19/07/2022
Caixa mantém aprovados em concurso na incerteza, empregados sob pressão e povo sofrendo nas filas
A Caixa Econômica Federal tem atualmente um déficit de mais de 20 mil trabalhadores, para dar conta das demandas de atendimento ao público, segundo levantamento da Federação Nacional das Associações do Pessoal (Fenae) do banco. A principal razão é a falta de reposição adequada das demissões e desligamentos. Do 2016 para cá, o cenário se agravou. De 94.978 empregados naquele ano, em 2021 a Caixa contava com 84.751, segundo a entidade. O resultado é o sucateamento do serviço à população, nítido nas filas observadas nas agências.
Ainda em 2014, a Caixa realizou concurso público para a formação de cadastro de reserva. Foram aprovados 32.800 concorrentes. Contudo, desde então, só foram nomeados de fato cerca de 6 mil. Além disso, o banco impõe a cerca de mil outros aprovados uma situação de insegurança e incerteza.
Recentemente, 1.106 concurseiros aprovados em 2014 foram convocados – em abril – e já realizaram até os exames médicos admissionais. Porém, seguem à espera da Caixa, que não informa quando começarão a trabalhar. Diante desse cenário, aprovados e trabalhadores da Caixa realizaram nesta segunda-feira (18) uma mobilização nas redes sociais com a hashtag #ContrataCaixa.
Angústia
Jucimaria é uma das convocadas e aguarda para iniciar suas atividades. “A demora para nossa contratação é muito angustiante. Ela não mexe somente com nosso psicológico. Criamos expectativa de começar a nova etapa, mas afeta a vida como um todo. Assim como eu, outros convocados tiveram que fazer uma mudança brusca na vida para assumir a nomeação. Tive que sair do meu emprego, porque não tinha como permanecer”, afirma à RBA.
“Porém, lá se vão quase 90 dias da convocação, dois meses dos exames feitos e nada. Nossa vida está pausada, porque saímos dos nossos empregos devido à convocação. Isso é muito frustrante, porque temos uma vida, compromissos. Planejamos tudo e não tivemos nenhuma satisfação”, completa.
Outra aprovada no concurso da Caixa, Aline conta que seus exames foram concluídos no dia 30 de maio. “Até o momento não temos expectativas, nem com quem falar. Estou sem trabalhar há 45 dias (…) trabalhava em um grande banco, pedi o desligamento. Estamos ansiosos e angustiados. Primeiro por estarmos parados e também por não conseguirmos respostas concretas. Outras convocações não demoraram tanto e agora não sabemos o que fazer”, conta.
Planos interrompidos
O aprovado Paulo César lembra que interrompeu planos para tomar posse na Caixa. “Cursava Odontologia na (universidade) federal de Alfenas (MG). Com as mudanças, tive que cancelar tudo por causa da Caixa. Preparei toda a papelada e documentação para a convocação. Foram gastos com hotel, deslocamento, alimentação. Tudo isso na euforia de tomar posse. Agora aguardo há quase 60 dias desde a aprovação nos exames. É uma angústia porque não sabemos o que fazer. Ficamos ansiosos, deprimidos, sem certeza. Ficamos apreensivos, eu e minha esposa. Aguardamos ansiosamente uma posição da Caixa. Foram quatro viagens para Belo Horizonte com meu dinheiro e parece que foi para nada”, lamenta.
Ana Paula passa pela mesma situação. Aprovada no concurso da Caixa, ela mudou de cidade para poder assumir seu novo posto. “Fui aprovada em Campo Grande, mas me chamaram para Corumbá. Aceitei a designação, mandei toda a documentação e me pediram os exames. O médico me disse que estava apta e que eu deveria começar em uma semana. Não foi o que aconteceu. Já aluguei casa em Corumbá e eu fico nessa. Tenho família, tirei filhos da escola antiga, os matriculei novamente. Estou morando de favor na casa dos meus sogros. Mexeram muito com o psicológico da família, estamos reféns disso. Gostaria de saber se vou mesmo ser convocada, os exames podem vencer.”
Necessário
A presidenta da Comissão Independente dos Aprovados da Caixa de 2014, Isabela Freitas, foi aprovada no concurso da Caixa e aguarda a convocação. Ela está no cadastro de reserva entre os próximos que devem ser chamados. “A contratação dos aprovados do referido concurso é a única alternativa que o banco possui para dotar suas agências de funcionários para atender a demanda”, afirmou à reportagem. Ela destaca, por exemplo, que a maioria dos beneficiários dos programas sociais não têm acesso ou conhecimento para utilizar as tecnologias de autoatendimento e que é fundamental a presença de empregados do banco para as orientações.
Isabela lembra que a Caixa é essencial para o cumprimento de políticas públicas e se revelou ainda mais relevante no contexto da pandemia de covid-19. “Nos últimos três anos a Caixa se tornou o principal agente executor das políticas sociais do governo. Foi assim com pagamento do auxílio emergencial, Auxílio Brasil, (saques do) FGTS.” Medidas como essas provocam grande aumento de demanda de serviços para os empregados do banco, explica. “As filas de atendimento são enormes.”
