08/12/2011

Bancários do Bradesco firmam acordo sobre ponto eletrônico

Nesta quinta-feira, 08 de dezembro, a representação dos funcionários do Bradesco assina, juntamente com os representantes da empresa, o 1º acordo aditivo, dentre os bancos privados, sobre ponto eletrônico.

Aprovado em assembléias, o acordo regulamenta o sistema adotado pelo Bradesco para a marcação da entrada e da saída dos funcionários das agências e concentrações de todo o país.

O objetivo é atender aos requisitos da legislação, a qual estabelece a adoção de Sistema de Registro de Ponto Eletrônico (SRPE) para empresas com mais de dez empregados, oferecendo ao funcionário a possibilidade de imprimir o comprovante de entrada e de saída do trabalho.

Depois de quatro adiamentos, a nova ferramenta passará a ser obrigatória a partir de janeiro de 2012, conforme portaria do Ministério do Trabalho e Emprego, cujo intuito é evitar fraudes no controle de horas trabalhadas, horas extras não remuneradas e extensão da carga horária dos trabalhadores além do permitido em lei.

“Com a assinatura do aditivo no Bradesco, os representantes dos trabalhadores passam a ter um importante instrumento de fiscalização”, afirma Gheorge Vitti , coordenador do Coletivo Estadual dos Funcionários do Bradesco.

Conforme o dirigente, a partir de agora, o banco não pode fazer qualquer alteração no sistema sem antes consultar os trabalhadores.

A vigência do acordo que será assinado nesta quinta-feira, às 9h, na sede da Contraf/CUT, em São Paulo, é de um ano.

Fonte: Fetec-CUT/SP


SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS