14/02/2024
Sindicato e Contraf-CUT apoiam Fabiana Uehara para o CA da Caixa
O Sindicato dos Bancários de Catanduva e região e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) apoiam a eleição de Fabiana Uehara para o Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal.
"Eleger um conselheiro que represente os trabalhadores e trabalhadoras da Caixa é uma conquista histórica da categoria e uma grande responsabilidade. Temos que eleger um representante que tenha respeito pelos empregados e os valorize como parte responsável pela sustentabilidade do banco. Por isso, orientamos o voto em Fabi. Apoiamos sua candidatura por sua já comprovada atuação em defesa dos direitos dos trabalhadores e por conhecer suas demandas, por suas qualificações técnicas e seu comprometimento com a construção de uma Caixa melhor para todos", destacou o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região e da Apcef/SP, Antônio Júlio Gonçalves Neto.
“A Fabi tem um longo histórico de defesa do banco público e nunca deixou de mostrar que as empregadas e empregados da Caixa são prioridade nesta luta”, acrescentou a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira.
Juvandia também ressaltou que Fabiana Uehara esteve em todas as lutas em defesa das empregadas e dos empregados da Caixa nesses últimos anos. “Em especial quando o banco sofreu muitos ataques e ameaças de privatização, ela esteve em todas essas lutas, organizando e coordenando as negociações que mantiveram os direitos dos empregados da Caixa, em um momento no qual, em muitas estatais, os trabalhadores perderam direitos”, lembrou.
Vote 0002 – Fabiana Uehara
A votação para a escolha da representante das empregadas e empregados no Conselho de Administração da Caixa será de 26 a 29 de fevereiro. Todos os empregados da ativa podem votar.
A votação será pela intranet da Caixa. Para votar, basta que as empregadas e empregados acessem o site eleicaoca.caixa.gov.br/siele, e digitem 0002 para votar na Fabiana Uehara.
Propostas da Fabi:
- Lutar pela alteração do atual estatuto do banco, que permitiu o fatiamento e venda de partes da Caixa e limita direitos dos empregados, como na restrição para o custeio do Saúde Caixa;
- Garantir a efetiva transparência na gestão da empresa;
- Atuar no Conselho em sintonia com as reivindicações dos empregados, na busca por melhores condições de trabalho;
- Cobrar o resultado das apurações das denúncias de assédio por parte de ex-dirigentes;
- Trabalhar em conjunto com as entidades pela adoção de uma política de combate ao assédio moral, sexual e demais formas de violência organizacional.
- Atuar pelo fortalecimento da Caixa: pela reincorporação das subsidiárias, pela manutenção da exclusividade na administração das loterias e pela manutenção da exclusividade do penhor.
- Pautar a política de remuneração da Caixa, defendendo a participação dos empregados na definição de programas como o Bônus Caixa, comissões pela venda de produtos etc.
- Cobrar resolução para "pendências" deixadas pelas gestões anteriores, causadas, por exemplo, pelos processos de reestruturação.
Histórico de luta
Fabiana Uehara é empregada Caixa há 23 anos. Já trabalhou na rede, em filiais e na Matriz. Exerceu diversas funções tanto em São Paulo como em Brasília. Também já foi eleita para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa, para diversos Grupos de Trabalho e fez parte da Comissão Executiva dos Empregados (CEE), tendo coordenado as atividades desta comissão nos últimos quatro anos e as negociações com o banco.
"Eleger um conselheiro que represente os trabalhadores e trabalhadoras da Caixa é uma conquista histórica da categoria e uma grande responsabilidade. Temos que eleger um representante que tenha respeito pelos empregados e os valorize como parte responsável pela sustentabilidade do banco. Por isso, orientamos o voto em Fabi. Apoiamos sua candidatura por sua já comprovada atuação em defesa dos direitos dos trabalhadores e por conhecer suas demandas, por suas qualificações técnicas e seu comprometimento com a construção de uma Caixa melhor para todos", destacou o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região e da Apcef/SP, Antônio Júlio Gonçalves Neto.
“A Fabi tem um longo histórico de defesa do banco público e nunca deixou de mostrar que as empregadas e empregados da Caixa são prioridade nesta luta”, acrescentou a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira.
