13/01/2015
Agência do Bradesco é a única de Catanduva que não possui biombo
Em 2014, o Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região denunciou a falta de biombos na bateria de caixas de duas agências bancárias de Catanduva: a do Bradesco e do HSBC. A cobrança, feita com base em uma Lei Municipal que obriga a instalação do dispositivo, deu resultados. Na mesma semana o HSBC instalou o biombo, entretanto, o Bradesco está até hoje sem o mecanismo considerado essencial para evitar assaltos e saidinhas de banco.“Os biombos garantem mais segurança, uma vez que a pessoa que está realizando uma operação, como um saque, tem total privacidade e assim não se torna um alvo fácil de assaltantes”, explica o diretor Júlio Mathias, também funcionário do Bradesco.
É LEI!
Catanduva possui, desde 2012, um Código de Postura Bancária, instituído por meio da Lei Municipal nº 5.292, que obriga a todas as agências do município a instalação de biombos que impossibilitam a visualização dos que realizam operações nos caixas. Além disso, outras normas como a obrigatoriedade da disponibilização de cadeira de rodas, guarda-volumes e acessibilidade aos portadores de deficiência física estão previstos no documento. “Além de o banco estar descumprindo a Lei, está, também, negligenciando a segurança dos clientes”, afirma Júlio.
O diretor ressalta que os dispositivos de segurança devem ser instalados em todos os bancos e que o Sindicato cobra para que todas as agências da base estejam devidamente regularizadas, independente de haver ou não leis que obrigam tais medidas. “Algumas cidades não possuem um Código de Postura Bancária como o de Catanduva, mas, ainda assim, nós cobramos para que as agências instalem os mecanismos de segurança, como portas giratórias com detectores de metais e biombos na bateria de caixas, afinal, esses dispositivos garantem maior segurança aos bancários e clientes”, enfatizou.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Bancários de Catanduva e região: 63 anos de luta que ecoam no tempo e constroem o futuro
- ContrafCast: Confira entrevista Meilliane Vilar, advogada da CUT na defesa da lei de igualdade salarial no STF
- Prazo para votar nas eleições do Economus termina dia 7 de maio; participe!
- STF vai julgar transparência salarial e movimento sindical defende validade da lei
- Ao arrepio da lei e da negociação coletiva, Santander quer prejudicar ‘hipersuficientes’
- Em mesa, CEE denuncia desvalorização dos empregados e cobra respostas da Caixa
- ELEIÇÕES SINDICAIS 2026: COMUNICADO
- Banco Central reduz Selic em apenas 0,25 e mantém juros em nível que contribui à perda de renda da população
- Itaú fecha agências, sobrecarrega unidades abertas e bancários vivem suplício
- Agências bancárias estarão fechadas no feriado do Dia Internacional do Trabalhador
- Alô, associado! Venha curtir o feriado de 1º de Maio no Clube dos Bancários
- Cabesp anuncia reajuste nos planos Família, PAP e PAFE, que valem a partir de 1º de maio
- Por que a economia cresce, mas o dinheiro não sobra?
- Bancários e bancárias: Responder à Consulta Nacional é fundamental para definir rumos da Campanha Nacional 2026
- Em reunião com banco, COE Itaú cobra cumprimento do acordo coletivo e debate mudanças organizacionais no GERA