02/05/2022
Atos em todo Brasil pediram fim da crise social
Os trabalhadores e trabalhadoras saíram às ruas neste domingo, 1º de Maio, para protestar contra o desemprego, a fome, a miséria, a inflação e o arrocho salarial, em manifestações unificadas, que reuniram a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e as centrais Força Sindical, CTB, UGT, NCST, Intersindical e Pública. Em todos os cantos do país o que se ouviu foi que é preciso dar um basta ao governo Bolsonaro, responsável pela forte crise que enfrenta o povo brasileiro.
Houve grandes atos em São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Natal, Goiânia, Belém, João Pessoa, Aracaju, Florianópolis e Foz do Iguaçu, entre diversas outras cidades. Além dos protestos, o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora teve ações culturais em clima de festa.
Juvandia Moreira, presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), observou que “o Brasil está destruído, é fome, miséria, subemprego, carestia”. Para ela, as manifestações do 1º de Maio mostraram que é a hora de “reconstruir este país, estamos num ano decisivo, de eleições, em que temos que eleger candidatos comprometidos com a causa dos trabalhadores, não só o presidente, mas também parlamentares que vão lá no Congresso defender nossas causas e afastar o fascismo, a discriminação contra as mulheres, por questões raciais, de gênero, e tudo de mal que aflorou no Brasil nos anos do atual governo”.
Confira no site das CUT detalhes na reportagem “Atos de 1º de Maio lotam as ruas; povo exige emprego e fim da disparada da inflação”.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Por unanimidade, STF reconhece existência de racismo estrutural no Brasil. Entenda
- Novo salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026
- Super Caixa: Ainda dá tempo de assinar o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu
- Justiça indefere pedido do Santander contra decisão da Previc sobre retirada de patrocínio
- Com início do recesso no Congresso, movimento sindical bancário projeta para 2026 atuação nas pautas de interesse dos trabalhadores
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade