Bradesco/HSBC: Fetec-CUT-PR debate transtornos com diretoria do banco
.jpg)
Representantes da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito (Fetec-CUT-PR) participaram de audiência com representantes do Bradesco para tratar de alguns transtornos relatados por funcionários do HSBC. A medição aconteceu na quinta-feira (11), na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, em Curitiba. Bolsa educação/graduação, ambulatório médico e falta de segurança foram alguns dos transtornos mencionados.
A secretária de Organização da Fetec e membro do COE/HSBC, Áudrea Louback, e o secretário de Saúde da Fetec e membro do COE/Bradesco, Ademir Vidolin, relataram quais os pontos preocupantes que vêm ocorrendo com os funcionários no processo de transição HSBC-Bradesco: manutenção da bolsa educação/graduação aos funcionários do HSBC; folga de um dia trabalhado a cada cinco anos até o limite de 25 anos; trabalho nas agências nos finais de semana sem vigilantes; manutenção de ambulatórios com médico e enfermeiro; cobrança de trajes sociais; proibição do uso de barba; taxa de juros de empréstimo consignado em folha de pagamento. Também esteve presente, Edna Andreiu, representando o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região.
Representando o Bradesco, estavam o advogado Gerônimo Machado e o gerente de Recursos Humanos, Fernando Alexandre de Abreu. Eles solicitaram vinte dias para dar um posicionamento sobre todos os pontos relatados na audiência, o que deverá acontecer no dia 31 de agosto.
Aquisição do HSBC pelo Bradesco
No dia 01 de julho, o Bradesco concluiu a compra das operações do HSBC Brasil, com o pagamento de R$ 16 bilhões (valor ainda sujeito a ajuste pós-fechamento). De acordo com informações da diretoria do banco ao Sindicato dos Bancários de Curitiba e região, até o início de outubro, será encaminhada a fase de transição, com manutenção da bandeira HSBC, treinamentos de funcionários e testes nos sistemas operacionais. Ainda segundo o banco, nesse período, não haverá nenhuma mudança substancial.
Ao ter acesso detalhado às informações relativas à carteira de clientes e ao corpo funcional, o Bradesco irá construir um plano de reorganização das áreas e estruturas. A partir de 07 de outubro, haverá a transformação efetiva do HSBC em Bradesco, com extinção do primeiro, troca de bandeiras e funcionamento pleno dos sistemas operacionais.
Denúncias
A Fetec-CUT-PR e todos os sindicatos filiados estão atentos às movimentações, mudanças, normas e transtornos durante o processo de transição. Alguns tópicos já estão sendo debatidos com a diretoria do banco pela manutenção do emprego, ampliação de benefícios, condições dignas de trabalho e para que nenhuma conquista seja retirada.
Durante todo o processo, o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região disponibilizou um link direto no site do Sindicato para garantir os direitos dos trabalhadores. As denúncias podem ser informadas anonimamente relatando todos os problemas, transtornos e dificuldades enfrentadas no período de transição.
MAIS NOTÍCIAS
- COE Itaú cobra esclarecimentos sobre fechamento de agências, realocação de trabalhadores e condições de trabalho
- Bradesco: lucro bilionário às custas do desemprego e abandono da população
- Redução do equacionamento: cálculos finais comprovam que Caixa e Funcef cortaram direitos sem necessidade
- Live nesta quarta-feira (13): tarifaço e medidas de proteção do emprego
- Saúde Caixa: caminho possível é reajuste zero e fim do teto
- Sindicato participa de seminário da FETEC-CUT/SP e debate desafios da comunicação na categoria bancária
- Encontro Estadual do BB debate conjuntura e define propostas para a Conferência Nacional
- Banespianos e familiares denunciam angústia e risco à saúde diante da ameaça de retirada de patrocínio pelo Santander
- Feliz Dia dos Pais!
- ContrafCast: Entenda porque o PIX se tornou patrimônio nacional e ameaça à hegemonia econômica dos EUA
- Bancários do Itaú definem propostas para o Encontro Nacional, que ocorre em 22 de agosto
- Saiu o resultado do 2º Festival Nacional de Música Autoral da Contraf-CUT
- Bancários do Santander aprovam propostas e estratégias de luta para o Encontro Nacional
- Encontro Estadual do Bradesco em São Paulo debate principais problemas no banco
- "Basta! Não irão nos calar!" alcança marca de 524 atendimentos, com contribuições à Lei Maria da Penha