07/08/2021
37º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa: análise de conjuntura com muita ironia

O primeiro painel do 37º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), na manhã de sábado (7), tratou do tema “Democracia, Direitos e Vida” com os jornalistas Helder Maldonado, especializado em música e cultura pop, e Marco Bezzi, coautor do livro “Como o Rock Pode Ajudar Você a Empreender”. De forma bem-humorada, os dois fizeram uma apresentação da situação do país, dos ataques feitos pelo governo Bolsonaro e que influenciam de forma brutal a vida da população.
“A aposentadoria se transformou em uma incógnita e um sonho mais demorado quanto uma viagem de avião entre Boa vista e Pelotas, cidades que mantêm os aeroportos mais distantes do país”, ironizou de forma geográfica Helder Maldonado. Que também é o criador da página Galãs Feios.
Locutor de rodeios
Helder lembra o episódio da contratação feita pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães, do locutor de rodeios, Cuiabano Lima, como garoto propaganda do banco. “Em um contrato que pode ser tão escandaloso que ainda permanece em sigilo. Por que não sobraria dinheiro para aumento de pessoal e abertura de concurso?”, questionou o jornalista. Helder lembra que a escolha do locutor para a publicidade do banco pode ter a ver com o fato de Cuiabano ser amigo pessoal do Jair Bolsonaro. “É apenas mais um capítulo do famoso festival de coincidências incríveis do atual governo”, completou.
Já Marcos Bezzi, com passagem pela Editora Abril, Estadão, Record TV e participou de especiais na MTV e no Multishow, lembra que a atendeu mais de 100 milhões de brasileiros no pagamento dos auxílios emergenciais de 2020. “Algumas pessoas do Brasil podem até ficar surpresas que esse papel não coube à XP Investimentos ou à BTG Pactual. Não seria para menos, já que a imprensa publica tanta matéria disfarçada de propaganda dessas empresas. Tantas que que eu cheguei até a imaginar que as pessoas podiam pegar empréstimos a juros baixos nessas corretoras”, disse Marcos Bezzi, também recorrendo à ironia para demonstrar os absurdos do atual governo.
Patriotismo interesseiro
A tentativa de Bolsonaro de privatizar os Correios também foi abordada por Marcos. Ele falou sobre os interesses dos “farialimers na privatização dos Correios, uma empresa pública lucrativa. “Patriota é assim: Brasil acima de tudo e o lucro acima de todos”, cravou Marcos Bezzi. “Essa mesma chantagem eu também já escutei durante a reforma trabalhista e da Previdência. Cinco anos depois, temos 6 milhões de novas vagas, sim, mas na área de entregadores de aplicativo sem carteira assinada”, falou Marcos.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Diretoria plena do Sindicato se reúne para análise de conjuntura e definição de estratégias de luta
- Dia Nacional de Luta em defesa da Previ: trabalhadores do BB realizaram protestos por todo o país
- Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 em 2026
- Sindicato visita agências do Santander para alertar sobre os impactos da terceirização e reforçar mobilização contra a prática
- Novos exames do PCMSO devem ser oferecidos pela Caixa a partir de maio
- Trabalhadores do BB protestam nesta quarta-feira (16) em defesa da Previ e contra ataques do TCU e CNN
- PL do golpe é tentativa de anistiar Bolsonaro e legalizar ataques à democracia, alerta Contraf-CUT
- Entidades sindicais se mobilizam para Marcha a Brasília e 1º de Maio
- A quem interessa destruir a Cabesp?
- Isenção do IR até R$ 5 mil: 76% dos brasileiros concordam com criação de alíquota mínima para os mais ricos
- Previ: Entenda os interesses em torno do fundo de pensão. E a importância de defendê-lo
- Talentos Fenae/Apcef chega ao fim em clima de festa e confraternização dos empregados e aposentados da Caixa
- STF: aposentado não precisa devolver dinheiro da revisão da vida toda
- Santander ignora diversidade e dá passo atrás ao nomear homem para chefia de marketing
- Contraf-CUT: Ministro do TCU ignora relatório solicitado por ele mesmo em auditoria na Previ