28/02/2024

Dia Internacional de Combate às LER/Dort: juntos na luta por melhores condições de trabalho!

28 de fevereiro é o Dia Internacional de Prevenção às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort). De acordo com o Ministério da Saúde, LER/ Dort são “danos decorrentes da utilização excessiva do sistema que movimenta o esqueleto humano e da falta de tempo para recuperação”. Caracterizam-se pela ocorrência de vários sintomas, de aparecimento quase sempre em estágio avançado, que ocorrem geralmente nos membros superiores, tais como dor, sensação de peso e fadiga. Algumas das principais são as lesões no ombro e as inflamações em articulações e nos tecidos que cobrem os tendões.

Doenças desses tipos acometem trabalhadores de vários países do mundo não só pelos avanços tecnológicos, mas também pela cobrança abusiva de metas e pressão sobre os trabalhadores por desempenho. Neste quesito, a categoria bancária é uma das mais atingidas pelo adoecimento.

Na avaliação do secretário de Saúde, Condições de Trabalho e Assuntos Jurídicos do Sindicato, Luiz Eduardo de M. Freire (Sadam), o aumento do número de bancários afastados por benefícios previdenciários nos últimos anos nada mais é que o resultado de uma política de recursos humanos mais agressiva nas instituições financeiras. 

"A incorporação de novas ferramentas de gestão, a forte pressão quanto ao tempo para atingirem seus resultados, o aumento do controle, o prolongamento da jornada e o aumento da competitividade trouxeram, por consequência, o maior adoecimento da categoria bancária. O fechamento de postos de trabalho acompanhado das demissões são mais um fator prejudicial à saúde no setor. Quem fica, recebe pressão para atuar em dobro e suprir a ausência dos demitidos ou afastados de maneira que o ganho dos bancos siga alto sob o preço da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras”, denuncia o dirigente.

"A data é, portanto, um importante momento para resgatarmos o debate a fim de desmistificar a falsa crença de que essas doenças estão superadas nos locais de trabalho, alertando os trabalhadores de que é preciso permanecer vigilantes, denunciando sempre ao Sindicato  as condições inadequadas e as pressões por produtividade, para que juntos possamos exigir das empresas melhoras nos ambientes e revisão dos processos laborais", ressalta Sadam.

Luta por melhores condições de trabalho

É válido ressaltar que a luta por melhores condições de trabalho é uma das principais bandeiras do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, que há décadas pressiona o setor bancário por medidas que tornem o ambiente de trabalho mais saudável e menos adoecedor.

Falta ainda um grande esforço da parte dos banqueiros e preocupação com a saúde dos trabalhadores. Enquanto os bancos não agirem de forma a melhorar as condições de trabalho, acordarem regras claras para estabelecimento de metas, essas doenças vão ser ainda uma vergonha para a categoria e para o país.

Prevenção é o mais importante

Procure organizar-se com outros trabalhadores, mantendo um diálogo frequente com o Sindicato, para discutir as condições de trabalho e as formas de diminuir os riscos de acidentes e doenças do trabalho.

– Quando possível, faça pausas durante a jornada de trabalho para que seu corpo possa descansar e, em outros momentos, programe-se para fazer alongamentos e relaxamentos para se cuidar.

– Faça caminhadas diárias de no mínimo 30 minutos, começando com 15 minutos.

– Pratique alguma atividade física que possibilite o alongamento e o relaxamento dos músculos, porque os remédios ajudam, mas não devem ser a única forma.

– Se os sintomas persistirem, procure o Centro de Saúde mais próximo de casa.

– Converse com os profissionais de saúde para tirar suas dúvidas a respeito de seu problema de saúde, porque assim poderá prevenir a doença ou seu agravamento pelo trabalho.

Fale com o Sindicato

Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Acesse nosso Canal de Denúncias.

Central de Atendimento - você pode falar conosco via whatsapp.

Redes Sociais - nossos canais no FacebookInstagram e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.

Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa linha de transmissão. Basta adicionar o número (17) 99259-1987 nos seus contatos e enviar uma mensagem informando seu nome, banco e cidade em que trabalha.
 
Fonte: Seeb Catanduva, com informações da Contraf-CUT

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS