13/10/2025
Sindicato participa de curso nacional sobre diversidade e direitos LGBTI+ no mundo do trabalho
O presidente do Sindicato, Roberto Vicentim, participou entre os dias 10 e 12 de outubro em São Paulo, representando a Fetec-CUT/SP, do curso “LGBTI+ no Mundo do Trabalho: Formação para a Atuação – Direitos Humanos para a Atuação Sindical”, promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos LGBTQIA+, em parceria com a CUT e a UNIFESP.
O curso reuniu mais de 100 ativistas e dirigentes sindicais de diversos estados do país, com o objetivo de fortalecer o debate sobre a organização da classe trabalhadora LGBTI+ e promover a defesa dos direitos humanos, da igualdade e da inclusão no mundo do trabalho.
O curso reuniu mais de 100 ativistas e dirigentes sindicais de diversos estados do país, com o objetivo de fortalecer o debate sobre a organização da classe trabalhadora LGBTI+ e promover a defesa dos direitos humanos, da igualdade e da inclusão no mundo do trabalho.

As discussões abordaram desde as lutas históricas do movimento LGBTI+ dentro do sindicalismo até os desafios atuais para avançar nas pautas de equidade, negociação coletiva e combate à discriminação nos espaços laborais.

Para o presidente Roberto Vicentim, a participação do Sindicato reforça o compromisso permanente da categoria bancária com a defesa dos direitos humanos e da diversidade.

“O movimento sindical bancário tem um histórico de conquistas que ajudaram a transformar o ambiente de trabalho, tornando-o mais justo e humano. Mas sabemos que ainda há um longo caminho a percorrer para garantir respeito, segurança e igualdade de oportunidades para todas as pessoas, inclusive para os trabalhadores e trabalhadoras LGBTI+. Estar presente nesse curso é reafirmar o papel do Sindicato na construção de um mundo do trabalho verdadeiramente inclusivo e livre de discriminação”, destacou Vicentim.

SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Super Caixa: empregados criticam programa de premiação do banco
- Santander divulga agenda de expediente de fim de ano para os empregados
- Senado avança em PEC que reduz jornada de trabalho para 36 horas semanais
- Live Fim de Ano Premiado premia 21 bancários e bancárias, celebra valorização da categoria e reconhece confiança dos associados no Sindicato
- Entenda por que Copom erra ao manter juros em 15%
- Cassi: BB apresenta proposta de antecipação de valores aquém das necessidades da caixa de assistência
- Déficit do Saúde Caixa confirma acerto da categoria ao aprovar novo ACT
- Campanha de Sindicalização 2025 da Fetec-CUT/SP premia bancários de Araraquara e Guarulhos
- Participe da pesquisa da FETEC-CUT/SP e ajude a aprimorar a nossa comunicação
- FETEC registra mais de 700 novas sindicalizações em campanha histórica
- 10 de dezembro: Dia de defender os direitos humanos e a democracia
- Categoria bancária reforça luta contra violência de gênero
- Centrais sindicais vão as ruas para exigir queda nos juros do Banco Central
- Empregados são orientados a não assinar termo enviado pela Caixa
- Pesquisa da Fenae quer ouvir empregados da Caixa sobre capacitação profissional