24/03/2023
Balanço da Caixa: manutenção da taxa Selic deve afetar operações de crédito em todo o mercado bancário
Durante a apresentação das demonstrações financeiras da Caixa de 2022, um dos jornalistas presentes à coletiva de imprensa questionou os dirigentes do banco sobre quais seriam os efeitos da decisão do Copom que manteve a taxa básica de juros (Selic) em 13,75% na reunião ocorrida na última quarta-feira (22).
Na avaliação dos dirigentes da empresa, a decisão pode sim trazer impactos na oferta de crédito, especialmente na concessão de financiamentos imobiliários originados com recursos da poupança (SBPE). A situação ocorreria pois os poupadores tendem a buscar aplicações mais rentáveis, fazendo com que a caderneta perca recursos. A alternativa para compor o funding do SBPE passa por aumentar a captação em LH’s e LCI’s. A remuneração maior ao cliente nestas aplicações, porém, acaba reduzindo a margem financeira do banco e aumentando a taxa de juros para o tomador do crédito.
“A política monetária adotada pelo Banco Central tem causado impactos negativos na sociedade como um todo, incluindo os bancos. A Caixa também é sensível às decisões do COPOM, já que tem boa parte de sua carteira formada por contratos de prazos longos, como os financiamentos imobiliários, e isso pode impactar a estratégia de atuação do banco”, avalia o diretor-presidente da Apcef/SP Leonardo Quadros.
“O movimento sindical decidiu se posicionar contra a autonomia do BC porque essa política ditada pelo mercado prejudica os trabalhadores e os segmentos com menor proteção social. A taxa de juros nesse patamar trava o crescimento econômico. Os empresários, que geram a maioria dos empregos, deixam de tomar empréstimos e fazer investimentos. Sem investimentos, os empregos não são gerados. Sem renda, o trabalhador não pode consumir e a roda da economia para de girar. O próximo episódio dessa série todos nós já conhecemos: recessão, desemprego, aumento da pobreza e da fome", acrescenta o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Antônio Jpulio Gonçalves Neto.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- MPT reafirma direito de entidades sindicais à manifestação política durante processo eleitoral
- Contraf-CUT e Sindicato repudiam articulação para entregar participação do Banco do Brasil a banco dos EUA
- "Tesouraço" de Flávio eliminaria até 2,2 milhões de empregos e impactaria PIB negativamente em 1,55%, diz Dieese
- Sem Sindicato, salário médio dos bancários seria R$ 5 mil menor
- Bancos pressionam bancários por certificação C-Pro R até o fim de outubro
- Em virtude do 2º turno das eleições, Clube estará fechado no domingo (25)
- Proposta de reforma da Previdência ameaça aposentadorias e direitos dos bancários
- Grave! Banesprev exclui participantes da governança e entrega cargos de eleitos a indicados do Santander
- Governo Bolsonaro iniciou reestruturação na Caixa com ataques aos empregados e piora nas condições de trabalho
- Live dos Eleitos debate gestão e perspectivas para o futuro da Cassi nesta quinta-feira (22)
- Fenae alerta participantes da Funcef sobre riscos de contribuições em atraso
- Daniella Marques: do discurso de valorização das mulheres às propostas que preocupam os trabalhadores
- Reforma Administrativa: planos do candidato Flávio Bolsonaro ameaçam bancários de bancos públicos
- CCT 2026/2028 garante indenização extra e apoio à recolocação após fechamento de agências
- Seu voto não termina na urna: como o resultado do segundo turno afeta sua vida, trabalhador?