAT a todos os trabalhadores que foram vítimas do assalto”, diz Fernanda, reforçando que a entidade vai acompanhar de perto a situação dos bancários envolvidos e as medidas que o banco vai tomar em relação a saúde e bem-estar dos mesmos.
CAT - A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é um documento que serve para reconhecer um acidente de trabalho ou uma doença ocupacional, como é o caso de um trauma psicológico desenvolvido após o empregado passar por um assalto no local de trabalho. É obrigação do empregador emitir o documento, imprescindível para dar entrada em pedidos de afastamento pelo INSS. Caso a empresa se negue, o trabalhador pode requisitá-lo nos centros de referência em saúde do trabalhador ou no Sindicato através do número (17) 3522-2409.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Férias divertidas é no Clube dos Bancários! Confira os horários de funcionamento
- Brasil retira 8,6 milhões da pobreza e registra menor índice desde 2012
- Aumento de feminicídios acende alerta e impulsiona atos nos 21 Dias de Ativismo
- Diretores e gerentes negros ganham 34% menos que brancos, revela IBGE
- Comissão de Trabalho da Câmara aprova projeto que resgata a homologação sindical nas rescisões de contrato
- Funcef: Sest aprova incorporação do REB ao Novo Plano
- Funcef: começou a prova de vida para aniversariantes de dezembro
- Entenda como vai funcionar a vacina contra a dengue com produção 100% nacional
- Férias: confira quem tem direito, quando pode tirar e valor a receber?
- Direção Nacional define data do Congresso da Contraf-CUT
- Associado, prepare-se para as certificações Anbima: confira o calendário do tira-dúvidas da Rede do Conhecimento para dezembro
- Pesquisa de satisfação 2025: participe e diga sua opinião sobre o Saúde Caixa
- Maioria dos trabalhadores considera sindicatos importantes e quer carteira assinada, aponta Vox Populi
- GT de Saúde cobra explicações do Itaú sobre convocações indevidas, canal de denúncias e descontos em contracheques
- Caixa: Fechamento de agências prejudica a todos