Nos moldes da Reforma, banco muda modelo de férias sem negociar com o Sindicato
Sem nenhum diálogo com o movimento sindical ou com os empregados, o Bradesco começa a implantar as novas regras da reforma trabalhista.
Na circular nº 04.321 de 12 de dezembro, o banco informa o novo modelo de férias: elas poderão ser de 30 dias corridos; de 20 dias, vendendo 10; ou com a possibilidade de fracionar em duas vezes de 15 dias cada, de 20 dias e 10 dias ou de 10 dias e 20 dias.
“O Bradesco comunicou as mudanças impostas aos seus funcionários seguindo os moldes do desmonte trabalhista imposto por Temer. Ainda que a nova legislação admita a negociação direta entre empregador e empregado, o Sindicato defende que qualquer mudança que infrinja sobre os direitos dos trabalhadores seja discutida com seus representantes", afirma Júlio César Trigo, diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região e funcionário do Bradesco.
Em 8 de agosto, o movimento sindical entregou para a Fenaban [federação dos bancos] um Termo de Compromisso que diz em seu primeiro parágrafo que todas as negociações devem ser feitas exclusivamente pelos sindicatos. As entidades representativas dos trabalhadores não foram procuradas em nenhum momento pelo banco para discutir a alteração das férias.
Trigo ressalta que o Sindicato permanece atento à qualquer alteração em decorrência da reforma trabalhista e que tomará todas as medidas cabíveis caso algum trabalhador seja prejudicado ou desrespeitado em seus direitos ou ambiente de trabalho.
É impostante lembrar ainda que o parcelamento de férias deve ser opcional e que casos de imposição por parte dos gestores devem ser imediatamente denunciados ao Sindicato. É possível fazer a denúncia pelo (17) 3522-2409, pelo WhatsApp (17 99259-1987) ou pela ferramenta Denuncie, no site do Sindicato. O sigilo do denunciante é garantido.
MAIS NOTÍCIAS
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade
- Estudo da USP revela que alta de juros aumenta mais o desemprego entre homens negros
- Clube terá horário especial de funcionamento neste fim de ano. Confira!
- Em reunião na Vice-Presidência de Pessoas da Caixa, movimento sindical apresenta pesquisa de saúde física e mental dos empregados
- Governo instala comitê do Plano Nacional de Cuidados “Brasil que Cuida”
- Saúde Caixa: Sindicato apoia CHAPA 2 - MOVIMENTO PELA SAÚDE na eleição do Conselho de Usuários
- Super Caixa: movimento sindical lança campanha "Vendeu/Recebeu"
- Chico Mendes: símbolo da luta sindical e ambiental completaria, hoje, 81 anos
- Super Caixa: empregados criticam programa de premiação do banco