Expectativa
A representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Caixa, Maria Rita Serrano, procurou a diretoria do banco para tratar da reivindicação. “A informação é de que a Caixa chamará por grupos, nos próximos dias, todos os que estão aptos”.
A Fenae enfatiza que a lentidão prejudica tanto os aprovados, como o pessoal da ativa. “Nossa luta por mais contratações é imediata, para garantirmos condições dignas de trabalho na Caixa. Enquanto isso, a direção do banco segue cobrando metas abusivas dos empregados, que estão obrigados a jornadas de trabalho exaustivas.” A Fenae também lembra que a Caixa é o banco no Brasil hoje com déficit mais evidente. “Os números são preocupantes: entre os cinco maiores bancos, a Caixa é o que tem mais clientes por empregados. Segundo dados do Dieese, são 1.775 clientes por empregado”. Para comparação, o Itaú atua com 1.084 clientes por funcionário, o Bradesco, 1.143, o Santander, 1.016, e o Banco do Brasil, 826.
De acordo com a legislação, a validade dos concursos públicos é de dois anos, prorrogáveis por mais um período igual subsequente. Contudo, a Fenae e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), representando o Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, ingressaram com ação bem sucedida na Justiça para garantir a nomeação dos aprovados em 2014.
A presidenta da Contraf, Juvandia Moreira, classifica como absurda a não contratação do pessoal e a possibilidade da realização de um novo concurso para a Caixa, ventilada pelo governo federal. “Esse governo não tem compromisso com a população. Quer abrir concurso sem necessidade, mesmo sabendo que é ano eleitoral e não poderá convocar”, disse.
Sobrecarregados
“A Caixa precisa contratar mais empregados com urgência para acabar com a sobrecarga dos empregados. E as contratações devem levar em conta a lista de aprovados no concurso de 2014, como determina a Justiça”, completou Juvandia. “De dezembro de 2015 a setembro de 2021 houve uma redução de 12.707 postos no quadro de trabalhadores da Caixa. Mesmo com o aumento dos atendimentos feitos pelo banco. Os empregados estão sobrecarregados”, concluiu.
"A preocupação com o déficit funcional da Caixa não é de hoje. A contratação de mais empregados sempre foi uma reivindicação do Sindicato. Além das condições precárias de trabalho, as metas desumanas vêm esgotando e adoecendo os bancários e bancárias. Apesar do esforço dos trabalhadores para fazer o seu melhor, às péssimas condições também sabotam o atendimento aos usuários do banco público. A redução do quadro de empregados só diminuiu ao longo dos anos, enquanto o número de clientes aumentou. É uma conta que não fecha e seu resultado é o desrespeito com a população e com quem tanto contribui para os resultados positivos da Caixa. O banco precisa cumprir com a palavra e convocar os concursados para amenizar o caos nas agências", acrescentou o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Antônio Júlio Gonçalves Neto.
Ainda em 2014, a Caixa realizou concurso público para a formação de cadastro de reserva. Foram aprovados 32.800 concorrentes. Contudo, desde então, só foram nomeados de fato cerca de 6 mil. Além disso, o banco impõe a cerca de mil outros aprovados uma situação de insegurança e incerteza.
Recentemente, 1.106 concurseiros aprovados em 2014 foram convocados – em abril – e já realizaram até os exames médicos admissionais. Porém, seguem à espera da Caixa, que não informa quando começarão a trabalhar. Diante desse cenário, aprovados e trabalhadores da Caixa realizaram nesta segunda-feira (18) uma mobilização nas redes sociais com a hashtag #ContrataCaixa.
Angústia
Jucimaria é uma das convocadas e aguarda para iniciar suas atividades. “A demora para nossa contratação é muito angustiante. Ela não mexe somente com nosso psicológico. Criamos expectativa de começar a nova etapa, mas afeta a vida como um todo. Assim como eu, outros convocados tiveram que fazer uma mudança brusca na vida para assumir a nomeação. Tive que sair do meu emprego, porque não tinha como permanecer”, afirma à RBA.
“Porém, lá se vão quase 90 dias da convocação, dois meses dos exames feitos e nada. Nossa vida está pausada, porque saímos dos nossos empregos devido à convocação. Isso é muito frustrante, porque temos uma vida, compromissos. Planejamos tudo e não tivemos nenhuma satisfação”, completa.
Outra aprovada no concurso da Caixa, Aline conta que seus exames foram concluídos no dia 30 de maio. “Até o momento não temos expectativas, nem com quem falar. Estou sem trabalhar há 45 dias (…) trabalhava em um grande banco, pedi o desligamento. Estamos ansiosos e angustiados. Primeiro por estarmos parados e também por não conseguirmos respostas concretas. Outras convocações não demoraram tanto e agora não sabemos o que fazer”, conta.
