6 de julho é “Dia Nacional de Mobilização”
Em defesa da classe operária, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) prepara o “Dia Nacional de Mobilização”.
O movimento é uma ação conjunta com a Marcha das Mulheres, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e Central dos Movimentos Populares (CMP) e está focado em apresentar à sociedade brasileira, no dia 6 de julho, uma pauta unificada em defesa da alimentação, da educação e de questões trabalhistas e sindicais.
A resolução, que foi elaborada durante dois meses pelas executivas dos movimentos, intercede no setor da alimentação pela reforma agrária, pelo fim da concentração de terras, pelo Projeto de Emenda Constitucional (PEC) do Trabalho Escravo, e reivindica por comida mais barata na mesa de todos os brasileiros. Os representantes da classe trabalhadora estão engajados na luta contra os agrotóxicos e contra o modelo agrário atual – clamando a ampliação dos recursos para a agricultura familiar, que é responsável por 70% dos alimentos que chegam às mesas dos brasileiros. “Para nós, o agronegócio tem um financiamento desproporcional à quantidade de alimentos que produz e precisamos reverter este quadro”, afirmam os dirigentes da central.
Para educação, é defendida a ampliação do ensino no campo, o Plano Nacional de Educação, a destinação de 10% do PIB brasileiro às escolas, e a qualificação profissional permanente para os professores. Nos setores do trabalho e do sindicalismo, a luta é pela redução da jornada para 40 horas semanais sem redução de salário; por liberdade e autonomia sindical, pelo fim do Imposto Sindical e pela implantação da Contribuição Negocial, aprovada em assembléia soberana dos trabalhadores; pelo combate às práticas antissindicais e pelo fim do Fator Previdenciário, visando combater ainda a precarização e a terceirização.
A CUT é a maior central sindical do Brasil, da América Latina e a 5ª maior do mundo. Apoie a este movimento.
Fonte: Contraf-CUT
MAIS NOTÍCIAS
- Funcef: Começou a prova de vida para os nascidos em setembro
- Planos da Funcef mantêm desempenho acima das metas até julho
- Bancários de Catanduva e região aprovam proposta dos bancos privados e rejeitam acordos do BB e da Caixa
- Perguntas e respostas sobre as assembleias dos bancários
- Negociação garante bônus de R$ 3 mil para funcionários do Banco do Brasil
- Sindicato conquista na Justiça pagamento da 7ª e 8ª horas a tesoureiros da Caixa
- Caixa: Veja proposta que será votada na assembleia
- Grito dos Excluídos 2026 leva às ruas luta por terra, paz, moradia e soberania
- Câmara aprova Convenção 190 da OIT contra violência e assédio no trabalho
- Fim da escala 6x1 é aprovado na CCJ; votação no plenário do Senado será marcada
- Assembleia virtual nos dias 3 e 4 de setembro vai decidir sobre proposta da Fenaban, BB e Caixa
- Banco do Brasil finaliza proposta para renovação do ACT específico
- Confira a proposta da Caixa Econômica Federal
- Mesa de negociação com Banco do Brasil foi remarcada para terça-feira (1º)
- Banco do Brasil apresenta proposta para renovação do ACT específico