15/06/2022
Direção da Caixa recebe pauta específica para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho

Os representantes dos empregados da Caixa Econômica Federal, reunidos no Comando Nacional dos Bancários, entregaram a representantes do banco a pauta específica para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho, na tarde desta quarta-feira (15), na sede da Fenaban.
Conforme deliberação dos congressos estaduais dos empregados da Caixa, referendada no 38º Conecef, foi mantida a pauta apresentada há dois anos, com pequenos ajustes. O documento foi aprovado em assembleias realizadas em todo o país.
Nenhuma das reivindicações está fora do alcance dos banqueiros, e nem da Caixa Econômica Federal. Principalmente, devido ao fato de durante os dois últimos anos da pandemia os bancários da Caixa terem sofrido tanto e estado à disposição do governo federal e da população brasileira para cumprir o seu papel.
“Hoje é um dia muito importante para os bancários e bancárias. Nós estamos aqui, na mesa de negociações com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) trazendo a minuta de reivindicações dos bancários de todo país, que foi construída após muito debate nas federações e nos estados”, disse o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa, Clotário Cardoso. “E também estamos entregando nossa pauta de reivindicações específicas para a Caixa, que também foi construída neste mesmo processo democrático, com muita discussão e participação das bancárias e bancários, que vem debatendo há meses para definir quais são as reivindicações e quais são os direitos que os bancos têm que manter. Então, este é um momento de reivindicar, mas também de celebrar a democracia do movimento sindical bancário”, completou.
Para Eliana Brasil, diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), também da CEE, existem diversos pontos que precisam ser discutidos. “No decorrer dos últimos anos, tivemos diversos problemas no pagamento da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) e falta de negociações com relação ao teletrabalho que precisam ser resolvidas. Este é um bom momento para definirmos alguns pontos destas discussões”, disse.
As negociações já começam na semana que vem. Veja abaixo o calendário de negociações.
Junho:
22 e 27/6
Julho:
6, 22 e 28/7
Agosto:
1, 3, 8, 11, 15, 18, 19, 20, 22, 23 e 24/8
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Por unanimidade, STF reconhece existência de racismo estrutural no Brasil. Entenda
- Novo salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026
- Super Caixa: Ainda dá tempo de assinar o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu
- Justiça indefere pedido do Santander contra decisão da Previc sobre retirada de patrocínio
- Com início do recesso no Congresso, movimento sindical bancário projeta para 2026 atuação nas pautas de interesse dos trabalhadores
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade