02/07/2021
Roda de conversa debate sobre necessidade de mudanças socioeconômicas

“Os sentimentos de empatia, de amor e de solidariedade nos levam a nos inclinarmos sobre os caídos no caminho, a revitalizar as terras devastadas, a purificar a água e limpar o ar e o solo envenenados.” Este é um trecho do texto “A espiritualidade e o eventual fim da espécie humana”, do professor, teólogo e filósofo Leonardo Boff, que será debatido na 6ª Roda de Conversa da Agenda Latino-americana, nesta sexta-feira (2), a partir das 19h.
O próprio autor fará parte do debate. Leonardo Boff dividirá a mesa, ou melhor, a tela, com o monge beneditino Marcelo Barros, com o editor da revista Senso e cientista da religião, Jonathan Félix, e com a fisioterapeuta e ativista social, Sarah Suzan. A atividade será transmitida, ao vivo, a partir das 19h, pelo Facebook e pelo canal no Youtube da Agenda Latino-americana e pelo canal da Comunidade Bremen. Quem acompanhar ao vivo poderá fazer perguntas e comentários sobre o tema em debate.
A Agenda
A Agenda Latino-americana é um projeto criado há 30 anos por Dom Pedro Casaldáliga e por José María Vigil para contribuir com a reflexão sobre questões políticas e sociais numa perspectiva construtiva e crítica, comprometida com causas que afetam a humanidade em escala global, a partir da identidade latino-americana e que, durante todos estes anos, tem contribuído para a formação libertadora de mulheres e homens que, de forma consciente, assumem o compromisso de lutar pela mudança da triste realidade social na qual vivemos.
A Agenda Latino-americana, que já nos trouxe reflexões sobre igualdade de gênero; sobre o “tsuname” tecnológico e suas consequências para a sociedade; sobre desigualdade e propriedade; direitos humanos; democracia; socialismo; economia; e tantos outros temas de fundamental importância, neste ano nos ajuda a refletir sobre as conquencias da devastação do planeta e alerta para que a humanidade não apenas pare de consumir desenfreadamente, como também promova ações para a recuperação do que já foi devastado, ou será tarde demais e a natureza nos imporá suas consequências, como, por exemplo, as pandemias.
Justamente em decorrência da pandemia de Covid-19, a equipe da edição brasileira optou pela não impressão da agenda neste ano e disponibilizou todos os textos na internet. Além disso, mensalmente, sempre na primeira sexta-feira do mês, promove debates sobre um dos textos veiculados na edição de 2021.
6ª Roda de Conversa da Agenda Latino-americana
Sexta-feira, 2 de junho
A partir das 19h, ao vivo:
- Youtube
- Comunidade Bremen
- Texto base
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Saiba como será o expediente dos bancos no Ano Novo
- Às vésperas do fechamento do ano, a luta por mudanças no Super Caixa continua
- Prazo para sacar abono salarial acaba nesta segunda-feira (29)
- Comunicação sobre mudanças gera medo e insegurança em bancários do Itaú
- Novo salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026
- Por unanimidade, STF reconhece existência de racismo estrutural no Brasil. Entenda
- Com início do recesso no Congresso, movimento sindical bancário projeta para 2026 atuação nas pautas de interesse dos trabalhadores
- Justiça indefere pedido do Santander contra decisão da Previc sobre retirada de patrocínio
- Super Caixa: Ainda dá tempo de assinar o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical