02/05/2022
Desrespeitando empregados, direção da Caixa deixa trabalhadores em home office “no escuro”
O prazo para a validade do Projeto Remoto, modelo simplificado do home office previsto inicialmente pelo RH 226 e que foi implementado como forma de buscar o distanciamento social em decorrência da pandemia de Covid-19, terminou em 30 de abril, no último sábado. Até o momento, apesar de cobranças e questionamentos, a direção da Caixa não se manifestou sobre sua prorrogação e nem encaminhou aos empregados e chefias das unidades orientações sobre como proceder a partir desta segunda-feira (2/5).
As entidades representativas têm cobrado da direção do banco um modelo de home office para ser implementado independente da pandemia, e que resolva as diversas distorções presentes no RH 226 e no Projeto Remoto, como o registro da jornada, pagamento de ajuda de custo, garantias trabalhistas e das condições de saúde dos trabalhadores.
Após a publicação, pelo governo federal, da MP 1.108/2022, que precariza ainda mais o teletrabalho, a direção da Caixa tem se esquivado de debater o assunto, e tenta desvirtuar o home office, usando-o, por exemplo, como forma de não pagar horas extras, como ocorreu na Vilop. Fato que só foi revertido após a intervenção das entidades sindicais.
A Caixa está agindo de forma sádica ao não não se pronunciar à respeito da continuação do home office. Os trabalhadores não sabem o que fazer, qual o procedimento para permanecer em trabalho remoto, por exemplo. Sem contar os desrespeito com PCDs e outras pessoas em grupo de risco, haja vista que o número de casos tem voltado a crescar em várias regiões do país. Infelizmente, fatos como este mostram o tratamento desrespeitoso que os empregados têm recebido da administração do presidente Pedro Guimarães", ressaltou o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Antônio Júlio Gonçalves Neto.
O movimento sindical tentou avançar na discussão de um modelo de teletrabalho que preserve a saúde e os direitos dos empregados, mas, aparentemente, a direção aposta na desregulamentação prevista na MP. Para o caso concreto, em que a direção está sendo omissa em fornecer orientações, o Sindicato entende que os empregados que ocupam as funções de chefia não devem puxar para si a responsabilidade por determinar o retorno ao trabalho presencial dos colegas que estão em home office.
A direção da empresa deve formalizar seu posicionamento de forma inequívoca. Se a direção pretende utilizar o home office como estratégia de organização do trabalho, precisa discutir o modelo desta implementação com os empregados. Não é uma atitude responsável deixá-los neste estado de incerteza, como fez neste mês.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Trabalhadores e banqueiros voltam a negociar nessa segunda-feira (24)
- COE Santander cobra valorização do PPRS e avanço nas demais reivindicações da minuta
- Com 100% das agências fechadas em Catanduva, bancários dão recado à Fenaban: queremos proposta decente!
- Paralisação dos bancários ganha repercussão na imprensa e expõe intransigência dos bancos na Campanha Nacional
- Banco do Brasil tem nova rodada de negociação nesta quarta-feira (19) e funcionários cobram propostas
- BB propõe clausular ações por igualdade e combate à violência doméstica, mas segue sem apresentar soluções às principais reivindicações dos funcionários
- Caixa frustra empregados sem nova proposta para o Saúde Caixa
- Santander volta a mesa de negociação nesta quarta-feira (19) e funcionários esperam avanços no PPRS
- Mobilização dos trabalhadores faz bancos recuarem de proposta de reajustes por faixas salariais
- Proposta da Fenaban é rejeitada por 97% dos bancários e bancárias
- Santander demite durante a Campanha Nacional, mesmo após pedido do Comando
- Sindicato publica aviso de paralisação da categoria bancária no dia 20 de agosto
- Trabalhadores retomam negociações com os bancos nesta terça-feira (18)
- Eleições Cabesp: Todos podem votar, incluindo pensionistas e Cabesp Família
- Assembleia na segunda-feira (17) delibera sobre proposta da Fenaban e paralisação no dia 20. Participe!