Bancários se organizam pela retomada das negociações com o Bradesco
Relançada no primeiro semestre deste ano com o tema “Reino da Presença”, em alusão à dura realidade enfrentada pelos bancários em contraposição ao o que prega a publicidade do Bradesco, a campanha visa pressionar por melhores condições de trabalho; mais contratações; fim das metas abusivas e do assédio moral; melhor remuneração; auxílio educação; Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) justo, transparente e democrático; dentre outras reivindicações.
Nesta quarta-feira 09, o Coletivo Estadual dos Funcionários do Bradesco reúne-se na sede da FETEC-CUT/SP, para debater ações com o objetivo de pressionar o banco a retomar as negociações iniciadas no primeiro semestre. “Foram duas rodadas. Na primeira, foi entregue a minuta e na segunda, foi reivindicada ampliação no plano de saúde com cobertura para atendimento psquiátrico, psicológico e fonoaudiólogo. Na ocasião, o Bradesco ficou de retornar com uma posição, o que ainda não ocorreu, por conta do desenrolar da Campanha Nacional dos Bancários”, relata Valdir Machado, secretário de Bancos Privados da FETEC/CUT-SP. “Agora, é necessário retomar o processo com a seriedade necessária, de forma a se obterem avanços”.
Na reunião, o Coletivo também debaterá as novas regras do sistema de ponto eletrônico. Dentre outras determinações, a Portaria nº 373 do Ministério do Trabalho e Emprego estabeleceu que a marcação de entrada e saída dos funcionários integre convenção ou acordo coletivo de trabalho.
Com base na Portaria, a Contraf-CUT encaminhou, na última semana, orientação para que os sindicatos convoquem assembleias para deliberar sobre acordos aditivos por bancos para controle da jornada por meio da marcação de ponto. “Diante das novas regras, é preciso incluir o tema na pauta de negociações com o Bradesco”, conclui Valdir Machado.
Fonte: FETEC/CUT-SPLucimar Cruz Beraldo
MAIS NOTÍCIAS
- Movimento sindical bancário debate relações de trabalho e sistema financeiro em encontro com sindicalistas chineses
- Diretoria do Sindicato participa de curso sobre Inovação Estratégica promovido pela Fetec-CUT/SP
- ‘Bet da Caixa’ representa risco para a sociedade e causa preocupação
- Dedução das contribuições extraordinárias no IRPF será julgada no STJ
- Cooperativas e fintechs desafiam bancos com "concorrência desleal"
- Dica cultural: Mostra COP30 na FatoFlix amplia debate do papel do Brasil na transição ecológica
- Quatro milhões de pessoas terão de fazer prova de vida no INSS
- Coordenadora da COE Itaú rebate declarações do presidente do banco sobre demissões em massa e defende trabalhadores injustiçados
- Bradesco encerra emissão de cheques para pessoas físicas e MEIs em dezembro
- 4ª Conferência Nacional LGBTQIA+ marca a retomada do orgulho e da esperança
- Reforma Administrativa é cópia de PEC 32 e abre portas a apadrinhados em cargos públicos
- Sindicato Cidadão: Festa dos Bancários arrecada mais de 150 kg de alimentos em ação solidária
- Movimento sindical critica postura do Mercantil por demitir dirigentes sindicais e desrespeitar a CCT da categoria
- Sob ataques à direitos históricos e metas inalcançáveis, bancários do BB vivem clima de exaustão: Sindicato denuncia descaso da direção em Dia Nacional de Luta
- Confira a programação do VIII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro e garanta sua inscrição