23/08/2025
40º Conecef aprova resoluções das empregadas e empregados
As 273 delegadas e delegados representantes das empregadas e empregados da Caixa Econômica Federal de todo o país, aprovaram as resoluções do 40º Congresso Nacional das Empregadas e Empregados da Caixa Econômica Federal.
Trabalhadores e trabalhadoras de Catanduva e região estiveram representados no evento pelo diretor do Sindicato, Antônio Júlio Gonçalves Neto.
Trabalhadores e trabalhadoras de Catanduva e região estiveram representados no evento pelo diretor do Sindicato, Antônio Júlio Gonçalves Neto.

Entre os principais pontos aprovados estão o reajuste zero nas mensalidades do Saúde Caixa, com o fim do teto de gastos do banco com a saúde de seus empregados; defesa da Caixa e dos empregados; melhorias nos sistemas e nas condições de saúde e trabalho; respeito às questões técnicas para a definição das metas atuariais dos planos e adequação dos equacionamentos, considerando as reduções desnecessárias ou indevidas e o contencioso da Funcef.
“A participação no 40º Congresso Nacional das Empregadas e Empregados da Caixa foi fundamental para reafirmarmos a luta em defesa dos direitos da categoria e da Caixa 100% pública. O Congresso nos permitiu debater temas centrais do dia a dia das trabalhadoras e trabalhadores, como o fortalecimento do Saúde Caixa, a defesa da Funcef e a melhoria das condições de saúde e trabalho. Também aprovamos importantes moções de solidariedade e de resistência. Sair daqui com resoluções claras e com uma categoria fortalecida mostra a importância de espaços como este, que garantem unidade nacional e apontam o caminho para continuarmos avançando na organização e na defesa dos empregados da Caixa”, destacou Tony Gonçalves, diretor do Sindicato.

“Conseguimos debater os principais pontos que estão em questão no dia a dia das empregadas e empregados que estão nas agências e departamentos da Caixa. Outro ponto aprovado foi o apoio a candidatos nas eleições de 2026, de candidatos que se comprometem com as causas dos trabalhadores e a defesa das empresas públicas”, disse o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE), Felipe Pacheco. “Saímos daqui fortalecidos e prontos para defendermos os direitos das empregadas e empregados e lutarmos por novos avanços”, concluiu.
Moções
Também foram aprovadas quatro moções:
• Em desagravo pela demissão do professor João Paulo Cabrera, da rede estadual do Rio de Janeiro;
• Em solidariedade ao historiador Jorge Manuel, que recebeu ameaças de grupos neonazistas;
• De apoio ao companheiro Flaviano Correia Cardoso, bancário da Caixa no Ceará, vítima de práticas reiteradas de assédio moral e organizacional e adoecimento ocupacional.
• De desagravo à Caixa, contra o fechamento de unidades, diante do impacto social e econômica que a medida representa.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Caixa: Movimento sindical destaca avanços do Acolhe e cobra ampliação das garantias às empregadas vítimas de violência
- PEC do fim da escala 6x1 é aprovada em 1º e 2ª turnos na Câmara dos Deputados
- Conselho de Usuários do Saúde Caixa lança boletim com balanço das primeiras ações e orientações aos beneficiários
- Caixa não responde sobre Saúde Caixa, Super Caixa e sobrecarga na rede; empregados relatam cenário de adoecimento
- Movimentos sindicais organizam-se para que Senado aprove PEC do fim da escala 6x1
- Funcef: Incorporação do REB ao Novo Plano aguarda análise final da Previc
- Cabesp: entidades alertam para riscos em proposta de reforma estatutária e orientam voto “não” em AGE
- Santander paga 1ª parcela do 13º salário na folha de maio
- Empregados da rede de agências da Caixa denunciam sobrecarga, pressão e adoecimento
- Associados aprovam Relatório 2025 da Cassi com 77,3% dos votos
- Itaú: avaliação sem critérios claros no Evolui gera questionamentos, e Sindicato cobra mudanças
- NR-1 entra em vigor nesta terça-feira (26): conheça as novas regras sobre saúde mental no trabalho
- Salário insuficiente empurra famílias para o endividamento estrutural no Brasil
- Caixa segue sem responder propostas de proteção às mulheres vítimas de violência e é cobrada por respeito à negociação
- Mais de 700 dirigentes são esperados na 28ª Conferência Nacional da Categoria Bancária