07/06/2021
Caixa não divulgou “fornecedor” para vacina da gripe e indica SUS para aposentados
Faltando menos de um mês para terminar o período previsto para que os empregados possam realizar a vacinação contra a gripe na modalidade de reembolso, dentro das regras previstas pela campanha de vacinação divulgada pela empresa para 2021, ainda não há qualquer informação sobre a contratação de fornecedor para realizar a vacinação sem custo para os empregados, o que é a outra modalidade prevista na campanha.
A vacinação contra a gripe foi uma das medidas de prevenção e promoção da saúde implementada na Caixa após discussões do GT Saúde do Trabalhador, e traz benefícios para os empregados (já que os contribui para preservar sua saúde), para a empresa (já que reduz o absenteísmo, contribuindo para o aumento da produtividade) e para o plano de saúde (como política de prevenção, contribui para a redução de custos). Neste momento de uma pandemia por um vírus que causa sintomas semelhantes, a importância da vacinação contra a gripe aumenta, pois facilita o diagnóstico correto de alguém infectado por Covid-19 com sintomas leves, e o isolamento desta pessoa impede a disseminação do vírus.
Os empregados da ativa sofrem com a demora da direção do banco. Já os aposentados, sofrem com a insensibilidade da gestão de Pedro Guimarães: no comunicado da campanha, a direção do banco não mencionou sua participação, ao contrário do que foi feito até o ano passado. Quando os representantes dos empregados questionaram em mesa de negociação sobre a ausência, a resposta dada pelos representantes da direção foi que os aposentados não poderiam mais ser incluídos por serem ex-empregados, e aqueles com mais de 65 anos tinham como alternativa serem vacinados pelo SUS.
A fala dos representantes da direção indica que a atual administração não valoriza aqueles empregados que construíram a Caixa e a fizeram chegar até aqui. Ampliar programas de prevenção e promoção da saúde sempre foi uma demanda do Sindicato, e ajuda, inclusive, a reduzir os custos do Saúde Caixa, o que é bom para todos, ainda mais neste momento em que está sendo discutido o formato de custeio do plano. Infelizmente, parece que esta preocupação não é compartilhada pela direção da empresa.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Caixa adia negociação sobre caixas e tesoureiros
- TST julga nesta segunda-feira (25) a aplicação retroativa da reforma trabalhista e gratuidade de Justiça
- Funcef: Adequação da meta atuarial pode aumentar o benefício dos participantes que aderiram ao PDV, caso o benefício seja requerido a partir de janeiro
- CGU demite ex-vice-presidente da Caixa por assédio; Sindicato reforça compromisso no combate a esse tipo de conduta
- Ao longo de toda a vida, negros recebem R$ 900 mil a menos que não negros no Brasil
- Eleição da ANABB termina hoje (22). Confira os candidatos apoiados pelo Sindicato e Contraf-CUT
- Decisão sobre a adequação da meta atuarial da Funcef é adiada
- Vitória da construção: G20 histórico abraça pautas do G20 Social
- Campanha 21 Dias de Ativismo reforça luta pelo fim da violência contra a mulher
- 24 anos de privatização do Banespa: luta segue para preservar direitos e conquistas dos banespianos
- Agências não terão expediente bancário nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra e Zumbi de Palmares
- Fim da escala 6x1 é tema de debate do Coletivo Nacional de Relações do Trabalho da Contraf-CUT
- Sindicato e Fetec-CUT/SP debatem conjuntura e perspectivas para a categoria bancária
- Em defesa do Saúde Caixa viável e sustentável, empregados cobram fim do teto de 6,5% e medidas de prevenção
- Organização do trabalho nos bancos leva a adoecimento mental da categoria