23/08/2025

40º Conecef aprova resoluções das empregadas e empregados

As 273 delegadas e delegados representantes das empregadas e empregados da Caixa Econômica Federal de todo o país, aprovaram as resoluções do 40º Congresso Nacional das Empregadas e Empregados da Caixa Econômica Federal.

Trabalhadores e trabalhadoras de Catanduva e região estiveram representados no evento pelo diretor do Sindicato, Antônio Júlio Gonçalves Neto.
 

Entre os principais pontos aprovados estão o reajuste zero nas mensalidades do Saúde Caixa, com o fim do teto de gastos do banco com a saúde de seus empregados; defesa da Caixa e dos empregados; melhorias nos sistemas e nas condições de saúde e trabalho; respeito às questões técnicas para a definição das metas atuariais dos planos e adequação dos equacionamentos, considerando as reduções desnecessárias ou indevidas e o contencioso da Funcef.

“A participação no 40º Congresso Nacional das Empregadas e Empregados da Caixa foi fundamental para reafirmarmos a luta em defesa dos direitos da categoria e da Caixa 100% pública. O Congresso nos permitiu debater temas centrais do dia a dia das trabalhadoras e trabalhadores, como o fortalecimento do Saúde Caixa, a defesa da Funcef e a melhoria das condições de saúde e trabalho. Também aprovamos importantes moções de solidariedade e de resistência. Sair daqui com resoluções claras e com uma categoria fortalecida mostra a importância de espaços como este, que garantem unidade nacional e apontam o caminho para continuarmos avançando na organização e na defesa dos empregados da Caixa”, destacou Tony Gonçalves, diretor do Sindicato.


“Conseguimos debater os principais pontos que estão em questão no dia a dia das empregadas e empregados que estão nas agências e departamentos da Caixa. Outro ponto aprovado foi o apoio a candidatos nas eleições de 2026, de candidatos que se comprometem com as causas dos trabalhadores e a defesa das empresas públicas”, disse o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE), Felipe Pacheco. “Saímos daqui fortalecidos e prontos para defendermos os direitos das empregadas e empregados e lutarmos por novos avanços”, concluiu.

Moções

Também foram aprovadas quatro moções:

•    Em desagravo pela demissão do professor João Paulo Cabrera, da rede estadual do Rio de Janeiro;
•    Em solidariedade ao historiador Jorge Manuel, que recebeu ameaças de grupos neonazistas;
•    De apoio ao companheiro Flaviano Correia Cardoso, bancário da Caixa no Ceará, vítima de práticas reiteradas de assédio moral e organizacional e adoecimento ocupacional.
•    De desagravo à Caixa, contra o fechamento de unidades, diante do impacto social e econômica que a medida representa.

 
Fonte: Contraf-CUT, com edição de Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS