15/06/2021
Entidades entregam relatório de consulta aos empregados sobre a Verocard à Caixa
A Apcef/SP e a Fetec-CUT/SP, representando o Sindicato, estiveram reunidas com representantes da Geber e da Gipes na última quinta-feira (10) para entregar o relatório com os resultados da consulta realizada pelas entidades sindicais sobre a Verocard. Também participaram da reunião, dirigentes do Sindicato dos Bancários de São Paulo e da Feeb/SP-MS.
A consulta foi realizada entre 20 de abril e 21 de maio por causa das muitas reclamações desde a implantação do cartão refeição e alimentação da Verocard para os empregados da Caixa.
Foram consultadas 4.198 pessoas. Deste total, 72% relataram problemas para utilização do benefício e 97% afirmaram que não querem a renovação do contrato com a Verocard.
Como o contrato tem mais dois meses de vigência, representantes dos empregados solicitaram que a Caixa adeque as exigências e abra novo processo licitatório, buscando resolver os principais problemas apontados pelos empregados, entre eles, a inclusão da bandeira em aplicativos de entrega e o aumento da rede credenciada.
Representantes da Geber afirmaram que o número de reclamações na Caixa tem diminuído e, por isso, há análises para prorrogação do contrato com a Verocard, sem nova licitação. De acordo com os representantes do banco público, a empresa está cumprindo o que foi acordado no processo licitatório.
O entendimento das entidades representativas dos empregados é bem diferente, o que foi comprovado pela consulta. Os trabalhadores aguardam o fim do contrato para a contratação de outra empresa, que atenda às suas necessidades, por isso a redução no número de reclamações.
Diante do que foi apresentado pelo movimento sindical, a Geber levantou preocupação sobre o prazo para um novo processo licitatório, que costuma ser maior que dois meses, o que poderia inviabilizar a solução.
Uma nova reunião deve ser agendada, com a presença dos responsáveis pela licitação na Caixa a fim de encontrar uma solução, com o compromisso da Geber de analisar todas as possibilidades em conjunto com as entidades.
"O banco precisa se lembrar que os vales são direitos conquistados pelos empregados e, ao fazer uma licitação com um padrão que não garanta que todos eles possam utilizá-los no dia a dia, está cerceando esse direito, que é obrigação da Caixa assegurar. Deixamos claro que queremos uma solução efetiva para essa situação, o mais rápido possível, e que seja benéfica aos trabalhadores" ressaltou o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região e da Apcef/SP, Antônio Júlio Gonçalves Neto.
Fim do contrato da Verocard com a Câmara Municipal de São Paulo – Durante a reunião, os representantes dos empregados citaram o caso da Câmara Municipal de São Paulo, que usava Verocard e fez um novo processo licitatório com alterações de especificações técnicas, o que resultou na não participação da empresa no novo pleito.
Existiam diferenças significativas nas especificações entre os editais da Câmara e da Caixa, justamente nos pontos apontados na consulta realizada pela Apcef/SP e sindicatos, que são, tamanho da rede credenciada e obrigatoriedade de inserção da empresa de cartões em aplicativos de entrega.
A Câmara Municipal de São Paulo, por exemplo, incluiu em edital recente que a empresa contratada deverá comprovar, no mínimo, 7 mil estabelecimentos credenciados e ativos no município de São Paulo. No edital da Caixa, a quantidade mínima de estabelecimento credenciados no município de São Paulo era de 542 estabelecimentos.
Também no edital da Câmara Municipal de São Paulo está previsto que a empresa concorrente terá de declarar que possui convênio ou que o firmará no prazo máximo de seis meses, para pagamento em site ou aplicativos mobile em no mínimo uma das empresas de aplicativos de entrega de refeições prontas, tais como: Ifood, Rappi, ou Uber Eats.
No edital da Caixa, sequer havia esta informação.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Caixa adia negociação sobre caixas e tesoureiros
- TST julga nesta segunda-feira (25) a aplicação retroativa da reforma trabalhista e gratuidade de Justiça
- Funcef: Adequação da meta atuarial pode aumentar o benefício dos participantes que aderiram ao PDV, caso o benefício seja requerido a partir de janeiro
- CGU demite ex-vice-presidente da Caixa por assédio; Sindicato reforça compromisso no combate a esse tipo de conduta
- Ao longo de toda a vida, negros recebem R$ 900 mil a menos que não negros no Brasil
- Eleição da ANABB termina hoje (22). Confira os candidatos apoiados pelo Sindicato e Contraf-CUT
- Decisão sobre a adequação da meta atuarial da Funcef é adiada
- Vitória da construção: G20 histórico abraça pautas do G20 Social
- Campanha 21 Dias de Ativismo reforça luta pelo fim da violência contra a mulher
- 24 anos de privatização do Banespa: luta segue para preservar direitos e conquistas dos banespianos
- Agências não terão expediente bancário nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra e Zumbi de Palmares
- Fim da escala 6x1 é tema de debate do Coletivo Nacional de Relações do Trabalho da Contraf-CUT
- Sindicato e Fetec-CUT/SP debatem conjuntura e perspectivas para a categoria bancária
- Em defesa do Saúde Caixa viável e sustentável, empregados cobram fim do teto de 6,5% e medidas de prevenção
- Organização do trabalho nos bancos leva a adoecimento mental da categoria