11/05/2023

Apesar do lucro recorde, Mercantil ainda pratica alta rotatividade e pressão por metas

No primeiro trimestre de 2023, o Mercantil registrou lucro recorde, alcançando a marca de R$ 68,1 milhões, uma alta de 45% na comparação anual e crescimento de 4,7% frente ao trimestre passado. O resultado é fruto do esforço de milhares de trabalhadores, que estão submetidos à pressão por metas e ainda enfrentam alta rotatividade.

O retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) superou o patamar de gigantes do setor, como o Itaú, e a base de clientes alcançou 6,7 milhões, número de 35% ao apurado no mesmo período do ano anterior.

Apesar disso, o que mais afeta o clima motivacional no banco é a alta rotatividade. Na avaliação do movimento sindical, é possível elaborar um plano de cargos e salários, PCS, que seja seguro e atrativo para os funcionários utilizando os recursos disponíveis.

Em muitos casos, não há reposição de funcionários desligados, o que gera sobrecarga de trabalho. "Quando muitos funcionários são desligados, como ocorre recorrentemente nas agências do Mercantil do Brasil, cria-se uma sensação de que qualquer um pode ser o próximo, o que é péssimo para a imagem da empresa, inclusive junto aos seus clientes", ressalta Marco Aurélio Alves, coordenador da COE.

"O banco não tem por que demitir, uma vez que apresenta recordes de lucratividade. Cobramos que tenha responsabilidade social! Os funcionários demitidos são profissionais dedicados e merecem ser tratados com dignidade e respeito. Eles podem ser requalificados em outras funções dentro da empresa e assim continuar contribuindo para o crescimento do banco. Os clientes, na maioria aposentados e pensionistas do INSS, também sofrem ao padecer em longas filas à espera de atendimento, com o atendimento completamente precarizado", reforça o secretário geral do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Júlio César Trigo.

PPPLR 2023

Na última terça-feira, 10 de maio, o Mercantil protocolou, junto ao Sindicato dos Bancários de BH, propostas para os programas próprios de PLR 2023. Os documentos serão analisados pela entidade e haverá negociação com o banco sobre o tema.

 
Fonte: Seeb BH, com informações da Exame e edição de Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS