16/10/2023
Plenária do Saúde Caixa com sindicatos da Fetec-CUT/SP reúne mais de 200 pessoas
Mais de 200 empregados e empregadas da Caixa participaram da Plenária Estadual do Saúde Caixa promovida pela Fetec-CUT/SP em conjunto com o Sindicato dos Bancários de Catanduva e região e demais Sindicatos filiados à federação. O encontro contou ainda com a participação de diversos dirigentes sindicais.
Após a abertura da reunião virtual, Leonardo Quadros, representante de São Paulo no GT do Saúde Caixa e presidente da Apcef/SP, realizou uma apresentação da situação do plano aos participantes.
Leonardo atualizou os participantes sobre o andamento das negociações. Ele destacou que a Caixa prossegue insistindo em limitar sua participação no custeio do plano, transferindo totalmente o aumento de custos aos usuários do plano.
"Com esta limitação, a mensalidade dos empregados aumentaria, em média, 85%, excluindo milhares de pessoas, e, na prática, inviabilizando o plano, como aconteceu em outras empresas públicas. O limitador foi aplicado durante o governo Temer, por meio de alteração no estatuto da Caixa, e foi mantido no governo Bolsonaro, mesmo com os protestos dos empregados e posicionamento contrário da representante dos empregados eleita para o Conselho de Administração", diz Leonardo.
Ana Lúcia, secretária-geral da Fetec-CUT/SP, destacou a importância da participação ativa tanto de empregados da ativa quanto de aposentados na defesa do plano.
"A significativa presença nesta reunião evidencia a necessidade de empregados e dos nossos sindicatos expressarem sua insatisfação com a postura inflexível da Caixa, enquanto discutimos estratégias de mobilização que permitam avanços na nossa luta pelos funcionários da Caixa."
Dia 17: participe da luta em defesa do Saúde Caixa!
Dia de luta, convocado pela Contraf-CUT, pelo Sindicato dos Bancários de Catanduva e região e demais entidades sindicais, protesta contra a postura intransigente da Caixa, que insiste em empurrar todo o aumento para os empregados e ainda não forneceu aos representantes dos trabalhadores os dados do plano.
"É preciso reforçar nossa união participando de todas as atividades em defesa do Saúde Caixa, pois teremos uma difícil negociação pela frente. Estamos debatendo com a Caixa a melhoria da qualidade do plano, mas a principal discussão é sobre o custeio. Teremos de romper a visão equivocada do banco de que acesso à saúde é despesa. A Caixa não pode adoecer seus empregados em decorrência da falta de condições de trabalho adequadas, do assédio e pressão por metas abusivas, e ainda transferir essa conta para os seus trabalhadores. Nosso plano é uma conquista histórica, é um direito e deve ser parte também da política de valorização dos empregados. Precisamos resistir e a maneira mais efetiva é a mobilização!", reforçou o diretor do Sindicato e também da Apcef/SP, Antônio Júlio Gonçalves Neto (Tony).
Após a abertura da reunião virtual, Leonardo Quadros, representante de São Paulo no GT do Saúde Caixa e presidente da Apcef/SP, realizou uma apresentação da situação do plano aos participantes.
Leonardo atualizou os participantes sobre o andamento das negociações. Ele destacou que a Caixa prossegue insistindo em limitar sua participação no custeio do plano, transferindo totalmente o aumento de custos aos usuários do plano.
"Com esta limitação, a mensalidade dos empregados aumentaria, em média, 85%, excluindo milhares de pessoas, e, na prática, inviabilizando o plano, como aconteceu em outras empresas públicas. O limitador foi aplicado durante o governo Temer, por meio de alteração no estatuto da Caixa, e foi mantido no governo Bolsonaro, mesmo com os protestos dos empregados e posicionamento contrário da representante dos empregados eleita para o Conselho de Administração", diz Leonardo.
Ana Lúcia, secretária-geral da Fetec-CUT/SP, destacou a importância da participação ativa tanto de empregados da ativa quanto de aposentados na defesa do plano.
"A significativa presença nesta reunião evidencia a necessidade de empregados e dos nossos sindicatos expressarem sua insatisfação com a postura inflexível da Caixa, enquanto discutimos estratégias de mobilização que permitam avanços na nossa luta pelos funcionários da Caixa."
Dia 17: participe da luta em defesa do Saúde Caixa!
Dia de luta, convocado pela Contraf-CUT, pelo Sindicato dos Bancários de Catanduva e região e demais entidades sindicais, protesta contra a postura intransigente da Caixa, que insiste em empurrar todo o aumento para os empregados e ainda não forneceu aos representantes dos trabalhadores os dados do plano.
"É preciso reforçar nossa união participando de todas as atividades em defesa do Saúde Caixa, pois teremos uma difícil negociação pela frente. Estamos debatendo com a Caixa a melhoria da qualidade do plano, mas a principal discussão é sobre o custeio. Teremos de romper a visão equivocada do banco de que acesso à saúde é despesa. A Caixa não pode adoecer seus empregados em decorrência da falta de condições de trabalho adequadas, do assédio e pressão por metas abusivas, e ainda transferir essa conta para os seus trabalhadores. Nosso plano é uma conquista histórica, é um direito e deve ser parte também da política de valorização dos empregados. Precisamos resistir e a maneira mais efetiva é a mobilização!", reforçou o diretor do Sindicato e também da Apcef/SP, Antônio Júlio Gonçalves Neto (Tony).
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Caixa volta atrás, atende Sindicato e decide abonar horas dos jogos do Brasil na Copa
- Põe Mais Dinheiro Caixa! Afinal, o que é o teto?
- COE Itaú entrega pauta de reivindicações ao banco no dia 1º de julho
- Banco do Brasil apresenta proposta insuficiente para recomposição das reservas da Cassi
- Sindicato terá horário especial de atendimento na segunda-feira (29)
- Bancários cobram soluções do INSS para entraves no acesso a benefícios previdenciários
- Falta de segurança nos postos de atendimento do Mercantil coloca trabalhadores em risco
- Super Caixa: participe da consulta e fortaleça a luta por mudanças no programa de remuneração variável
- CUSC cobra mais transparência e melhorias no atendimento durante reunião com gestores do Saúde Caixa
- Categoria bancária aprova minuta de reivindicações para a Campanha Nacional Unificada 2026
- Contraf-CUT entrega à Caixa minuta de reivindicações específicas dos empregados
- Funcionários do Banco do Brasil entregam minuta de reivindicações à direção do banco
- Categoria bancária entrega minuta de reivindicações à Fenaban; Primeira negociação será dia 2 de julho
- Representantes dos funcionários do Itaú entregarão pauta de reivindicações ao banco em 2 de julho
- Entrega da minuta à Fenaban e Caravana da FETEC abrem a Campanha Nacional 2026