07/04/2017
Bandidos explodem caixa eletrônico em Vista Alegre do Alto na madrugada de sexta-feira 07
O Posto de Atendimento Bancário (PAB) do Bradesco, instalado próximo às dependências da Usina Nardini, na cidade de Vista Alegre do Alto-SP, foi alvo de mais um ataque com explosivos na madrugada desta sexta-feira (07).
De acordo com informações da Polícia Civil, cinco homens armados com fuzis renderam um segurança em uma guarita no acesso à usina pela Rodovia José Dela Vechia (SP-323). Em seguida, o grupo fez outros três vigias reféns já dentro da empresa. Felizmente, a tentativa de assalto foi frustrada e ninguém se feriu. O explosivo utilizado pelos bandidos destruiu apenas um dos caixas eletrônicos, as vidraças e a porta do estabelecimento. Nenhum dinheiro foi levado, pois os criminosos não conseguiram acessar o cofre do equipamento.
Os suspeitos, que fugiram em um veículo Honda Civic, acabaram sendo perseguidos pela Polícia Militar na Rodovia Doutor Alpheu Rampazzo (SP-357/326). Próximo a um aterro sanitário entre Taiúva (SP) e Taiaçu (SP), os homens abandonaram o carro e seguiram a pé. Há a suspeita de que um segundo veículo aguardava por eles no local.
O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) de São Paulo foi chamado à usina para desarmar dois explosivos deixados pela quadrilha no caixa eletrônico. O local permanece interditado, mas a empresa funciona normalmente.
Ainda segundo a Polícia Civil, somente após a retirada das dinamites será possível realizar perícia na agência. Toucas e munição de espingarda calibre 12, além de carregadores de fuzil, foram apreendidos no local.
Os investigadores já identificaram que o veículo abandonado pelos suspeitos foi roubado em Ribeirão Preto (SP) em dezembro do ano passado. Ele foi apreendido e será periciado.
Esse já é o segundo assalto ao PAB. Em 2011, depois de render quatro pessoas, entre elas dois vigilantes da Usina, os bandidos entraram e explodiram o caixa eletrônico – que, à época, se localizava dentro das intermediações da Nardini -, pegando o dinheiro e fugindo em alta velocidade. Segundo informações, era uma quadrilha de 8 a 10 pessoas, em dois ou três veículos. Em um dos automóveis utilizados na fuga foram encontrados capuzes, munição e três armas: um revolver 38, uma pistola 380 mm e outra de 9 mm, além de 4 celulares.O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) de São Paulo foi chamado à usina para desarmar dois explosivos deixados pela quadrilha no caixa eletrônico. O local permanece interditado, mas a empresa funciona normalmente.
Ainda segundo a Polícia Civil, somente após a retirada das dinamites será possível realizar perícia na agência. Toucas e munição de espingarda calibre 12, além de carregadores de fuzil, foram apreendidos no local.
Os investigadores já identificaram que o veículo abandonado pelos suspeitos foi roubado em Ribeirão Preto (SP) em dezembro do ano passado. Ele foi apreendido e será periciado.
Para o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região e funcionário do Bradesco Júlio César Trigo, a falta de investimento em segurança pública por parte dos banqueiros e do Governo Estadual é uma das maiores causas do temor que aflige a população e, em especial, os bancários nos pequenos municípios.
"Quase todas as cidades da nossa base já sofreram o ataque de bandidos exatamente por não oferecerem qualquer resistência policial. Felizmente todas essas ações foram realizadas na madrugada, sem colocar a vida dos bancários em risco. Nas agências, o Sindicato luta pela implantação de portas-giratórias com detector de metal, biombos e câmeras para aumentar a segurança dos funcionários e clientes. Falta, agora, o Governo do Estado fazer sua parte e reforçar o policiamento em vez de sucatear e reduzir o efetivo da PM", critica o dirigente.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Rede 2026 do BB acende alerta: Sindicato debate impactos e reforça defesa dos trabalhadores
- Bradesco: movimento sindical garante vitória na pontuação de atendimento e novas melhorias para bancários
- Desemprego cai para 5,1% em dezembro, o menor já registrado
- Sistema financeiro brasileiro nega crédito como direito e mantém lógica de exclusão social
- Caixa responde ofício da Contraf-CUT e marca negociação com a CEE
- Dia da Visibilidade Trans: Sindicato reforça luta por respeito, dignidade e direitos em ano de Campanha Nacional
- Mesmo com inflação desacelerando, BC escolhe penalizar população com juros em 15%
- COE do Santander cobra mais transparência em mesa sobre diversidade e segurança bancária
- Funcef detalha alternativas para resolver passivo previdenciário que atinge empregados da Caixa
- Doenças afastaram 4,1 milhões de trabalhadores de suas funções em 2025
- BB anuncia mais de 1.100 novas funções comissionadas e mudanças no atendimento especializado
- Sindicato protesta contra fechamento de agência do Santander e denuncia exclusão financeira pelo banco em José Bonifácio
- Mercado financeiro reduz para 4% projeção de inflação para 2026
- Aproveite as férias e o carnaval na Colônia da Afubesp, com desconto para sindicalizados!
- Promotor denuncia uso de fintechs pelo crime organizado e movimento sindical cobra maior regulação