BB pega pesado nas metas e assédio corre solto. Bancários devem denunciar a prática
Um exemplo do aumento do assédio moral no banco é o caso de um gerente geral, lotado na região central de São Paulo, que expôs bancários em e-mails enviados ao gerente regional, com cópia para todos os funcionários, cobrando a realização de cursos de reciclagem por funcionários que não atingiram as metas de vendas.
“Essa prática constrange o bancário frente aos colegas e obviamente configura assédio moral. É resultado direto do tipo de gestão imposta hoje pela direção do banco. Mesmo reduzindo o quadro e fechando agências, são estabelecidos percentuais cada vez maiores para vendas de produtos. O BB estipula metas abusivas e os gestores, com o quadro de funcionários reduzido, utilizam-se do assédio moral como ferramenta para que as unidades pelas quais são responsáveis alcancem os resultados impostos”, critica a dirigente sindical e bancária do BB Silvia Muto.
“Também é importante lembrar que vivemos um momento de crise econômica, de elevado desemprego e, assim, os aportes previdenciários e a demanda por produtos caem significativamente. O BB cobra resultados cada vez maiores, mas ignora o contexto do país para estabelecer metas”, acrescenta.
O movimento sindical cobra do BB que a OS emitida pela Super Capital seja revogada e que os gestores sejam reorientados, de forma que não utilizem o assédio moral como ferramenta de gestão. “É inadmissível que resultados sejam cobrados na base da ameaça, do descomissionamento e da demissão”, pontua Silvia.
Denuncie – Júlio Mathias, diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, ressalta que assédio moral é crime e deve ser denunciado. "Orientamos o bancário vítima de assédio moral que denuncie ao Sindicato através da ferramenta Denuncie, disponível no site da entidade. O sigilo é absoluto."
MAIS NOTÍCIAS
- Eleições Cabesp: Escolher candidatos apoiados pelas associações e sindicatos é defender o Estatuto e seus direitos
- Sindicato Solidário se mobiliza para ajudar vítimas de tornado no Paraná
- Analise a minuta do ACT Saúde Caixa
- Fenae reforça diálogo com o governo sobre incorporação do reb ao novo plano
- SuperCaixa, superdifícil: resultados consolidados até outubro projetam apenas 40% das agências e PAs habilitados
- VIII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra aprova agenda de ações concretas de enfrentando ao racismo estrutural no sistema financeiro
- Entenda tudo sobre o ACT do Saúde Caixa: participe da plenária virtual do Sindicato!
- VIII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro destaca combate ao racismo e defesa da igualdade de oportunidades
- Concentração de inovações tecnológicas nas “big techs” é ameaça à democracia
- Lula cobra e Caixa suspende lançamento de bet
- Saúde Caixa: Proposta com reajuste zero será deliberada em assembleia nos dias 11 e 12
- EDITAL ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA ESPECÍFICA - ACT Saúde Caixa
- Banco Central mantém a economia estrangulada com a Selic em 15%
- Abertas as inscrições para as eleições do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Senado aprova isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil