Bancários se organizam pela retomada das negociações com o Bradesco
Relançada no primeiro semestre deste ano com o tema “Reino da Presença”, em alusão à dura realidade enfrentada pelos bancários em contraposição ao o que prega a publicidade do Bradesco, a campanha visa pressionar por melhores condições de trabalho; mais contratações; fim das metas abusivas e do assédio moral; melhor remuneração; auxílio educação; Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) justo, transparente e democrático; dentre outras reivindicações.
Nesta quarta-feira 09, o Coletivo Estadual dos Funcionários do Bradesco reúne-se na sede da FETEC-CUT/SP, para debater ações com o objetivo de pressionar o banco a retomar as negociações iniciadas no primeiro semestre. “Foram duas rodadas. Na primeira, foi entregue a minuta e na segunda, foi reivindicada ampliação no plano de saúde com cobertura para atendimento psquiátrico, psicológico e fonoaudiólogo. Na ocasião, o Bradesco ficou de retornar com uma posição, o que ainda não ocorreu, por conta do desenrolar da Campanha Nacional dos Bancários”, relata Valdir Machado, secretário de Bancos Privados da FETEC/CUT-SP. “Agora, é necessário retomar o processo com a seriedade necessária, de forma a se obterem avanços”.
Na reunião, o Coletivo também debaterá as novas regras do sistema de ponto eletrônico. Dentre outras determinações, a Portaria nº 373 do Ministério do Trabalho e Emprego estabeleceu que a marcação de entrada e saída dos funcionários integre convenção ou acordo coletivo de trabalho.
Com base na Portaria, a Contraf-CUT encaminhou, na última semana, orientação para que os sindicatos convoquem assembleias para deliberar sobre acordos aditivos por bancos para controle da jornada por meio da marcação de ponto. “Diante das novas regras, é preciso incluir o tema na pauta de negociações com o Bradesco”, conclui Valdir Machado.
Fonte: FETEC/CUT-SPLucimar Cruz Beraldo
MAIS NOTÍCIAS
- Com volta do Congresso, Sindicato segue na defesa dos bancários e bancárias
- Vitória dos trabalhadores: IR zero para quem ganha até R$ 5 mil vale nos salários pagos este mês
- Caso Banco Master: desregulação atinge o próprio Banco Central e ameaça empregos bancários
- Rede 2026 do BB acende alerta: Sindicato debate impactos e reforça defesa dos trabalhadores
- Bradesco: movimento sindical garante vitória na pontuação de atendimento e novas melhorias para bancários
- Desemprego cai para 5,1% em dezembro, o menor já registrado
- Sistema financeiro brasileiro nega crédito como direito e mantém lógica de exclusão social
- Caixa responde ofício da Contraf-CUT e marca negociação com a CEE
- Dia da Visibilidade Trans: Sindicato reforça luta por respeito, dignidade e direitos em ano de Campanha Nacional
- Mesmo com inflação desacelerando, BC escolhe penalizar população com juros em 15%
- BB anuncia mais de 1.100 novas funções comissionadas e mudanças no atendimento especializado
- Doenças afastaram 4,1 milhões de trabalhadores de suas funções em 2025
- Funcef detalha alternativas para resolver passivo previdenciário que atinge empregados da Caixa
- Sindicato protesta contra fechamento de agência do Santander e denuncia exclusão financeira pelo banco em José Bonifácio
- COE do Santander cobra mais transparência em mesa sobre diversidade e segurança bancária