23/08/2025
40º Conecef aprova resoluções das empregadas e empregados
As 273 delegadas e delegados representantes das empregadas e empregados da Caixa Econômica Federal de todo o país, aprovaram as resoluções do 40º Congresso Nacional das Empregadas e Empregados da Caixa Econômica Federal.
Trabalhadores e trabalhadoras de Catanduva e região estiveram representados no evento pelo diretor do Sindicato, Antônio Júlio Gonçalves Neto.
Trabalhadores e trabalhadoras de Catanduva e região estiveram representados no evento pelo diretor do Sindicato, Antônio Júlio Gonçalves Neto.

Entre os principais pontos aprovados estão o reajuste zero nas mensalidades do Saúde Caixa, com o fim do teto de gastos do banco com a saúde de seus empregados; defesa da Caixa e dos empregados; melhorias nos sistemas e nas condições de saúde e trabalho; respeito às questões técnicas para a definição das metas atuariais dos planos e adequação dos equacionamentos, considerando as reduções desnecessárias ou indevidas e o contencioso da Funcef.
“A participação no 40º Congresso Nacional das Empregadas e Empregados da Caixa foi fundamental para reafirmarmos a luta em defesa dos direitos da categoria e da Caixa 100% pública. O Congresso nos permitiu debater temas centrais do dia a dia das trabalhadoras e trabalhadores, como o fortalecimento do Saúde Caixa, a defesa da Funcef e a melhoria das condições de saúde e trabalho. Também aprovamos importantes moções de solidariedade e de resistência. Sair daqui com resoluções claras e com uma categoria fortalecida mostra a importância de espaços como este, que garantem unidade nacional e apontam o caminho para continuarmos avançando na organização e na defesa dos empregados da Caixa”, destacou Tony Gonçalves, diretor do Sindicato.

“Conseguimos debater os principais pontos que estão em questão no dia a dia das empregadas e empregados que estão nas agências e departamentos da Caixa. Outro ponto aprovado foi o apoio a candidatos nas eleições de 2026, de candidatos que se comprometem com as causas dos trabalhadores e a defesa das empresas públicas”, disse o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE), Felipe Pacheco. “Saímos daqui fortalecidos e prontos para defendermos os direitos das empregadas e empregados e lutarmos por novos avanços”, concluiu.
Moções
Também foram aprovadas quatro moções:
• Em desagravo pela demissão do professor João Paulo Cabrera, da rede estadual do Rio de Janeiro;
• Em solidariedade ao historiador Jorge Manuel, que recebeu ameaças de grupos neonazistas;
• De apoio ao companheiro Flaviano Correia Cardoso, bancário da Caixa no Ceará, vítima de práticas reiteradas de assédio moral e organizacional e adoecimento ocupacional.
• De desagravo à Caixa, contra o fechamento de unidades, diante do impacto social e econômica que a medida representa.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- MPT reafirma direito de entidades sindicais à manifestação política durante processo eleitoral
- Contraf-CUT e Sindicato repudiam articulação para entregar participação do Banco do Brasil a banco dos EUA
- "Tesouraço" de Flávio eliminaria até 2,2 milhões de empregos e impactaria PIB negativamente em 1,55%, diz Dieese
- Sem Sindicato, salário médio dos bancários seria R$ 5 mil menor
- Bancos pressionam bancários por certificação C-Pro R até o fim de outubro
- Em virtude do 2º turno das eleições, Clube estará fechado no domingo (25)
- Proposta de reforma da Previdência ameaça aposentadorias e direitos dos bancários
- Grave! Banesprev exclui participantes da governança e entrega cargos de eleitos a indicados do Santander
- Governo Bolsonaro iniciou reestruturação na Caixa com ataques aos empregados e piora nas condições de trabalho
- Live dos Eleitos debate gestão e perspectivas para o futuro da Cassi nesta quinta-feira (22)
- Fenae alerta participantes da Funcef sobre riscos de contribuições em atraso
- Daniella Marques: do discurso de valorização das mulheres às propostas que preocupam os trabalhadores
- Reforma Administrativa: planos do candidato Flávio Bolsonaro ameaçam bancários de bancos públicos
- CCT 2026/2028 garante indenização extra e apoio à recolocação após fechamento de agências
- Seu voto não termina na urna: como o resultado do segundo turno afeta sua vida, trabalhador?