08/07/2024

Funcef: Live da Fenae nesta quarta-feira (10) vai apresentar opinião dos participantes sobre a proposta

Na próxima quarta-feira, 10 de julho, às 16h, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) realizará uma live para apresentar os resultados da pesquisa da Federação, que ouviu a opinião dos participantes sobre a proposta de redução do equacionamento, formulada pela Caixa e Funcef. 

A live será transmitida pelo Youtube da Federação e contará com a participação de Sergio Takemoto, presidente da Federação; Leonardo Quadros, diretor de Saúde e Previdência da Fenae; Eliana Brasil, diretora executiva da Contraf/CUT; Jair Pedro Ferreira, diretor de Benefícios da Funcef; e Gláucia da Costa, advogada da LBS Advogados.

Dados preliminares da pesquisa, realizada entre 5 e 23 de junho com 3.501 participantes do plano REG/Replan Saldado, mostram insatisfação dos participantes sobre a proposta e com a falta de transparência no processo.

Os pontos de descontentamento incluem a redução da pensão por morte, de 80% para 50% + 10% por dependente, limitada a 80%, que foi rejeitada por 63% dos participantes; e o fim do pecúlio por morte, contestado por 67% dos respondentes. A falta de transparência foi uma queixa expressiva, com 54% dos participantes considerando a construção da proposta não transparente.

A live também abordará a responsabilidade da Caixa pelo contencioso e a revisão da meta atuarial, defendidas pela Fenae como caminhos para a redução do equacionamento sem retirar direitos dos participantes.

Para Sergio Takemoto, os resultados evidenciam que os participantes querem ser ouvidos e que uma nova proposta é necessária. "Como principais interessados, os participantes deixaram claro que não aceitam as medidas da Caixa e Funcef que retiram seus direitos. A Caixa precisa assumir suas responsabilidades e a construção deve ser coletiva, incluindo as entidades representativas dos participantes por meio de um processo de negociação", afirmou.

"Queremos resolver isso o mais rápido possível, pois tem muita gente sofrendo com o equacionamento e o pagamento deste contencioso. Mas, ao mesmo tempo, não queremos que a Caixa e a Funcef aproveitem da situação para tentar impor uma proposta com perdas para os participantes. Entendemos que há alternativas viáveis que não impactam no benefício futuro dos participantes e, por isso, queremos debater de forma conjunta a questão", reforçou o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Antônio Júlio Gonçalves Neto.

Não perca! Acompanhe a transmissão pelo YouTube da Fenae e participe dessa discussão fundamental sobre os direitos dos participantes.

 
Fonte: Fenae, com edição de Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS