31/03/2025
Contraf-CUT denuncia práticas antissindicais do Santander em Cuba
O secretário de Assuntos Juridicos da Contraf-CUT, Lourival Rodrigues, participou do XVII Encuentro Internacional de Abogados Laboralistas y del Movimiento Sindical, em cuba, entre os dias 26 e 28 de março.
Durante o evento que reuniu participantes de diversos países, Lourival denunciou as práticas e condutas antissindicais do banco Santander no Brasil. “Em poucos anos, o Banco Santander reduziu em quase 20 mil o número de bancários no meu país, enquanto aumenta a contratação de trabalhadores por suas empresas coligadas ou controladas”, afirmou.
Durante o evento que reuniu participantes de diversos países, Lourival denunciou as práticas e condutas antissindicais do banco Santander no Brasil. “Em poucos anos, o Banco Santander reduziu em quase 20 mil o número de bancários no meu país, enquanto aumenta a contratação de trabalhadores por suas empresas coligadas ou controladas”, afirmou.

Ele destacou que o Santander tem adotado estratégias para aumentar seus lucros às custas dos direitos e garantias dos bancários, recorrendo a fraudes nas contratações. Um exemplo citado é a transferência de trabalhadores bancários para outras empresas do mesmo grupo econômico, mas formalmente enquadradas em outro ramo de atividade.
“Dessa forma, mesmo que esses trabalhadores exerçam funções de bancários, o banco Santander impede que os sindicatos exerçam sua prerrogativa de representação e defesa da categoria. Além disso, o banco retira desses trabalhadores terceirizados a proteção e os direitos garantidos em negociação coletiva para os bancários”.
O secretário de Assuntos Jurídicos também ressaltou a mobilização do movimento sindical bancário, que segue em campanha nacional — sem prazo para encerramento — para denunciar essas práticas à população e exigir o fim das terceirizações. Além disso, destacou que a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários é referência mundial na conquista de direitos, fruto de décadas de luta e organização da categoria.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- 30 de outubro de 1985: a greve das 6 horas que parou a Caixa completa 40 anos
- CUT repudia Operação Contenção que deixou dezenas de mortos no RJ
- Após cobrança do movimento sindical, BB retoma substituições temporárias
- PL 1739 é mais uma vez retirado da pauta de votação da CAS do Senado
- Servidores marcham em Brasília contra a reforma administrativa que ameaça o serviço público
- Últimos dias para adesão ao acordo entre Cassi e Contraf-CUT
- Veja quanto você pode economizar com a isenção de IR se o Senado aprovar a nova Lei do IR
- Sindicato reforça alerta do INSS para golpe da prova de vida
- Banco do Brasil convoca reunião com representantes dos funcionários
- Bancários dominam ranking de categorias com mais afastamentos por saúde mental
- Cooperativas e fintechs desafiam bancos com "concorrência desleal"
- Diretoria do Sindicato participa de curso sobre Inovação Estratégica promovido pela Fetec-CUT/SP
- ‘Bet da Caixa’ representa risco para a sociedade e causa preocupação
- Movimento sindical bancário debate relações de trabalho e sistema financeiro em encontro com sindicalistas chineses
- Dedução das contribuições extraordinárias no IRPF será julgada no STJ