04/07/2024
Caravana da Fetec-CUT/SP mobiliza bancários de Catanduva e região para a luta em defesa dos direitos

A Campanha Nacional dos Bancários 2024 já está nas ruas de Catanduva! O Sindicato dos Bancários realizou nesta quinta-feira (4) a Caravana da Mobilização, com a participação de lideranças da Federação dos Bancários da CUT de São Paulo (Fetec-CUT/SP) e dos sindicatos de Araraquara e Barretos.

Com os motes #SuaLutaNosConecta, #JuntosAvançamosNasConquistas e #OFuturoNãoPodeSerPrecarizado, a ação foi um chamado público para reforçar a importância do engajamento da categoria na luta para garantir a renovação dos direitos conquistados na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e obter vitória nas negociações com os bancos, além de cobrar respeito aos trabalhadores bancários.

Roberto Vicentin, presidente da entidade, abriu a Caravana lembrando que os clientes têm enfrentado filas imensas, com longo tempo de espera, nas raras agências presenciais que restam na região. Só nos últimos dez anos, os cinco maiores bancos do país já fecharam mais de seis mil unidades. “De um lado os clientes enfrentam o atendimento precário e as taxas de juros abusivas e do outro, os bancários adoecem com a imposição de vendas de produtos na busca por metas inalcançáveis.”
.jpeg)
Com parada nas principais agências centrais da cidade, os dirigentes sindicais também dialogaram com a população, denunciando a exploração dos clientes e usuários dos serviços bancários por meio de juros exorbitantes e a precarização do atendimento.
Ana Lúcia Ramos Pinto, secretária geral da Fetec-CUT/SP, destacou que a atividade superou as expectativas dos organizadores. “Nossa Caravana é uma das ferramentas mais importantes de mobilização para as cidades de nossa base durante a Campanha Nacional, porque nos permite dialogar diretamente com os bancários e clientes sobre as reivindicações da categoria e o andamento das negociações entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban.”
.jpeg)
Os dirigentes atualizaram a categoria sobre as negociações, destacando as principais reivindicações da minuta entregue à Fenaban, como aumento real de 5% (+ inflação), aumento da PLR, do VA e VR, programas de prevenção contra o assédio moral e sexual, melhorias no teletrabalho, mais segurança bancária e segurança virtual e a jornada de 4 dias sem redução dos salários.
Com o fim da ultratividade – princípio que mantinha a validade de um acordo trabalhista até que outro fosse assinado – a mobilização e engajamento dos trabalhadores se tornam ainda mais urgentes, uma vez que a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria tem validade até 31 de agosto.
.jpeg)
A dirigente da Fetec-CUT/SP relatou, ainda, que a população aproveitou para denunciar os abusos dos bancos durante a entrega do Jornal do Cliente, confeccionado especialmente para a Caravana. “Muitas pessoas apoiaram nossas propostas, que estão descritas no nosso “Jornal do Cliente”. Abordaram-nos durante o percurso para falar sobre suas dificuldades em saldar empréstimos devido aos juros abusivos cobrados pelos bancos e as dificuldades enfrentadas com as longas filas nas agências”.
.jpeg)
A Caravana dos Bancários da Fetec-CUT/SP segue nesta sexta-feira (5) para Araraquara, com o apoio e a participação do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região nas atividades propostas. Na próxima semana a delegação da Fetec-CUT/SP estará no Vale do Ribeira.

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Atendendo pedido do movimento sindical, Bradesco adianta PLR para 19 de setembro
- Movimento sindical e Bradesco assinam acordo de PPR Supera e PRB
- Contraf-CUT e Bradesco assinam acordo nacional para implementação de CCV
- Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa será realizado nesta quarta-feira (17)
- Atendendo à reivindicação do movimento sindical, BB paga PLR nesta sexta-feira (12)
- Documentário "Bancários 1985: a greve que mudou a história do país"
- Setembro Amarelo: Agora é lei!
- Remoção de conteúdo de plataformas estão em 40% dos processos contra big techs
- Atendimento suspenso na manhã de segunda-feira (15) por manutenção elétrica
- Banco do Brasil: Plano 1 da Previ volta a atuar com superávit
- COE Itaú se reunirá na segunda-feira (15) com os representantes do banco
- Demissões no Itaú: Coordenação da COE se reuniu com o banco e pediu revisão de desligamentos
- Bancários defendem no Congresso Nacional redução do IR na PLR
- Com divulgação do INPC, veja como fica reajuste salarial e outras verbas da categoria
- Itaú demite cerca de mil bancários em home office sem qualquer advertência prévia ou diálogo com sindicatos