19/02/2019
Em assembleia, bancários do Mercantil do Brasil aprovam acordos próprios de PLR 2019

Em assembleias realizadas nesta quarta-feira, 13 de fevereiro, na sede do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região, os trabalhadores do Mercantil do Brasil e do Mercantil de Investimentos aprovaram, por unanimidade, os programas próprios de Participação nos Lucros e Resultados 2019 propostos pelos bancos.
Na ocasião, os diretores do Sindicato Marco Aurélio Alves e Paulo Barros, juntamente com o assessor jurídico da entidade, Sávio Leite, falaram aos presentes sobre as conquistas da Campanha Nacional dos Bancários e também sobre os avanços em relação ao programa próprio de PLR 2019 do Mercantil. Os diretores destacaram a importância da organização dos trabalhadores bancários por meio da filiação e da valorização dos sindicatos representativos frente a uma conjuntura altamente desfavorável aos trabalhadores em geral.
Em relação aos avanços no acordo próprio de 2019, os representantes dos funcionários ressaltaram a volta da inclusão do gatilho que contemple o pagamento do programa próprio de PLR a partir do cumprimento de 80% da meta. Ou seja, os funcionários passam a receber, proporcionalmente, a partir do atingimento do lucro de R$ 104 milhões, uma redução de R$ 26 milhões. O gatilho de cumprimento de 80% das metas também inclui a redução de despesas e BSC, que representam 50% do peso do Programa Próprio, 25% cada.
Foi mantido o pagamento do Programa Próprio aos dependentes em caso falecimento do funcionário. Foi também garantida a cláusula que prevê aos bancários o recebimento do maior valor entre os resultados apurados pelas regras do Programa Próprio e o valor da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários.
Para Marco Aurélio Alves, os bancários tiveram a consciência da atuação do movimento sindical na luta por melhores condições de trabalho e qualidade de vida para os bancários. “Além do Programa Próprio, as assembleias também proporcionaram o resgate das conquistas históricas das entidades representativas em favor dos trabalhadores do Mercantil do Brasil, como o combate à discriminação às mulheres, a implementação do auxílio educacional, cursos de pós-graduação, auxílio odontológico, plano de saúde, investimentos na segurança bancária, ticket restaurante e diversos outros benefícios”, explicou.
Em Catanduva, a assembleia foi realizada na terça-feira (12). Na ocasião, os programas próprios de Participação nos Lucros e Resultados 2019 do Mercantil do Brasil e do Mercantil de Investimentos também foram aprovados por unanimidade pelos trabalhadores.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Campanha de Vacinação contra a Gripe do Santander começa neste sábado (5)
- Trabalhadores vão debater sobre “Trabalho, Meio Ambiente e Transição Justa”
- GT de Junta Médica do Itaú discute melhorias no fluxo de funcionamento
- Trabalhadores vão a Brasília reivindicar redução da jornada e justiça tributária
- Conquista dos trabalhadores: Hospital São Domingos volta atender pela Cassi
- Itaú: Representação dos trabalhadores cobra mudanças no programa GERA e reajuste da PCR
- Critérios sobre Bônus Caixa preocupam empregados
- Entidades iniciam negociações com o Banco do Brasil para fortalecer a Cassi
- Fórum Estadual dos dirigentes sindicais da Caixa debate Saúde, Previdência e Condições de Trabalho
- Coletivo Nacional de Segurança do Ramo Financeiro discute regulamentação do Estatuto da Segurança Privada
- COE Santander debate políticas de diversidade em reunião com o banco
- Hoje é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo!
- Emprego formal e salários batem recordes no primeiro trimestre de 2025
- Sindicato parabeniza Apcef/SP pelos 118 anos de atuação em prol dos empregados da Caixa
- Curso de Paternidade Responsável online começa dia 7 de abril, com desconto para sindicalizados!