Juvandia também ressaltou que Fabiana Uehara esteve em todas as lutas em defesa das empregadas e dos empregados da Caixa nesses últimos anos. “Em especial quando o banco sofreu muitos ataques e ameaças de privatização, ela esteve em todas essas lutas, organizando e coordenando as negociações que mantiveram os direitos dos empregados da Caixa, em um momento no qual, em muitas estatais, os trabalhadores perderam direitos”, lembrou.
Vote 0002 – Fabiana Uehara
A votação para a escolha da representante das empregadas e empregados no Conselho de Administração da Caixa será de 26 a 29 de fevereiro. Todos os empregados da ativa podem votar.
A votação será pela intranet da Caixa. Para votar, basta que as empregadas e empregados acessem o site eleicaoca.caixa.gov.br/siele, e digitem 0002 para votar na Fabiana Uehara.
Propostas da Fabi:
- Lutar pela alteração do atual estatuto do banco, que permitiu o fatiamento e venda de partes da Caixa e limita direitos dos empregados, como na restrição para o custeio do Saúde Caixa;
- Garantir a efetiva transparência na gestão da empresa;
- Atuar no Conselho em sintonia com as reivindicações dos empregados, na busca por melhores condições de trabalho;
- Cobrar o resultado das apurações das denúncias de assédio por parte de ex-dirigentes;
- Trabalhar em conjunto com as entidades pela adoção de uma política de combate ao assédio moral, sexual e demais formas de violência organizacional.
- Atuar pelo fortalecimento da Caixa: pela reincorporação das subsidiárias, pela manutenção da exclusividade na administração das loterias e pela manutenção da exclusividade do penhor.
- Pautar a política de remuneração da Caixa, defendendo a participação dos empregados na definição de programas como o Bônus Caixa, comissões pela venda de produtos etc.
- Cobrar resolução para "pendências" deixadas pelas gestões anteriores, causadas, por exemplo, pelos processos de reestruturação.
Histórico de luta
Fabiana Uehara é empregada Caixa há 23 anos. Já trabalhou na rede, em filiais e na Matriz. Exerceu diversas funções tanto em São Paulo como em Brasília. Também já foi eleita para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa, para diversos Grupos de Trabalho e fez parte da Comissão Executiva dos Empregados (CEE), tendo coordenado as atividades desta comissão nos últimos quatro anos e as negociações com o banco.

O Conselho
O Conselho de Administração da Caixa é um órgão colegiado, composto por oito conselheiros: seis indicados pelo Ministro da Fazenda; o presidente da Caixa (membro nato); e um(a) conselheiro(a) eleito(a) pelas empregadas e empregados da Caixa para representá-los.
Sua função é deliberar sobre os interesses estratégicos de longo prazo do banco, levando em conta os impactos decorrentes das atividades da Caixa para a sociedade e o meio ambiente.
Leia também:
> Fenae apoia Fabiana Uehara nas eleições para o CA da Caixa
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Caixa volta atrás, atende Sindicato e decide abonar horas dos jogos do Brasil na Copa
- Põe Mais Dinheiro Caixa! Afinal, o que é o teto?
- COE Itaú entrega pauta de reivindicações ao banco no dia 1º de julho
- Banco do Brasil apresenta proposta insuficiente para recomposição das reservas da Cassi
- Sindicato terá horário especial de atendimento na segunda-feira (29)
- Bancários cobram soluções do INSS para entraves no acesso a benefícios previdenciários
- Falta de segurança nos postos de atendimento do Mercantil coloca trabalhadores em risco
- Super Caixa: participe da consulta e fortaleça a luta por mudanças no programa de remuneração variável
- CUSC cobra mais transparência e melhorias no atendimento durante reunião com gestores do Saúde Caixa
- Categoria bancária aprova minuta de reivindicações para a Campanha Nacional Unificada 2026
- Contraf-CUT entrega à Caixa minuta de reivindicações específicas dos empregados
- Funcionários do Banco do Brasil entregam minuta de reivindicações à direção do banco
- Categoria bancária entrega minuta de reivindicações à Fenaban; Primeira negociação será dia 2 de julho
- Representantes dos funcionários do Itaú entregarão pauta de reivindicações ao banco em 2 de julho
- Entrega da minuta à Fenaban e Caravana da FETEC abrem a Campanha Nacional 2026