30/03/2021
Em vez de propor saídas diante da crise, Rial diz que “liberdade é não temer tanto”
.jpg)
Mais de duzentos economistas, banqueiros e empresários divulgaram carta aberta no último final de semana pedindo mais medidas de prevenção à covid-19 e distanciamento social, refutando o “falso dilema entre salvar vidas e garantir o sustento da população vulnerável”. A carta critica abertamente a gestão da pandemia pelo governo federal e propõe ações para o enfrentamento da crise. Chama a atenção, no entanto, a ausência de nomes do alto escalão do Santander no país entre os signatários, uma vez que bancos de grande porte como Itaú fazem parte da lista.
Na contramão da iniciativa, o presidente do Santander no Brasil, Sergio Rial, escreveu em suas redes sociais na sexta-feira (19) texto em que pede a reflexão “sobre o poder da liberdade”. A informação foi publicada na coluna Painel, da Folha de S.Paulo.
Numa mensagem controversa, Rial escreveu que “liberdade é também não temer tanto”, se referindo ao contexto em que “o pânico da ausência de ar e de morrer no seco se aproxima de todos nós”. Ele vai além: “E se for para ter medo, que seja o medo de perder a coragem”, disse em uma citação atribuída a Inês Saibert. “Algum medo nos fortalece, muito medo nos desumaniza”, completa Rial. No artigo, o presidente do Santander ainda diz que em sua vida ele não tem “muitas regras”. “Elas me diminuem naquilo que julgo ser a grandeza do humano: a ausência do limite”.
O país bate tristes recordes de óbitos diariamente (a média diária de mortes é de 2,2 mil, superando os Estados Unidos em casos) e, com isso, devemos chegar a 300 mil vítimas até o fim da semana.
Na avaliação do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, o texto foi infeliz ante o momento de insegurança que o país atravessa. Ao invés de endossar o manifesto, Rial preferiu divulgar uma mensagem duvidosa.
"É o mesmo banco que se recusa a negociar com o movimento sindical sobre acordo de teletrabalho para brasileiros. É o único que não fechou acordo coletivo para regulamentar o home office. O banco passa a imagem de empresa responsável socialmente, coisa que na realidade não é. Mostra com sua postura ser uma empresa antissindical e anti trabalhador, e toda a sociedade brasileira paga essa conta”, denuncia o diretor do Sindicato, Luiz Eduardo Campolungo.
"O Santander tem atuado na contramão dos seus concorrentes em diversas medidas tomadas durante a pandemia. A proposição de um acordo coletivo que contempla bancários espanhóis e a imposição de acordos individuais no Brasil, com desvantagens para os funcionários, além desta infeliz declaração no momento em que o país bate recordes de mortes a cada dia, demonstra mais uma vez o desrespeito e o descaso do banco com a vida, segurança, saúde e condições de trabalho dos brasileiros", acrescenta o diretor.
Carta aberta
O documento afirma, entre outros pontos, que a vacinação no país é lenta e que no ritmo atual, levaria mais de 3 anos para imunizar toda a população. Diz, também, que medidas como o lockdown deveriam ser consideradas com maior seriedade dado o cenário desolador. Aponta quatro propostas para vencer a crise: vacinação mais rápida, máscaras gratuitas e eficazes, coordenação nacional para tratar da pandemia e distanciamento social.
“O país pode se sair melhor se perseguimos uma agenda responsável. O país tem pressa; o país quer seriedade com a coisa pública; o país está cansado de ideias fora do lugar, palavras inconsequentes, ações erradas ou tardias”, pontua a carta.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Sindicato recebe lançamento do livro “Vai pra Cuba!... E eu fui!” com presença do autor e roda de conversa
- Eleições da Funcef: Participantes escolhem novos representantes para a Diretoria de Benefícios e conselhos
- Governo Lula prepara programa para renegociação de dívidas, que pode prever descontos de até 80%
- STF publica acórdão que inviabiliza a tese da “Revisão da Vida Toda”
- Representação dos empregados cobra diálogo e mudanças no Super Caixa em reunião com Vice-Presidência de Pessoas
- VAI ROLAR! Vem aí o Torneio de Futebol Society dos Bancários
- Eleições na Previ: conheça as propostas da Chapa 2 "Previ para os Associados"
- Funcef fecha 2025 com resultado positivo e alívio para os participantes
- Trabalhadores ocuparão Brasília pela redução da jornada e fim da 6x1, no dia 15
- GT de Saúde cobra respostas do Itaú sobre práticas que afetam bancários afastados
- Bancária e bancário, já começou a Consulta Nacional 2026. Participe!
- Por trás do alto nível de endividamento no país: enquanto governo busca soluções, Bacen penaliza população com juros altos
- Eleições Previ: Reunião com candidatos da Chapa 2, em Catanduva, reforça papel do diálogo e da informação na defesa dos associados
- Cartões de marcas próprias: aliados do varejo, vilões do orçamento
- Sindicato e Contraf-CUT cobram mudanças no programa Super Caixa e alertam para possíveis prejuízos aos trabalhadores