PEC 241: um verdadeiro desmonte do Estado
Os danos da PEC 241 para a sociedade brasileira estão apontados em estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômincos (Dieese, link abaixo). A 241, que se aprovada vai congelar o orçamento público num período de 20 anos, à revelia do que determina hoje a Constituição Federal, impedirá políticas e investimentos públicos, sucateando especialmente setores como Previdência, Educação e Saúde Pública.
Se aprovado na Comissão Especial (possivelmente no próximo 4 de outubro) o projeto tramitará com celeridade nos plenários da Câmara e Senado, vez que o governo golpista e o presidente da Câmara já declararam publicamente a prioridade à 241. Para reagir a esse desmantelamento – e também contra a retirada de exclusividade da Petrobras na exploração do pré-sal, cuja votação final deve ocorrer no dia 3 - a CUT organiza o Dia Nacional de Luta Contra o Desmonte do Estado em 5 de outubro, com paralisação nos estados e ato no Congresso Nacional.
“Os trabalhadores e trabalhadoras brasileiros não permitirão que um governo ilegítimo destrua o arcabouço de proteção social consagrado na Constituição de 1988. Vamos impor aos golpistas um recuo no ataque aos nossos direitos”, aponta nota da Central. “Temos que nos unir e reagir aos retrocessos que o governo golpista quer impor aos trabalhadores. A aprovação da PEC 241 traria consequências desastrosas para toda a sociedade, não só nesse momento, mas também para as próximas gerações”, destaca a coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, Maria Rita Serrano.
Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas
MAIS ARTIGOS
- O mercado afronta a democracia
- Santander: o Banesprev e os direitos de participantes sob ataque há 10 anos
- Artigo: Previ tem governança e auditorias permanentes do BB e da Previc
- Análise da Afubesp: Santander coloca showbiz na frente dos direitos dos trabalhadores no Brasil
- Somos reféns do mercado?
- Bancários são CLT Premium?
- Primeira mesa com banqueiros vai discutir o emprego bancário
- Algoritmos a serviço do lucro e da propagação do discurso de ódio
- PLR é resultado da luta dos trabalhadores!
- Banesprev: O Plano II e as contribuições extraordinárias
- Impacto da inteligência artificial nos empregos: tecnologia não pode ser vilã
- CABESP: Fraude e Desperdício na área da Saúde
- Reajuste salarial dos bancários representa acréscimo anual de R$ 2,7 bilhões na economia
- Negociação coletiva é o melhor instrumento para tratar das questões do mundo do trabalho
- A Caixa é do Brasil e não moeda de troca política