31/10/2014
Com lucro 24,7% maior, banco corta 1.640 postos de trabalho
Na contramão dos lucros, que chegaram a R$ 11,227 bilhões nos nove primeiros meses de 2014, representando um crescimento de 24,7% em relação ao mesmo período do ano passado, o Bradesco cortou 1.640 empregos.Para o Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, o corte é injustificável: "Entre janeiro e setembro o Brasil gerou 904.913 empregos com carteira assinada. O Bradesco está na contramão da economia ao reduzir tantos postos de trabalho", afirmou o diretor Roberto Carlos Vicentim, também funcionário do banco.
Levando em conta os últimos 12 meses, o banco fechou 2.561 postos de trabalho. O quadro de funcionários caiu de 101.410 e setembro de 2013 para 98.849 no mesmo mês em 2014. De acordo com a análise da Subseção do Dieese da Contraf-CUT, os números mostram uma queda de 2,5% no número de empregados.
Clique aqui para ver a análise do Dieese.
Além da redução no quadro de funcionários, o Bradesco também fechou 38 agências e 263 postos de atendimento (PA) nos últimos 12 meses. Somente nos 9 primeiros meses de 2014 foram 15 agências e 89 PAs fechados
Paralelamente a isso, o banco aumentou a terceirização por meio da ampliação das unidades do Bradesco Expresso. O número desses correspondentes bancários cresceu em 3.406 dependências, dos quais 2.156 somente este ano, totalizando 49.020 em setembro. "O banco quer lucrar cada vez mais, mas está precarizando o atendimento e as condições de trabalho", protestou o diretor do Sindicato.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Com volta do Congresso, Sindicato segue na defesa dos bancários e bancárias
- Vitória dos trabalhadores: IR zero para quem ganha até R$ 5 mil vale nos salários pagos este mês
- Caso Banco Master: desregulação atinge o próprio Banco Central e ameaça empregos bancários
- Rede 2026 do BB acende alerta: Sindicato debate impactos e reforça defesa dos trabalhadores
- Bradesco: movimento sindical garante vitória na pontuação de atendimento e novas melhorias para bancários
- Desemprego cai para 5,1% em dezembro, o menor já registrado
- Sistema financeiro brasileiro nega crédito como direito e mantém lógica de exclusão social
- Caixa responde ofício da Contraf-CUT e marca negociação com a CEE
- Dia da Visibilidade Trans: Sindicato reforça luta por respeito, dignidade e direitos em ano de Campanha Nacional
- Mesmo com inflação desacelerando, BC escolhe penalizar população com juros em 15%
- BB anuncia mais de 1.100 novas funções comissionadas e mudanças no atendimento especializado
- Doenças afastaram 4,1 milhões de trabalhadores de suas funções em 2025
- Funcef detalha alternativas para resolver passivo previdenciário que atinge empregados da Caixa
- Sindicato protesta contra fechamento de agência do Santander e denuncia exclusão financeira pelo banco em José Bonifácio
- COE do Santander cobra mais transparência em mesa sobre diversidade e segurança bancária