11/02/2015
Desarquivado, PL 4330 pode ser colocado em votação a qualquer momento
Engavetado desde a grande mobilização dos trabalhadores, em 2013, o Projeto de Lei 4330/04, que libera a terceirização, foi desarquivado na última terça-feira, 10, e, segundo informações do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), já está pronto para ser votado no plenário da Câmara dos Deputados.Agora, a votação do PL 4330, de autoria do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO) está nas mãos do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que precisa incluir a matéria na ordem do dia para que seja votada. A decisão pela inclusão do projeto para votação é tomada no âmbito do Colégio de Líderes.
“Esse projeto é um grande retrocesso para a classe trabalhadora, uma vez que, ao regulamentar a terceirização, gera-se uma crise de representatividade em várias categorias, pois o projeto dá margem para que se terceirizem as atividades-fim. Reiteramos nossa posição contra o PL 4330 e apoiamos a mobilização dos trabalhadores”, afirma Paulo Franco, presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região.
De acordo com a Contraf-CUT, que representa os bancários, as confederações cutistas se reunirão nesta quarta-feira, 11, em São Paulo, para propor uma grande mobilização no Congresso Nacional visando impedir a votação do PL 4330.
“Acreditamos mais uma vez na mobilização, na ousadia e na unidade do movimento sindical", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT.
Além do Congresso Nacional, o movimento sindical está atento, também, ao Senado Federal, onde um projeto idêntico ao PL 4330, o PLS 87/10, pode voltar à tramitação.
Arquivado no final da última legislatura, o PLS 87, de autoria do ex-sanador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), pode ser desarquivado mediante requerimento de qualquer senador que consiga o apoio de 27 colegas. O projeto aguarda aguardava parecer para discussão e votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Caso retorne ao debate na CCJ ainda será deverá ser apreciado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em decisão terminativa.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Engajamento e mobilização para a Consulta Nacional é fundamental para sucesso da Campanha Nacional da categoria
- Itaú lucra R$ 12,2 bilhões no 1º trimestre, enquanto segue fechando postos de trabalho e agências
- Banco Mercantil registra lucro recorde no 1º trimestre, mas trabalhadores cobram valorização e melhores condições
- Audiência no Senado vai debater escala 6x1 como forma de violência estrutural contra as mulheres
- Clube dos Bancários terá novo horário de funcionamento. Confira!
- 42º Congresso Estadual dos Empregados da Caixa será dia 16 de maio
- ContrafCast: Confira entrevista com Meilliane Vilar, advogada da CUT na defesa da lei de igualdade salarial no STF
- Prazo para votar nas eleições do Economus termina dia 7 de maio; participe!
- Bancários de Catanduva e região: 63 anos de luta que ecoam no tempo e constroem o futuro
- Oxfam: trabalhador levaria 490 anos para igualar salário de CEO bilionário
- Ao arrepio da lei e da negociação coletiva, Santander quer prejudicar ‘hipersuficientes’
- Em mesa, CEE denuncia desvalorização dos empregados e cobra respostas da Caixa
- STF vai julgar transparência salarial e movimento sindical defende validade da lei
- ELEIÇÕES SINDICAIS 2026: COMUNICADO
- Itaú fecha agências, sobrecarrega unidades abertas e bancários vivem suplício