Planos interrompidos
O aprovado Paulo César lembra que interrompeu planos para tomar posse na Caixa. “Cursava Odontologia na (universidade) federal de Alfenas (MG). Com as mudanças, tive que cancelar tudo por causa da Caixa. Preparei toda a papelada e documentação para a convocação. Foram gastos com hotel, deslocamento, alimentação. Tudo isso na euforia de tomar posse. Agora aguardo há quase 60 dias desde a aprovação nos exames. É uma angústia porque não sabemos o que fazer. Ficamos ansiosos, deprimidos, sem certeza. Ficamos apreensivos, eu e minha esposa. Aguardamos ansiosamente uma posição da Caixa. Foram quatro viagens para Belo Horizonte com meu dinheiro e parece que foi para nada”, lamenta.
Ana Paula passa pela mesma situação. Aprovada no concurso da Caixa, ela mudou de cidade para poder assumir seu novo posto. “Fui aprovada em Campo Grande, mas me chamaram para Corumbá. Aceitei a designação, mandei toda a documentação e me pediram os exames. O médico me disse que estava apta e que eu deveria começar em uma semana. Não foi o que aconteceu. Já aluguei casa em Corumbá e eu fico nessa. Tenho família, tirei filhos da escola antiga, os matriculei novamente. Estou morando de favor na casa dos meus sogros. Mexeram muito com o psicológico da família, estamos reféns disso. Gostaria de saber se vou mesmo ser convocada, os exames podem vencer.”
Necessário
A presidenta da Comissão Independente dos Aprovados da Caixa de 2014, Isabela Freitas, foi aprovada no concurso da Caixa e aguarda a convocação. Ela está no cadastro de reserva entre os próximos que devem ser chamados. “A contratação dos aprovados do referido concurso é a única alternativa que o banco possui para dotar suas agências de funcionários para atender a demanda”, afirmou à reportagem. Ela destaca, por exemplo, que a maioria dos beneficiários dos programas sociais não têm acesso ou conhecimento para utilizar as tecnologias de autoatendimento e que é fundamental a presença de empregados do banco para as orientações.
Isabela lembra que a Caixa é essencial para o cumprimento de políticas públicas e se revelou ainda mais relevante no contexto da pandemia de covid-19. “Nos últimos três anos a Caixa se tornou o principal agente executor das políticas sociais do governo. Foi assim com pagamento do auxílio emergencial, Auxílio Brasil, (saques do) FGTS.” Medidas como essas provocam grande aumento de demanda de serviços para os empregados do banco, explica. “As filas de atendimento são enormes.”
Expectativa
A representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Caixa, Maria Rita Serrano, procurou a diretoria do banco para tratar da reivindicação. “A informação é de que a Caixa chamará por grupos, nos próximos dias, todos os que estão aptos”.
A Fenae enfatiza que a lentidão prejudica tanto os aprovados, como o pessoal da ativa. “Nossa luta por mais contratações é imediata, para garantirmos condições dignas de trabalho na Caixa. Enquanto isso, a direção do banco segue cobrando metas abusivas dos empregados, que estão obrigados a jornadas de trabalho exaustivas.” A Fenae também lembra que a Caixa é o banco no Brasil hoje com déficit mais evidente. “Os números são preocupantes: entre os cinco maiores bancos, a Caixa é o que tem mais clientes por empregados. Segundo dados do Dieese, são 1.775 clientes por empregado”. Para comparação, o Itaú atua com 1.084 clientes por funcionário, o Bradesco, 1.143, o Santander, 1.016, e o Banco do Brasil, 826.
De acordo com a legislação, a validade dos concursos públicos é de dois anos, prorrogáveis por mais um período igual subsequente. Contudo, a Fenae e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), representando o Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, ingressaram com ação bem sucedida na Justiça para garantir a nomeação dos aprovados em 2014.
A presidenta da Contraf, Juvandia Moreira, classifica como absurda a não contratação do pessoal e a possibilidade da realização de um novo concurso para a Caixa, ventilada pelo governo federal. “Esse governo não tem compromisso com a população. Quer abrir concurso sem necessidade, mesmo sabendo que é ano eleitoral e não poderá convocar”, disse.
Sobrecarregados
“A Caixa precisa contratar mais empregados com urgência para acabar com a sobrecarga dos empregados. E as contratações devem levar em conta a lista de aprovados no concurso de 2014, como determina a Justiça”, completou Juvandia. “De dezembro de 2015 a setembro de 2021 houve uma redução de 12.707 postos no quadro de trabalhadores da Caixa. Mesmo com o aumento dos atendimentos feitos pelo banco. Os empregados estão sobrecarregados”, concluiu.
"A preocupação com o déficit funcional da Caixa não é de hoje. A contratação de mais empregados sempre foi uma reivindicação do Sindicato. Além das condições precárias de trabalho, as metas desumanas vêm esgotando e adoecendo os bancários e bancárias. Apesar do esforço dos trabalhadores para fazer o seu melhor, às péssimas condições também sabotam o atendimento aos usuários do banco público. A redução do quadro de empregados só diminuiu ao longo dos anos, enquanto o número de clientes aumentou. É uma conta que não fecha e seu resultado é o desrespeito com a população e com quem tanto contribui para os resultados positivos da Caixa. O banco precisa cumprir com a palavra e convocar os concursados para amenizar o caos nas agências", acrescentou o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Antônio Júlio Gonçalves Neto.
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