16/07/2015
Em ação em agências, Bancários de Catanduva cobram valorização dos funcionários do Bradesco


Diretores do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região reforçaram as atividades que estão sendo desenvolvidas em todo o país, nesta quinta-feira (16), na Campanha de Valorização dos Funcionários do Bradesco. O presidente Paulo Franco também participou da atividade. Na data, representantes dos trabalhadores estão reunidos com a direção do banco na primeira rodada de negociações, na Cidade de Deus, em Osasco (SP).
Em ação nas duas agências de Catanduva, os dirigentes sindicais mobilizaram trabalhadores e distribuíram material informativo aos clientes. “Esse ato marca a primeira rodada de negociações da pauta entregue em 23 de junho. Vamos dialogar com a categoria e cobrar melhorias do banco”, explica o dirigente sindical Júlio Cézar Mathias.
Entre as reivindicações nacionais específicas dos trabalhadores estão mais contratações, melhores condições de trabalho, parcelamento do adiantamento de férias, mudanças e acompanhamento sindical no Programa de Retorno ao Trabalho, implantação do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) com critérios transparentes para promoções e o fim dos desvios de função – muitos trabalhadores são transferidos, mas não promovidos.
“Os funcionários também pedem o fim das campanhas relâmpago, quando eles são obrigados a vender um único produto ou serviço de forma maciça, com metas para o dia”, completa Júlio. Outras demandas apontadas pela categoria estão relacionadas ao auxílio educação e plano de saúde. Eles ainda defendem o fim do “Projeto Atendimento”.
Outro problema que afeta os trabalhadores diariamente é o assédio na cobrança das metas, a despeito do programa de Combate ao Assédio Moral, fruto da Campanha Nacional Unificada de 2010, e da cláusula aditiva à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que prevê que o monitoramento de resultados seja feito “com equilíbrio, respeito e de forma positiva para prevenir conflitos nas relações de trabalho”.
Para a Federação dos Bancários da CUT-SP (Fetec-CUT/SP), a realidade vivida pelos trabalhadores é totalmente diferente do que o banco apresenta em seus comerciais, onde as agências são perfeitas.
“Ao chegar nos bastidores nos deparamos com funcionários insatisfeitos e cansados de tanto ‘BRA BRA BRA!’ Na realidade, estes trabalhadores se queixam cada vez mais de sobrecarga de trabalho, falta de perspectiva na carreira, metas e mais metas para serem cumpridas com a venda de produtos inviáveis às necessidades dos clientes”, reforça Maria de Lourdes Silva, a Malu, diretora da Fetec-CUT/SP.
Lucros
Os empregados do Bradesco exigem valorização, já que são os principais responsáveis pelos lucros cada vez maiores do banco. Para isso, reivindicam que a instituição pague mensalmente a título de remuneração complementar 10% sobre o total das vendas de produtos e 5% da receita de prestação de serviços, apurada trimestralmente e distribuída de forma linear, conforme dispõe as regras da minuta geral da categoria bancária.
No primeiro trimestre deste ano, foram R$ 4,2 bilhões – montante 23% superior ao lucro registrado no mesmo período de 2014 – em que o lucro total superou R$ 15,4 bilhões.
Participe!
Participe da campanha em atividades organizadas por seu sindicato e também nas redes sociais através das hastags #AgoraéBancário, #clienteBRAvo, #bancariocoBRAdo, #AgoraécoBRAr e #AgoraéBANcario.
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