13/01/2015
Agência do Bradesco é a única de Catanduva que não possui biombo
Em 2014, o Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região denunciou a falta de biombos na bateria de caixas de duas agências bancárias de Catanduva: a do Bradesco e do HSBC. A cobrança, feita com base em uma Lei Municipal que obriga a instalação do dispositivo, deu resultados. Na mesma semana o HSBC instalou o biombo, entretanto, o Bradesco está até hoje sem o mecanismo considerado essencial para evitar assaltos e saidinhas de banco.“Os biombos garantem mais segurança, uma vez que a pessoa que está realizando uma operação, como um saque, tem total privacidade e assim não se torna um alvo fácil de assaltantes”, explica o diretor Júlio Mathias, também funcionário do Bradesco.
É LEI!
Catanduva possui, desde 2012, um Código de Postura Bancária, instituído por meio da Lei Municipal nº 5.292, que obriga a todas as agências do município a instalação de biombos que impossibilitam a visualização dos que realizam operações nos caixas. Além disso, outras normas como a obrigatoriedade da disponibilização de cadeira de rodas, guarda-volumes e acessibilidade aos portadores de deficiência física estão previstos no documento. “Além de o banco estar descumprindo a Lei, está, também, negligenciando a segurança dos clientes”, afirma Júlio.
O diretor ressalta que os dispositivos de segurança devem ser instalados em todos os bancos e que o Sindicato cobra para que todas as agências da base estejam devidamente regularizadas, independente de haver ou não leis que obrigam tais medidas. “Algumas cidades não possuem um Código de Postura Bancária como o de Catanduva, mas, ainda assim, nós cobramos para que as agências instalem os mecanismos de segurança, como portas giratórias com detectores de metais e biombos na bateria de caixas, afinal, esses dispositivos garantem maior segurança aos bancários e clientes”, enfatizou.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Super Caixa: empregados criticam programa de premiação do banco
- Santander divulga agenda de expediente de fim de ano para os empregados
- Senado avança em PEC que reduz jornada de trabalho para 36 horas semanais
- Live Fim de Ano Premiado premia 21 bancários e bancárias, celebra valorização da categoria e reconhece confiança dos associados no Sindicato
- Entenda por que Copom erra ao manter juros em 15%
- Cassi: BB apresenta proposta de antecipação de valores aquém das necessidades da caixa de assistência
- Déficit do Saúde Caixa confirma acerto da categoria ao aprovar novo ACT
- Campanha de Sindicalização 2025 da Fetec-CUT/SP premia bancários de Araraquara e Guarulhos
- Participe da pesquisa da FETEC-CUT/SP e ajude a aprimorar a nossa comunicação
- FETEC registra mais de 700 novas sindicalizações em campanha histórica
- 10 de dezembro: Dia de defender os direitos humanos e a democracia
- Categoria bancária reforça luta contra violência de gênero
- Centrais sindicais vão as ruas para exigir queda nos juros do Banco Central
- Empregados são orientados a não assinar termo enviado pela Caixa
- Pesquisa da Fenae quer ouvir empregados da Caixa sobre capacitação profissional