27/05/2021
Mulheres sindicalistas preparam encontro do Sudeste para construir agenda de lutas

Nos dias 28 e 29 de maio, mulheres CUTistas da região Sudeste irão promover um encontro para dialogar e construir a agenda de lutas para os próximos meses. A atividade “Mulheres na Resistência – pela Vida, Direitos e Respeito” terá como objetivo articular as trabalhadoras nos estados para fortalecer a luta por políticas públicas para as mulheres. Participam da iniciativa, que será virtual, as representações estaduais da CUT na região: São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo e Minas Gerais.
“Nossa organização é necessária nesse momento em que a pandemia e esse desgoverno nos têm afetado de forma muito drástica. É fundamental que as mulheres estejam cada vez mais integradas e unidas nas suas estratégias para minimizar esses impactos e não permitir os retrocesos”, afirmou a secretária da Mulher da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Elaine Cutis. As bancárias também realizaram, no dia 13 destte mês, o Encontro do Ramo, no qual definiram estratégias e também discutiram formas de participar de todo o processo de organização das mulheres.
O encontro do Sudeste
Ao longo dos dois dias de atividades, as participantes irão discutir temas como políticas públicas, o mercado de trabalho e renda para as mulheres e mobilização em rede nos espaços virtuais. É a primeira vez que os encontros de mulheres sindicalistas são realizados de forma regional – antes ocorriam de forma estadual. O atual modelo foi adotado pela possibilidade do ambiente virtual permitir participantes dos diversos territórios, mas, sobretudo, pela necessidade das sindicalistas trocarem experiências sobre suas atuações nos estados que vivem, além de relatarem a aplicação das políticas de incentivo às mulheres no mundo do trabalho e de combate à violência.
A atividade também é de preparação ao Encontro Nacional de Mulheres, que será organizado pela CUT Brasil no segundo semestre. Por isso, a expectativa é que o encontro eleja as delegadas que representarão a região. Podem participar mulheres de todos os sindicatos filiados à Central na região Sudeste. A inscrição, até o dia 27 de maio, pode ser feita por meio da Secretaria da Mulher Trabalhadora da CUT da região em que atua.
Conforme informamos no Encontro Nacional das Bancárias, para sair delegadas ao Encontro Nacional de Mulheres da CUT as mulheres deverão ter participado do encontro estadual e pleitear vaga no encontro Regional de sua região, bem como seu sindicato estar em dia com a CUT.
Outras regiões
Outras regiões do país também realizam encontros. Nos dias 22 e 23 deste mês, a Região Sul realizou seu encontro. A Região Nordeste 1 (Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas) realizará seu encontro nos dias 11 e 12 de junho. A Região Nordeste 2 (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba) faz seu encontro nos dias 18 e 19 de junho.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Saiba como será o expediente dos bancos no Ano Novo
- Às vésperas do fechamento do ano, a luta por mudanças no Super Caixa continua
- Prazo para sacar abono salarial acaba nesta segunda-feira (29)
- Comunicação sobre mudanças gera medo e insegurança em bancários do Itaú
- Novo salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026
- Por unanimidade, STF reconhece existência de racismo estrutural no Brasil. Entenda
- Com início do recesso no Congresso, movimento sindical bancário projeta para 2026 atuação nas pautas de interesse dos trabalhadores
- Justiça indefere pedido do Santander contra decisão da Previc sobre retirada de patrocínio
- Super Caixa: Ainda dá tempo de assinar o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical