Caixas do BB não são obrigados a vender produtos; bancários devem denunciar pressão
Em reunião para explicar as mudanças nas Plataformas de Suporte Operacional (PSO), representantes do Banco do Brasil reforçaram a integrantes da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) que os caixas não são obrigados a vender produtos. Essa atribuição é facultativa.
Muitos caixas se queixam de que, além do acúmulo de função, estão sendo cobradas vendas, inclusive via celular pessoal – o que é proibido pela Convenção Coletiva de Trabalho –, e sem nenhum treinamento prévio para conhecimento dos produtos.
O governo Temer está promovendo uma série de ataques ao Banco do Brasil, foraçando seu encolhimento. A instituição já eliminou 10 mil postos de trabalho e fechou 400 agências. A defesa da valorização dos bancos públicos é bandeira histórica do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, apresentada para a sociedade em diversas manifestações.
Os representantes dos trabalhadores reivindicam do banco a disponibilização de treinamento para venda, e reforçam que essa função deve ser uma opção do trabalhador.
O diretor do Sindicato Antônio Carlos Nunes de Oliveria ressalta que um dos principais problemas consiste na sobrecarga de atenção que o profissional do caixa deve ter, já que mexe com dinheiro e pode responder pelas diferenças decorrentes do excesso de trabalho. "Essa é uma função da área negocial do banco. Vender produtos implica riscos ao banco, pois atrapalha o bancário na execução das tarefas de caixa e, além de sobrecarregá-lo, pode prejudicá-lo financeiramente."
Os bancários que forem pressionados a vender produtos devem denunciar ao Sindicato pela ferramenta Denuncie, disponível no site da instituição. O sigilo é absoluto.
MAIS NOTÍCIAS
- Eleições Cabesp: Escolher candidatos apoiados pelas associações e sindicatos é defender o Estatuto e seus direitos
- Sindicato Solidário se mobiliza para ajudar vítimas de tornado no Paraná
- Analise a minuta do ACT Saúde Caixa
- Fenae reforça diálogo com o governo sobre incorporação do reb ao novo plano
- SuperCaixa, superdifícil: resultados consolidados até outubro projetam apenas 40% das agências e PAs habilitados
- VIII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra aprova agenda de ações concretas de enfrentando ao racismo estrutural no sistema financeiro
- Entenda tudo sobre o ACT do Saúde Caixa: participe da plenária virtual do Sindicato!
- VIII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro destaca combate ao racismo e defesa da igualdade de oportunidades
- Concentração de inovações tecnológicas nas “big techs” é ameaça à democracia
- Lula cobra e Caixa suspende lançamento de bet
- Saúde Caixa: Proposta com reajuste zero será deliberada em assembleia nos dias 11 e 12
- EDITAL ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA ESPECÍFICA - ACT Saúde Caixa
- Banco Central mantém a economia estrangulada com a Selic em 15%
- Abertas as inscrições para as eleições do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Senado aprova isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil