28/08/2025

Dia do Bancário: história de luta, conquistas e transformação social

O Dia do Bancário, celebrado em 28 de agosto, é um convite para reconhecer a importância de homens e mulheres que fazem da sua profissão um instrumento de transformação social. Essa não é apenas uma homenagem, mas um resgate de uma história marcada por mobilização, conquistas e resistência.

"Este não é apenas um momento de comemoração, mas sim uma oportunidade de resgatar a história e reconhecer que todas as conquistas da categoria nasceram da luta. Seja no caixa, no departamento, correndo para atender clientes e metas, conciliando trabalho com estudos ou enfrentando a dupla jornada após um dia exaustivo. Seja nas mobilizações contra gestões abusivas, na defesa por salários dignos, respeito e valorização. São inúmeras as razões para nos orgulharmos e celebrarmos, neste 28 de agosto, o Dia do Bancário e da Bancária”, destaca o presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Roberto Vicentim.

Você conhece a história do Dia do Bancário?

Foi em 1951, durante uma greve emblemática em São Paulo, que a categoria consolidou sua unidade e se tornou símbolo de luta. Desde então, não se ausentou das grandes batalhas do país: denunciou a ditadura militar, reivindicou eleições diretas, pressionou contra Collor e enfrentou o golpe de 2016. Sempre presente, sempre ativa, sempre ao lado do povo.

O movimento sindical bancário também marcou época em 1985, quando meio milhão de trabalhadores paralisaram as atividades e deram uma demonstração contundente de força, exatamente no início da redemocratização. Essa memória, prestes a completar 40 anos, continua inspirando gerações.

No cotidiano das agências físicas, nos serviços digitais ou nas funções administrativas, cada bancário é parte essencial da engrenagem que move a economia e sustenta a democracia.

“É fundamental ter sempre presente que nenhum direito nos foi dado por benevolência dos bancos. A Convenção Coletiva Nacional, a jornada de seis horas, o piso salarial unificado, a PLR e tantas outras conquistas foram frutos diretos da mobilização coletiva e da resistência da categoria. Por isso, hoje reforço meu reconhecimento a cada bancário e bancária, que diariamente escreve capítulos de resistência e compromisso com a sociedade. Neste dia especial, parabenizo a todos que, com trabalho e consciência de classe, constroem um Brasil mais justo,” conclui Roberto Vicentim.
Fonte: Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS