Itaú, Bradesco, Santander, BB e Caixa detêm 81% do segmento de cartões
Em 2005, os cinco maiores bancos emissores de cartões detinham 68% do mercado. Este ano, a participação saltou para 81%, segundo levantamento da CardMonitor, empresa especializada em estatísticas do mercado de meios eletrônicos de pagamentos.
Na avaliação de José Antonio Camargo de Carvalho, sócio-diretor da CardMonitor, a concentração no segmento de cartões se acelerou como reflexo da própria concentração bancária.
Somente nos últimos anos foram várias fusões e aquisições, como Itaú e Unibanco, Santander e Real, Bradesco e Ibi e Banco do Brasil e Nossa Caixa. O mercado de cartões é dominado atualmente por Itaú Unibanco, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Para o especialista, mesmo com a intensa competição, as vendas de novos cartões estão cada vez mais difíceis. As estimativas são de que 65 milhões de brasileiros tenham um cartão.
Mapeamento da CardMonitor junto aos bancos mostra que existem no Brasil nada menos que 585 tipos de cartões de credito diferentes. Só o Itaú Unibanco tem 116 versões diferentes de cartões. 0 Bradesco tem 104.
Apesar dos bancos estarem emitindo novos cartões a cada dia, parte considerável dos plásticos não é usada efetivamente pelas pessoas. Estudos da CardMonitor mostram que, de cada 100 cartões emitidos, 60 meses depois só sobraram 28 plásticos ativos.
Na média, 31% dos cartões das carteiras dos bancos são cancelados, seja porque o cliente não usa o plástico, seja porque ele usa e se tornou inadimplente. O executivo da CardMonitor participou na última quarta-feira, dia 31 de agosto, do C4 - Congresso de Cartões e Crédito ao Consumidor, em São Paulo.
Fonte: O Estado de S.Paulo
MAIS NOTÍCIAS
- Movimento sindical bancário debate relações de trabalho e sistema financeiro em encontro com sindicalistas chineses
- Diretoria do Sindicato participa de curso sobre Inovação Estratégica promovido pela Fetec-CUT/SP
- ‘Bet da Caixa’ representa risco para a sociedade e causa preocupação
- Dedução das contribuições extraordinárias no IRPF será julgada no STJ
- Cooperativas e fintechs desafiam bancos com "concorrência desleal"
- Dica cultural: Mostra COP30 na FatoFlix amplia debate do papel do Brasil na transição ecológica
- Quatro milhões de pessoas terão de fazer prova de vida no INSS
- Coordenadora da COE Itaú rebate declarações do presidente do banco sobre demissões em massa e defende trabalhadores injustiçados
- Bradesco encerra emissão de cheques para pessoas físicas e MEIs em dezembro
- 4ª Conferência Nacional LGBTQIA+ marca a retomada do orgulho e da esperança
- Reforma Administrativa é cópia de PEC 32 e abre portas a apadrinhados em cargos públicos
- Sindicato Cidadão: Festa dos Bancários arrecada mais de 150 kg de alimentos em ação solidária
- Movimento sindical critica postura do Mercantil por demitir dirigentes sindicais e desrespeitar a CCT da categoria
- Sob ataques à direitos históricos e metas inalcançáveis, bancários do BB vivem clima de exaustão: Sindicato denuncia descaso da direção em Dia Nacional de Luta
- Confira a programação do VIII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro e garanta sua inscrição