12/07/2024
Sindicato protesta contra fechamento de agência do Bradesco em Fernando Prestes
Diretores do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região realizaram, na manhã desta sexta-feira (12), em Fernando Prestes (SP), protesto contra o processo de reestruturação anunciado unilateralmente pelo Bradesco e o fechamento da agência localizada no munícipio. O banco anunciou que a unidade deverá encerrar suas atividades no próximo dia 23 de agosto.
“Após 40 anos de história, a agência prestes a fechar encerra uma continuidade em estabelecimentos bancários em Fernando Prestes, deixa centenas de clientes que acreditaram no banco abandonados e instaura um clima de terror entre os funcionários, que - já sobrecarregados – precisam ainda lidar com a insegurança quanto à manutenção de seus empregos”, denunciou o presidente do Sindicato, Roberto Vicentim.
“Após 40 anos de história, a agência prestes a fechar encerra uma continuidade em estabelecimentos bancários em Fernando Prestes, deixa centenas de clientes que acreditaram no banco abandonados e instaura um clima de terror entre os funcionários, que - já sobrecarregados – precisam ainda lidar com a insegurança quanto à manutenção de seus empregos”, denunciou o presidente do Sindicato, Roberto Vicentim.
Aos funcionários, o banco garantiu que todos os trabalhadores serão realocados, com oportunidade para todos.
“Nossa principal preocupação é com a manutenção dos empregos. Embora o Bradesco afirme que os funcionários serão transferidos para a unidade mais próxima, sabemos que após esse processo, muitos postos de trabalho também são cortados e os trabalhadores colocados no olho da rua. Essa postura é reincidente, já ocorreu durante a pandemia, quando o país enfrentava a mais grave crise sanitária de sua história, que culminou no lançamento de uma Campanha pelo movimento sindical contra as demissões. Nossa mobilização visa, portanto, cobrar a garantia de emprego e expor a irresponsabilidade social de um banco que lucrou R$ 16,3 bilhões em 2023 e devolve esse resultado à sociedade com fechamento de agências e mau atendimento a usuários e correntistas, afetando ainda a economia e o comércio local, pois a unidade do banco mais próxima fica localizada no munícipio de Monte Alto, fazendo com que as pessoas tenham que se deslocar mais de 20km”, acrescentou Júlio César Trigo, secretário geral do Sindicato.
O encerramento das atividades na agência em questão ganhou destaque na imprensa regional e vem sendo motivo de protesto também nas redes sociais, contendo críticas da população.
Não apenas críticas nas redes sociais, mas algumas ações concretas surgiram, como por exemplo a circulação de um abaixo-assinado eletrônico pelo site Change.Org denominado “Evite o fechamento da agência do Bradesco 1352 em Fernando Prestes”. O texto que precede o abaixo-assinando menciona ainda a falta de correspondentes bancários no município para pagamento e recebimento de salários, contas, etc.
“O Bradesco figurou no pódio do ranking de reclamações do Banco Central nos últimos três trimestres de 2023. No quarto trimestre do ano passado, o banco alcançou a terceira posição, com 2.007 queixas procedentes. Esse ranking é uma indicação clara de que o corte de postos de trabalho e o fechamento de agências estão causando a piora no atendimento. Quem paga as taxas bancárias, merece respeito. Apenas com as receitas obtidas com as tarifas, o Bradesco cobre todas as suas despesas com pessoal e ainda sobra muito dinheiro”, destacou Roberto Vicentim.
O Sindicato defende que o fechamento de agências é um processo que precisa ser discutido com a representação sindical e cobra abertura de um canal de diálogo com o banco para oficializar garantias aos trabalhadores.
“É de extrema importância que o Bradesco entenda que os bancários são seu maior patrimônio. A categoria bancária, população e Sindicato precisam estar unidos para inverter essa lógica que coloca o lucro acima de tudo, por isso a importância da nossa mobilização. Estamos em luta e não mediremos esforços para manter os direitos e empregos da categoria, atendimento de qualidade e respeito aos clientes”, concluiu Trigo.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Dirigentes eleitos da Previ realizam primeira live de 2025 nesta quarta-feira (29)
- Itaú recusa suspensão do reajuste dos planos de saúde dos aposentados
- Contraf-CUT orienta funcionários do Banco do Brasil a não aderirem à proposta da Cassi
- Itaú: saiba como garantir reembolso de mensalidades da faculdade, uma conquista do Sindicato
- Depois de cobrança em mesa de negociação, Banco do Brasil anuncia mil vagas de assistente
- Sindicato parabeniza Contraf-CUT pelos 19 anos de conquistas!
- Caixa: Novo acordo de CCV já está em vigência
- Desigualdade é desafio para a “revolução da requalificação”
- Movimento sindical cobra do Banco do Brasil ampliação de prazo para pagamento dos caixas e cumprimento de acordos firmados
- Caixa: Em que pé estão as negociações para caixas e tesoureiros
- INSS alerta para golpes na prova de vida e reforça medidas de segurança
- Dia Nacional dos Aposentados: um momento de reflexão e valorização
- Bancários debatem propostas para o enfrentamento da emergência climática
- Representação dos empregados exige reforço na segurança após invasões e vandalismo em agências da Caixa
- Pobres continuam pobres, ricos ficam mais ricos