04/08/2021
Sindicato cobra da direção da Caixa menos metas e mais prazo para certificações
.jpg)
Representantes dos Empregados da Caixa voltaram a receber reclamações de empregados do banco público, com função gratificada, relacionadas a cobrança para apresentação de certificações Anbima (CPA-10 e CPA-20).
Segundo os bancários, o prazo exigido pela direção do banco para apresentação das certificações é muito curto: 15 de setembro. Além disso, a gestão da empresa determinou até 31 de agosto para que os trabalhadores façam cursos Agir Certo e PCD. Ambos são necessários para poder concorrer ao Processo Seletivo Interno (PSI).
O prazo insuficiente está sendo exigido em meio a um cenário contínuo de redução do número de postos de trabalho e, ao mesmo tempo, de aumento abusivo das metas – em plena pandemia, a venda de produtos de seguridade para segmento PJ foi aumentada em quatro vezes, por exemplo.
"Como se não bastassem a insegurança e a excessiva lotação de clientes nas agências Caixa – principalmente nos dias em que ocorre o pagamento dos benefícios sociais – aumentando o risco de contágio pela Covid-19, e o sofrimento dos funcionários com pesadas cobranças por metas absurdas, os trabalhadores têm de sofrer ainda mais com a truculência e a falta de humanidade da direção do banco ao cobrar cursos com prazo tão curto para serem finalizados. Como o empregado vai conseguir fazer todos esses cursos tendo ainda de bater essa meta e atender a população?”, questiona o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Antônio Júlio Gonçalves Neto.
A cobrança para apresentação da certificação Anbima está gerando transtornos psicológicos nos empregados.
“Sexta recebi um e-mail da [área] me cobrando a certificação. Só pressão! A Anbima ficou fechada três meses. Não se consegue agenda. Fico tão nervosa que de setembro até março reprovei duas vezes. Fora o gasto. Cada prova custa R$ 286. Isso tem mexido muito com meu emocional! Fora que a gestão não deixa a gente em paz para estudar. É uma falta de respeito, de humanismo até! Temos família e problemas pessoais também. Não dá para viver 24 horas de Caixa!”, desabafa uma empregada.
No final de maio, após cobrança do Sindicato e da Apcef/SP, a Caixa havia anunciado novo prazo para que os empregados com função gratificada apresentem as certificações Anbima.
É válido lembrar que também é responsabilidade da gestão da empresa a redução do número de empregados, e assim falta de tempo para estudos. Diante deste caos, as entidades sindicais voltarão a reivindicar a prorrogação desses prazos, bem como a suspensão das metas durante a pandemia.
"O assédio moral decorrente da cobrança de metas em plena pandemia escancarou todos os problemas que a Caixa vem enfrentando ao longo dos últimos tempos: desmantelamento do banco público pelos governos neoliberais de Temer e Bolsonaro, falta de empregados por causa dos seguidos planos de demissão voluntária, negligenciamento da função social da instituição pública, deterioração das condições de trabalho e a precarização do atendimento ao público", denuncia o diretor.
Os empregados devem prontamente entrar em contato com o Sindicato (veja canais abaixo) quando ocorrerem metas abusivas para venda de produtos durante a pandemia; desrespeitos ao protocolo contra a covid-19; falta de empregados nas agências; e desrespeito à jornada no teletrabalho.
O empregado precisa ter consciência de que muitas vezes seu problema individual não será resolvido prontamente ao entrar em contato com o Sindicato. Muitas vezes a solução passa pela organização coletiva, que irá definir as medidas a serem tomadas. E com mais informações, as entidades representativas terão mais subsídios para identificar os problemas nos locais de trabalho e cobrar soluções da direção do banco. Juntos e organizados, somos mais fortes.
Bancários sindicalizados podem realizar cursos gratuitos na Rede do Conhecimento
Trabalhadores associados ao Sindicato podem realizar, gratuitamente, diversos cursos de ensino a distância (EAD). Entre as opções disponíveis, estão os cursos de CPA 10, CPA 20, CEA, CA 600, Bancos Públicos no Brasil, FBB 200.
Como participar
Cada bancário (a) pode se inscrever em até dois (2) cursos simultâneos. Os interessados devem enviar e-mail para a Secretaria Geral do Sindicato (seebcat@bancariosdecatanduva.com.br) informando nome completo, e-mail e CPF. As informações serão repassadas à Contraf-CUT e à Fenae, que enviarão ao inscrito os dados necessários para acesso à plataforma dos cursos.
Procure o Sindicato
O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.
> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e denuncie. O sigilo é absoluto.
> Você pode entrar em contato diretamente com um de nossos diretores através de seus contatos pessoais. Confira: Roberto Vicentim - (17) 99135-3215, Júlio Trigo - (17) 99191-6750, Antônio Júlio Gonçalves Neto (Tony) - (17) 99141-0844, Sérgio L. De Castro Ribeiro (Chimbica) - (17) 99707-1017, Luiz Eduardo Campolungo - (17) 99136-7822 e Luiz César de Freitas (Alemão) - (11) 99145-5186
> Redes Sociais: nossos canais no Facebook e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.
> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa linha de transmissão no WhatsApp. Adicione o número (17) 99259-1987 nos seus contatos e envia uma mensagem informando seu nome, banco e cidade em que trabalha.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Saiba como será o expediente dos bancos no Ano Novo
- Às vésperas do fechamento do ano, a luta por mudanças no Super Caixa continua
- Prazo para sacar abono salarial acaba nesta segunda-feira (29)
- Comunicação sobre mudanças gera medo e insegurança em bancários do Itaú
- Novo salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026
- Por unanimidade, STF reconhece existência de racismo estrutural no Brasil. Entenda
- Com início do recesso no Congresso, movimento sindical bancário projeta para 2026 atuação nas pautas de interesse dos trabalhadores
- Justiça indefere pedido do Santander contra decisão da Previc sobre retirada de patrocínio
- Super Caixa: Ainda dá tempo de assinar o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical